sábado, 15 de abril de 2023

HOMEM NATURAL, CARNAL OU ESPIRITUAL ?!?

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.(1 Coríntios 2:14-16 - JFA) Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo (1 Corintios 3:1 - JFA)". Seguindo a Palavra de Deus, aprendemos que há três maneiras de si viver ou Estilos de Vida: O Homem NATURAL; O Homem CARNAL e O Homem ESPIRITUAL.

O HOMEM NATURAL - É o homem que não conhece a Deus. Que está fisicamente vivo, mas espiritualmente morto. Nunca teve uma experiência com Deus. É primeiramente motivado pelos seus desejos materiais. Não tem fé; é o homem que não nasceu de novo, que não experimentou o novo nascimento. Vive uma vida sem compromisso com Deus. Ora comprometido com os seus afazeres pessoais, familiar e para com a sociedade; ora sem compromisso algum com ninguém. Apesar de seus dons naturais, e suas realizações materiais, vivem no seu intimo uma eterna carência, chamado de: "Vazio existencial". O dinheiro não supre os desejos mais profundos de seu ser; A inteligência e a sabedoria não o isenta da solidão e do desprezo. Cansam de viver solitários no meio da multidão. E o ser natural o faz ainda mais longe da eternidade.

O HOMEM CARNAL - É aquele que é nascido de novo. Pois recebeu o Senhor Jesus, como salvador de sua vida. Mas no decorrer de sua vida, o Homem carnal se torna religioso. É alguém que não quer tanto compromisso com a Palavra de Deus e com uma vida de santidade. “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”(Romanos 8:8). O Carnal é aquele que quer agir na Igreja como agia no mundo. Quer usar de sua ignorância, sua perspicácia, sua boa dicção, sua psicologia, seu conhecimento humano para colocar e fazer com que o seu ponto de vista seja aceito pelos irmãos. 

O homem carnal, vive na soberba do seu eu. Confia plenamente na sua própria força, fazendo as coisas sem buscar a direção de Deus. Colocando o seu ego acima da vontade de Deus. O Carnal não pode ser contrariado, suas idéias não podem ser contrariadas, muito menos rejeitadas. Sua vida é monótona, triste, sem amigos, ou até com amigos interesseiros, e vive sem direção de Deus. Você não vê crescimento nas áreas de sua vida. Não existem conquistas que exaltem o nome de Deus. Expressa o seu pecado ao ar livre, diz que quer mudar, mas nunca se arrepende. Vive pecando deliberadamente. Vive murmurando, reclamando, faz intriga, adora uma fofoca, ama colocar peso nas costas dos outros, mas ele mesmo não assume a sua responsabilidade com Deus. O carnal é aquele que anda segundo o que ele vê, o que ele pode fazer e conquistar com as próprias mãos, mas jamais vive segundo o que Deus quer. O Estilo de Vida do Carnal é sem compromisso com as coisas que vem do alto e sem Testemunho Cristão. O Carnal sente-se livre para pecar... 

Tanto o HOMEM NATURAL como o HOMEM CARNAL, a palavra diz que são: ”Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada, pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro. Prometendo-lhes liberdade, mas eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina (2 Pedro 2:17-19). Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado (João 8:34). Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23). Ambos são escravos do pecado e precisam de arrependimento para viverem uma vida com propósito, uma vida com Deus.

O HOMEM ESPIRITUAL - Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfarão os prazeres da carne (Galatas 5:16). Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e seus prazeres. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Galatas 5:22-25) ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:32,36).  O Homem Espiritual é aquele que é verdadeiramente livre. Não livre do pecado e sim livre para não pecar. O Homem Espiritual é aquele que é temente a Deus, que tem responsabilidades com Deus. O homem espiritual tem compromisso com a sua com sua Igreja, com sua comunidade, e principalmente com seu primeiro Ministério, que é a família. Homem Espiritual é aquele que busca andar segundo a vontade de Deus. Que tem Jesus como Senhor, Salvador e consumador da sua fé. É Aquele que Jesus exerce governo na sua vida. Ele serve a Jesus de coração aberto, voluntário, por amor. Ele é o servo que espera direção; é submisso ao seu pastoreio; É aquele que faz votos com Deus e cumpre. Não se coloca como super cristão/crente, não se coloca acima dos medos, dificuldades e pressões. Ele sabe exatamente quem ele é, e de onde Deus o tirou. Tem humildade para reconhecer suas falhas, seus pecados, mas sempre busca o arrependimento e aceita ajuda de pessoas tementes a Deus, experimentadas na fé e com testemunho e exemplo cristão, os levando a permanecer firmes, caminhando com Deus. 

Ele confia plenamente em Deus, e descansa em Deus,  sabendo esperar o tempo de Deus. Ele fecha os olhos para o natural e para o carnal e abri seus olhos para o Espiritual. Ele esquece o que se foi e não vive do passado. Ele fecha a porta dos fundos e avança para o alvo que é Jesus Não fica murmurando. Ele assume a responsabilidade da família, da Igreja, e busca dar testemunho Cristão, busca fazer a Palavra de Deus se cumprir na sua vida e na vida daqueles que estão ao seu redor. O homem espiritual tem uma busca continua assim como grandes homens de Deus que corriam atrás de objetivos divinos: "se arrepender de suas más ações como Davi; fugir do pecado como José, vencer a depressão como Elias, lutar como Josué, perseverar como o Apóstolo Paulo e muito mais. 

O homem espiritual prossegue para o alvo proposto. Vive uma vida com propósito. Busca perseverar, e lutar para que a vontade de Deus seja contemplada em sua vida e na vida daqueles que o ouve. Ele não desisti nunca do chamado de Deus para sua vida. Ele não valoriza o que os outros falam e sim para o que Deus fala. O diagnóstico do mundo é sempre negativo, acusador, enganoso, mas o diagnóstico de Deus é a vida e vida em abundância. Ser um Homem Espiritual é dizer não para o pecado e manter o Espírito avivado, renovado a cada manhã com Deus.

A vida Cristã não é um movimento de homens e mulheres que vivem cabisbaixos, derrotados pelo pecado e pelo diabo, que usam uma Bíblia debaixo do braço como desodorante. É sim um viver na prática do que Deus quer de forma feliz e agradável ao Senhor. Com recompensas inimagináveis: "Famílias restauradas; vidas transformadas; amizades verdadeiras; comunhão entre os irmãos; uma vida espiritual sadia; curas; milagres; as marcas de Cristo sobre a sua vida, não tem preço. Sim somos fracos, falhos e pecadores, mas uma vida com Deus nos ensina dia após dia a superarmos nosso eu, e nossas dificuldades e necessidades. Deus prove todas as coisas, a partir do momento que nosso confiança esteja plenamente Nele.

Ajude a salvar o planeta, seja um homem e uma mulher espiritual.
A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa, mas Jesus ainda é a cura.
Se a visão é de Deus a base é Bíblica.
Contra a Bíblia não existe argumentos.
Projeto Aquila, Família é tudo, Bíblia é vida.
Unidos somos mais fortes
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri