quinta-feira, 27 de abril de 2023

RESSENTIMENTO UMA DOENÇA QUE MATA

O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. Não tenho paz, nem tranquilidade, nem descanso; somente inquietação" (Jó 3:25-26).

Ressentimento é uma doença que mata, ou de forma espiritual e/ou física. A grande maioria das pessoas já ouviram falar no termo: "A paciência de Jó". Que se originou no Livro Bíblico citado dentro da teologia como um dos mais antigos escrito na Palavra de Deus.

Um livro que relata a vida de Jó, um homem integro, justo e que temia a Deus. Contou com o testemunho do próprio Deus que disse a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 1:8).

Porém, vemos em meio as palavras do texto base, que havia algo mais no coração de Jó. Um homem integro, justo, que temia a Deus. Por que um homem com todas essas qualidades tinha receios no seu coração? Um homem que foi elogiado por Deus. Que receio era esse que tirava-lhe a paz? Que receio era esse que perturbava sua tranquilidade? Que receio era esse que o fazia perder o sono e o mantinha preocupado?

Vamos viajar juntos num universo por detrás da vida reta e irrepreensível de Jó.

1) O QUE ELE PERDEU? Riqueza, bois, Jumentos, Ovelhas, Camelos e empregados (Jó 1:14-17); Filhos (Jó 1:18-19); O respeito da esposa (Jó 2:9); amigos (Jó 12:4);

Jó tinha tudo o que qualquer homem almejaria ter nos dias de hoje. Mas no fundo, no fundo, ele não tinha tudo. Mesmo sendo o homem mais rico do oriente (Jó 1:3), reto e justo aos olhos do Senhor, havia um grande vazio a ser resolvido em seu coração. Ele precisava se livrar de algo que o perturbava. 

Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho. Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim. Até os meninos zombam de mim, e dão risada quando apareço. Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim (Jó 19:14-19).

Os ressentimentos começaram a vir a tona. Jó começou a jogar pra fora tudo aquilo que estava em seu coração antes de acontecer. 

FILHOS  - Seus filhos não eram entregues a Deus, não havia comprometimento com Deus, vemos isso em Jó 1:5, sempre que terminava o período dos banquetes, Jó oferecia sacrifícios e holocaustos a Deus, sendo que esse voto deveria ser dos filhos. A Palavra de Deus diz: "Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre" (Salmos 49:7-8). Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus (Romanos 14:11-12). A Palavra nos ensina que a salvação é individual, que cada um prestará contas a Deus de seus atos. Esse ressentimento pairava no coração de Jó referente aos seus filhos. Pois ele buscava prestar contas a Deus dos possíveis pecados de seus filhos. Sendo que a responsabilidade era deles e não de Jó. Havia um receio espiritual sobre a vida dos filhos. 

AMIGOS - "Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso! (Jó 12:4). Aqueles que deveriam ser um apoio na ausência da família, além de lhe darem as costas,  ainda zombavam do seu estado deficiente. É triste quando pensamos: "Será que quando o meu dinheiro acabar, meus amigos vão continuar fieis em nossa amizade?". O desapontamento foi confirmado com as atitudes dos que lhe cercaram após a perda de tudo.

Jó temeu tudo isso, e os ressentimentos se confirmaram no seu intimo e em seu temor. Seus medos se tornaram uma realidade em sua vida. Há um detalhe muito forte nessa reflexão, quando satanás compareceu perante ao Senhor e quando Deus citou Jó, ele já conhecia as fraquezas daquele homem, como ele conhece as nossas. E quando o Diabo recebeu a permissão para tentar o mesmo, ele foi com tudo para cima dos receios de Jó. E ele sabia que diante de toda aquela vida reta e justa haviam fraquezas que ele poderia explorar. O orgulho e os ressentimentos eram características fortes no coração de Jó. 

Os discursos de Jó são totalmente depressivos e demonstram o seu orgulho e os seus receios: 

PERDEU A ESPERANÇA - "Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro? Acaso tenho a força da pedra? Acaso a minha carne é de bronze? Haverá poder que me ajude, agora que os meus recursos se foram? (Jó 6:11-13)"; 

PERDEU O GOSTO PELA VIDA - Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado. "Conquanto eu seja íntegro, já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida. "Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei (Jó 9:20-21; 10:1); 

PERDEU A VISÃO ESPIRITUAL - Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz. Mesmo que eu o chamasse e ele me respondesse, não creio que me daria ouvidos. (Jó 9:15-16); 

COMEÇOU A OLHAR PARA TRAZ - Jó prosseguiu sua fala: "Como tenho saudade dos meses que se passaram, dos dias em que Deus cuidava de mim, quando a sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça e por sua luz eu caminhava em meio às trevas! Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, quando o Todo-poderoso ainda estava comigo e meus filhos estavam ao meu redor, quando as minhas veredas se embebiam em nata e a rocha me despejava torrentes de azeite. "Quando eu ia à porta da cidade e tomava assento na praça pública; quando, ao me verem, os jovens saíam do caminho, e os idosos ficavam de pé; os líderes se abstinham de falar e com a mão cobriam a boca. As vozes dos nobres silenciavam, e suas línguas colavam-se ao céu da boca. Todos os que me ouviam falavam bem de mim, e quem me via me elogiava, (Jó 29:1-11); 

PERDEU O FOCO DE DEUS - "A verdade é que ninguém dá a mão ao homem arruinado, quando este, em sua aflição, grita por socorro. Minha harpa está afinada para cantos fúnebres, e minha flauta para o som de pranto (Jó 30:24, 31)";  Até suas canções, seus cânticos, passaram a ser negativos. 

2) ONDE HÁ RESSENTIMENTO EXISTE NECESSIDADE DE MUDANÇA
E os hipócritas de coração amontoam para si a ira; e amarrando-os ele, não clamam por socorro. A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros (Jó 36:13-14 JFA); "Os que têm coração ímpio guardam ressentimento; mesmo quando ele os agrilhoa eles não clamam por socorro. Morrem em plena juventude entre os prostitutos dos santuários (Jó 36:13-14 NVI); 

COMO VENCER???

ARREPENDIMENTO E INTIMIDADE COM DEUS - "Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você. Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras. Se você voltar-se para o Todo-poderoso, voltará ao seu lugar: Se afastar da sua tenda a injustiça, lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta. É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus. A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos. O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos. Quando os homens forem humilhados e você disser: ‘Levanta-os! ’, ele salvará o abatido. Livrará até o que não é inocente, que será liberto graças à pureza que há nas suas mãos (Jó 22:21-30)". 

NÃO VIVER O PASSADO - "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado (Isaías 43:18); 

RESOLVER O QUE FICOU PRA TRÁS - "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar (Lucas 15:21-24). O Pai não ficou questionando e nem acusando o filho: "Tá vendo, não falei!; Não disse pra você; se tivesse me ouvido e obedecido não tinha sofrido". O Pai na humildade e na sua alegria, abriu os braços, perdoou e deu-lhe uma festa pela sua volta. 

LIBERAÇÃO DE PERDÃO - Se alguém tem causado tristeza, não o tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele. Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam aprovados, isto é, se seriam obedientes em tudo. Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (2 Coríntios 2:5-11)Quando o perdão é de coração, a transformação de vida e de relacionamento acontece. Deus manisfesta a sua glória e faz a sua vida, família e tudo aquilo que esta so sua responsabilidade prosperar.

3) UMA VIDA DE ORAÇÃO GERA TRANSFORMAÇÃO EM TUDO QUE ESTÁ SOB SUAS MÃOS 

E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía (Jó 42:10).Após Jó ter reconhecido que seu coração estava ressentido, desapontado, orgulhoso, Jó se voltou pra Deus. Que o testificou e o fez prosperar e deu-lhe uma vida muito mais abençoada do que no inicio de tudo. Só Deus pode virar o teu cativeiro seja ele qual for. Valorize a voz de Deus. Mantenha-se firme na Palavra de Deus.

Lembre-se onde há ressentimento existe UM VAZIO ser preenchido por Deus. O ressentimento pode matar a sua vida espiritual e/ou física. Arrependa-se com Deus, Livre-se de todo ressentimento, todo orgulho dentro do seu coração e viva um avivamento, um renovo espiritual com Deus. 

Ajude a salvar o planeta! 
Arrependa-se dos seus maus caminhos!
Clame, ore, chore aos pés de Jesus e creia na libertação dos seus ressentimentos e do seu orgulho em nome de Jesus, amém, amém. 
Louvado seja Deus!
Projeto AQUILA seu Culto no lar.
Família é tudo, Bíblia é vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri