sexta-feira, 31 de maio de 2013

O CAVALO BRANCO


Todos nós, em algum momento, fomos juízes: de fato, de direito ou de futebol. Fomos ou somos juízes dos outros, nunca de nós mesmos. É difícil refletirmos para julgar nossas próprias ações. Na verdade, ninguém gosta de ser julgado, mas a todo instante estamos julgando nosso semelhante, nas suas atitudes, nos seus gestos, na sua postura, nos seus pronunciamentos, no seu silêncio, enfim, julgamos o tempo todo e por todos os motivos, até por falta de assunto.

Entre os vários julgamentos, devemos ter muito cuidado com um tipo em particular: O JULGAMENTO PRECIPITADO, aquele que fazemos sem o conhecimento dos fatos causando depois arrependimento, constrangimentos e transtornos ás vezes irreversíveis.

Para se entender com precisão como seria complicado julgarmos ao nosso próximo sem conhecimento de causa, observemos com muita atenção a seguinte ilustração:

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã, ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira. Os amigos disseram ao velho: Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!

E o velho respondeu: Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. – O resto é julgamento de vocês. As pessoas riram do velho. Quinze dias após, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta. E trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.

Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: Velho, você tinha razão. Não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção.

E o velho disse: Vocês estão se precipitando de novo. Quem pode dizer se é uma benção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta. O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas.

As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar: E não é que tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das duas pernas.

E o velho disse: Mas vocês estão obcecados por julgamentos, hein? Não adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma benção... Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho. E os que foram para a guerra, morreram...” Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que levara a conclusões precipitadas.

Cristo nos exorta a não julgar o nosso próximo de modo precipitado, observe: “Não julguem apenas, pela a aparência, mas, façam julgamentos justos” João 7: 24 (NVI) Contudo, esta exortação inspirada nos deixa uma alerta, no sentido de não sermos precipitados em julgar os outros por coisinhas ou fragmentos de informação, como vimos na história do cavalo. Devemos deixar o mau hábito de julgar segundo a aparência, e sim pela a reta justiça. Quem tem a tendência de apontar os erros de outrem, como diz o provérbio popular sempre se esquece dos seus. Outrossim, seria ótimo antes de apontar o dedo para o nosso irmão, lembrarmos que há três dedos de nossa própria mão apontando para nós mesmos, e, sobretudo, pense que Jeová está nos olhando do seu trono celestial...


Quem tem telhado de vidro, cuidado para que não atire pedras ao do vizinho”, diz o provérbio popular. Cristo, o Filho do Deus Vivente, pôde ler o pensamento das pessoas, e observar o fingimento dos líderes religiosos, os (fariseus), e atacou-os sem rodeios. Já nós, seres humanos, embora não tenhamos a capacidade de julgarmos as coisas assim como Cristo julgou, não somos proibidos de formar uma opinião acerca do caráter ou a conduta de outros, o que é sempre um direito, onde e quando temos meios de julgar, e comumente um dever, contanto que o façamos sem parcialidade, sempre com a consciência imbuída no senso de responsabilidade, de honradez e retidão.

Reportando-nos a ilustração do cavalo, podemos assim dizer, que as páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de alegria, mas também de tristeza, há mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções... Por isso não rasgue páginas e nem pule capítulos. Nunca encerre uma questão a primeira vista, ou de forma definitiva. Não se apresse em julgar as coisas apenas por fragmentos de informações. Antes de julgar a alguém, observe a motivação da pessoa, ao invés de apontar o seu aparente erro. Ou poderá se perguntar: “porque fulano agiu ou continua agindo daquela maneira?” Nada, pode-se deixar de considerar antes de falar algo contra alguém, porque julgar os outros apenas por fragmentos de informação pode ser muito perigoso.

E se sofreres injustamente, não se preocupe, porque no tempo devido, Jeová, o nosso justo Juiz, corrigirá toda sorte de injustiças. Portanto, ao passo que se aproxima o fim deste perverso sistema de coisas, as injustiças tendem a aflorar, porque a profecia inspirada proclama, que nestes últimos dias, as pessoas demonstrariam qualidades indesejáveis, tais, como: amantes de si mesmos, soberbos, amantes do dinheiro, pretensiosos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, mais amantes de prazeres do que de Deus. Contudo, o relato conclui, que teriam uma forma de devoção piedosa, mas se mostrariam falsos para com o seu poder, ou seja, estas pessoas até que eram reconhecidas por praticarem uma religião, mas a mensagem que pregavam não condizia com as suas práticas e ações. E não é isto que observamos diariamente? 2 Timoteo 3:1–5.

Vivendo cercado por pessoas com tantas características ruins, não pense que estaria imunizado de sofrer injustiças. Portanto, se tivermos a tendência de apontar o dedo para o nosso irmão, ou o hábito de julgar os outros sem causa, busque corrigir o problema, por fazer um estudo bíblico sério e regular visando corrigir o erro, Se agirmos assim, adquiriremos conhecimento exato, e por sua vez, a nova personalidade, para que não julguemos ao nosso próximo de modo precitado, e com certeza, alcançaremos um dos maiores privilégios, sobreviver ao fim deste mundo injusto e opressor, para vivermos em felicidade no paraíso terrestre que se aproxima (Apocalipse 21: 3-5).

Sebastião Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri