sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

UM POUCO DE FERMENTO, LEVEDA TODA IGREJA

Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus" (Mateus 16:6).

A palavra “fermento” aparece treze vezes no Novo Testamento como substantivo e quatro vezes como verbo. Outras nove vezes usadas no Novo Testamento, como as palavras "pães ázimos, ou seja, pão não fermentado.

A natureza do fermento significa aumentar o tamanho de algo. Todavia, o aumento que o fermento faz em algo não é um aumento de substância. Se pesássemos a massa do pão antes de ser fermentada e anotássemos o peso, e fizéssemos o mesmo processo depois de ser fermentada, creio eu, que o peso do pão fermentado seria muito semelhante ao peso da massa antes de adicionar o fermento. O fermento faz que a massa se encha, mas não com substância. O efeito do fermento no pão é bom apenas para o pão, é aparente.

No texto acima, Jesus advertiu os seus discípulos a ficarem atentos, terem cuidado com o fermento dos Fariseus e dos Saduceus. Os discípulos não perceberam a razão da advertência feita por Jesus. Vamos entender um pouco mais sobre o fermento no uso Bíblico para que possamos ficar atentos e termos cuidado com este fermento. Vamos analisar a colocação do fermento nas Escrituras Sagradas:

FERMENTO VELHO - Movidos pelo orgulho - Perdeu as qualidades que faz a massa crescer. I Corintios 5:6-8 "O orgulho de vocês não é bom". Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso cordeiro Pascal, foi sacrificado. Por isso celebramos a festa, não com fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.

É necessário avançarmos para o alvo que é Jesus. Precisamos tomar a decisão de buscarmos a humildade de Cristo, para que o nosso orgulho diminua até sumir e cresça em nós o fermento da sinceridade e da verdade. Fazendo assim a vontade do Senhor em nossas vidas.

FERMENTO VENCIDO - Movidos pela critica destrutiva - Impede o crescimento da massa. Gálatas 5:7-9 "Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provem daquele que os chama. A critica sempre teve seu lugar desde o inicio da história. Esse fermento vencido vem ganhando proporções no meio evangélico.

Assim como Miriam em Números 12:1 Que começou a criticar Moisés por causa do seu casamento. Essa atitude em criticar um ungido do Senhor, a faz ser tomada pela lepra; Ela trouxe enfermidade sobre si. Em Números 16:1-3 Corá, Datã e Abirão se levantaram contra Moisés. Começaram a questionar sua liderança e começaram a blasfemar dizendo que todos eram santos, e que Deus não falava apenas através de Moisés. Essa atitude os levou para o mundo dos mortos vivos. A terra se abriu embaixo dos seu pés e os engoliu vivos.

Precisamos valorizar os ensinamentos Bíblicos e compreender que a critica não move o coração de Deus, e traz sobre si, a repreensão, a exclusão, a enfermidade, e até a morte, seja ela espiritual ou física. Davi é um dos maiores exemplos em seguir fielmente a palavra de Deus. Quando teve oportunidade para matar Saul que lhe perseguia e disse: "Que o Senhor me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor" (1 Samuel 24:6).

Viva na unção certa. Mesmo que sua liderança tenha seus deslizes e falhas, lembre-se que ela foi levantada pelo Senhor e somente Deus pode intervir nessa causa.

FERMENTO ESTRAGADO - Movidos pela aparência - Tem a aparência de algo bom, mas quando usado estraga toda a massa. Lucas 11:52-54, 12:1 - "Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderam da Chave do Conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar!" Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei, começaram a opor-se fortemente a ele e a interroga-lo com muitas perguntas, esperando apanha-lo em algo que dissesse. Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem uma às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia". Jesus estava advertindo os seus discípulos da doutrina dos Fariseus (v. 12).

Trazendo para os dias de hoje, os Fariseus e os Saduceus confiavam muito em aparências. Para eles “Quanto maior à aparência melhor”. Pensavam: "Quanto maior o conhecimento das Leis e da Historia judaica, então maior era o seu valor. Quanto mais publico o seu senso de devoção, mais perto parecia o seu andar com Deus. Quanto mais branco as suas vestes, maior santidade eles aparentavam ter. Maior o numero de vitórias nos debates, melhores esperavam evidenciar o seu conhecimento de Deus. Mas tudo isso Jesus quis advertir e prevenir os seus discípulos para que não se assemelhassem a eles.

Os Fariseus e os Saduceus com toda a cerimônia gloriosa, a tradição rígida e o conhecimento detalhado, não eram proveitosos para real edificação ou para a evangelização da verdade. Se estufaram no seus orgulhos e aparências e, nisso, deixaram de ter substância, ou seja, deixaram de ser úteis, de ser luz para os que andam em trevas. Agindo com o seu maldito fermento, nas suas três ramificações citadas acima, não tinham como ajudar os outros a entrar no Reino de Deus e nem poderiam ajudar a si mesmos, a conhecer à Cristo. 

Quanto mais fermento eles colocavam no meio do povo, mais rejeição da Verdade eles demonstravam pelas suas atitudes hipócritas, de uma vida sem propósito, buscando o próprio interesse, deixando a submissão à Cristo de lado.

CONCLUSÃO - O Cristão precisa ser constantemente purificado do tríplice fermento. Não é o orgulho, ou a critica ou a aparência, que agrada o Senhor. Mas a substância, a verdadeira vida nova em Cristo. Uma vida por meio de orações, jejum, cultos, do testemunho de vida e de uma comunhão plena de submissão a Deus.

Porque um pouco do tríplice fermento numa vida, pode fermentar e enfraquecer toda a igreja. Abrir mão da sã doutrina, de sua prática, para agradar um irmão ou uma irmã, pode fazer de Cristo apenas um simbolo que pode ser seguido e não vivido. Portanto fique ligado no trono do Senhor. E não permita que nada, nem ninguém e nem fermento algum, venha fermentar a sua vida com Deus.

Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa. Mas Jesus ainda é a cura.

Ajude a salvar o planeta, abstenha-se do fermento dos fariseus hipócritas desta geração
Família é tudo.
Bíblia é vida.
Evangelista Marcelo Raineri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri