domingo, 1 de janeiro de 2017

ÉTICA, POLITICA E RELIGIÃO

Vivemos tempos difíceis, em meio a crises; protestos; revisões de valores; discussões sobre (in) tolerância e diversidade; temas que misturam alguns ingredientes comuns, dos quais quero destacar três: “Ética”; “Política” e “Religião”. Em nossa sociedade, a política e a religião apresentam um triste fator em comum: a descrença de que são permeadas por conceitos “éticos”, próprios de um caráter nobre e sólido.

A corrupção política, tão alardeada pelas CPIs vigentes, reflete a distância que a ação humana se encontra do ideal, e, na verdade, não é diferente das inúmeras distorções que há, em nossa sociedade, na prática religiosa. Assim como há muitos maus exemplos de homens que exercem a atividade política de forma inadequada, também, na prática cristã, há muitos maus exemplos de homens que se dizem cristãos, mas não agem segundo os ensinamentos de Cristo. Não são a política e a religião “malignas” por natureza, mas, é a prática humana que tem revelado muitas falhas e más intenções.

 “Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas, luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião. Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas, dos que por suborno absolvem o culpado, mas negam justiça ao inocente. Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel.” (Isaías 5:20-24 NVI)

A escritura acima revela o descontentamento de Deus com o seu povo, sobretudo com os líderes e profetas, por se afastarem dos seus preceitos e desenvolverem a sua própria “doutrina”, com conceitos éticos e morais antagônicos às Leis do Criador. Desde o tempo de Samuel, as autoridades de Israel pediram ao profeta que nomeasse um rei para governá-los, em semelhança às demais nações (1 Samuel 8:5), mostrando que a sua visão estava mais voltada para o mundo e que a sua confiança era depositada em homens. No entanto, o provérbio nos alerta sobre o julgamento humano:

“Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.” (Provérbios 16:2 NVI)

O ser humano, longe de Deus, não tem capacidade de discernir e estabelecer a justiça perfeita, não é capaz de governar nem a sua própria vida e nem a de outros com plena correção; acaba por perverter a justiça (Amós 5:7 - Romanos 3:10-12), chamando “o mal de bem” e fazendo “das trevas, luz”; sendo assim, é difícil pensar em um líder, seja na igreja, em uma empresa ou no Estado, que possa governar com justiça e ética, se não estiver submisso ao Senhor. O desejo de Deus é que todos vivam sob a sua luz, praticando a sua justiça, independente da posição ou situação em que se encontre.

“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10)

Quando Jesus ensinou o povo judeu, falou-lhes sobre como orar; não com a intenção de lhes ensinar as palavras certas, mas, sim, o coração correto (valores). Na “oração ideal”, a pessoa que ora deve ter desejos puros, livres de “adequações mundanas”; como de alguém que enxerga o mundo e as pessoas necessitados da justiça de Deus, e não de bens ou condições materiais para “melhorar de vida”. O desejo do homem e da mulher de Deus deve ser o de ver a justiça divina acontecendo “aqui na terra, como no céu”, ou seja, de abster-se dos seus próprios valores e anseios para viver e disseminar a vontade do Senhor.

"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’” (Mateus 25:21)

Deus se alegra quando os seus servos são fiéis, procurando agir corretamente aos seus olhos, administrando as suas capacidades (dons de Deus) na direção dos planos por Ele estabelecidos. A igreja de Deus, que tem Cristo como a cabeça e os seguidores como o corpo (Colossenses 1:18), deve ser o exemplo de organismo para esse mundo. Em todas as áreas, para todas as funções específicas que se possa ter nessa sociedade, deve haver homens e mulheres capazes de brilhar a luz de Cristo (Mateus 5:16).

No AT há inúmeros exemplos de reis, profetas e sacerdotes que honraram o seu dom e missão, tais como: Josué (Josué 24:31); Davi (1 Reis 3:6) e Joiada (2 Crônicas 24:2); como há, também, outros tantos que desprezaram a sabedoria do Altíssimo. No NT, Jesus ensinou sobre os talentos (Lucas 19:12-26); além disso, respondeu a Pilatos diante do seu julgamento: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima (...)” (João 19:11¹); e Paulo escreveu aos romanos: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas” (Romanos 13:1); tais passagens fazem emergir ao menos duas conclusões, rapidamente: 1) Deus é soberano e estabelece, segundo os seus propósitos, os governantes; 2) Cada um recebe atribuições e dons, e deve exercer o seu papel da melhor forma, segundo o padrão divino. Hora, se alguém recebe o dom e a oportunidade de governar sobre os outros será que ele não tem a chance de ser ético e exercer a sua missão com probidade?

Dessa forma, parece razoável afirmar que o homem e a mulher de Deus devem influenciar a sociedade, ao mesmo tempo em que não podem ser por ela influenciados (Provérbios 25:26), independente da sua “função” ou atividade. A religião ou, como prefiro, o estilo de vida cristão, deve estar presente em tudo, sem ser, pelo mundo e sua pretensa sabedoria, corrompido.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24)

Guto Maraday
FONTE:http://www.icoc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri