domingo, 29 de janeiro de 2017

OS DESAFIOS PARA UMA VIDA A DOIS


“Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá qualquer encargo; por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou.” (Deuteronômio 24:5) 

Deuteronômio 24.5-22 traz o registro de diversas leis de caráter humanitário; ou seja, leis que valorizam os seres humanos e que os protegem de abusos, de injustiças e de tratamentos desumanos. A Lei registrada no v. 5, para os nossos dias, é uma lei fora de contexto, sem muita lógica e impraticável. Dificilmente o exército brasileiro dará para um soldado recém-casado uma licença remunerada de um ano simplesmente para que ele invista tempo no seu relacionamento conjugal. 

Esta lei isenta o homem recém-casado de prestar serviço militar, de ser convocado para uma guerra, de prestar serviço ao seu país por um ano, mesmo diante da ameaça de invasão e perda da soberania nacional. Para nós, hoje, esta é uma lei fora de contexto sem muita lógica e impraticável. No entanto, amados, apesar de ser uma lei obsoleta  ultrapassada para os nossos dias, não podemos descartá-la completamente; não podemos vê-la como imprestável e sem nenhum valor para hoje. Deuteronômio 24.5 traz para os nossos dias princípios práticos, aplicáveis e indispensáveis para o relacionamento conjugal. Quais são esses princípios?

1. A estabilidade do casamento deve estar acima de outras estabilidades. - Uma nação em guerra corre sério risco de perder o direito e o poder de dirigir e administrar o seu próprio destino. 

Os cidadãos de uma nação em guerra correm sério risco de perderem o seu mais precioso bem, a sua liberdade. Ou seja, em tempos de guerra a soberania, a segurança e a estabilidade de uma nação estão em jogo. Esta lei, no entanto, isentava qualquer homem recém-casado de ser convocado, recrutado para uma guerra por um período de um ano.

Qual é o princípio aqui? A estabilidade da família, do lar é mais importante que a segurança nacional. A estabilidade do relacionamento conjugal é mais importante que a estabilidade de um país. Qualquer nação do mundo é composta por famílias. Não existe nação estável, estabilizada com famílias desestabilizadas. Não existem famílias estruturadas com casamentos desestruturados; não existem famílias estabilizadas com casamentos desestabilizados; não existem famílias equilibradas com casamentos desequilibrados.

Esta lei de Deuteronômio 24.5 valoriza a estabilidade do casal, e, conseqüentemente, da família. Nós vivemos numa sociedade onde a busca frenética por estabilidade profissional e financeira tem sacrificado a estabilidade do casamento. Quantos casamentos, hoje, desestabilizados, à beira do fracasso porque marido e mulher, em busca de outras estabilidades, quase não se vêem mais, não têm tempo um pra o outro, não conseguem mais achar um espaço na sua agenda diária para conversarem, não conseguem mais sentarem-se para compartilhar sonhos e anseios, conquistas e frustrações, medos e incertezas, nem mesmo para compartilhar suas alegrias e sucessos. Quantos e quantos casais hoje desestabilizados porque valorizam mais dinheiro do que relacionamentos, porque valorizam mais estabilidade financeira do que estabilidade conjugal.

Isso é um erro fatal! Constroem uma situação profissional e financeira estável, mas destroem o casamento. Pagam as contas no final do mês, quitam as dívidas financeiras, mas por outro lado geram uma dívida relacional, sentimental, afetiva com o cônjuge e com os filhos, impagável. Não queremos aqui subestimar a importância da estabilidade profissional e financeira para um casal, para uma família. Por isso, não desperdicem as oportunidades que surgirem. Preparem-se, qualifiquem-se para o mercado de trabalho, busque estabilidade profissional e financeira.

No entanto, não façam isso em detrimento da estabilidade do casamento; não façam isso sacrificando a vida emocional, sentimental e afetiva do casal; não façam isso sacrificando a relação com os filhos. Não cometam a insensatez de ganharem tudo e perderem um ao outro, de alcançarem tudo e perderem os filhos. Um dos lemas do ministério “Família debaixo da graça” do Pr. Josué Gonçalves é: “Nenhum sucesso justifica o fracasso de uma família”. Mas, um segundo princípio que esta lei ensina é… 

2. O desafio do relacionamento conjugal é promover a felicidade do outro; é fazer o outro feliz. - Esta lei de Dt 24.5 tem um propósito implícito e um propósito explícito. O propósito implícito desta lei era evitar que um homem morresse sem deixar descendência. Numa guerra havia uma grande possibilidade do recém-casado morrer em combate deixando sua jovem esposa viúva e sem descendência. Na cultura judaica daquela época isso era a pior tragédia que poderia ocorrer na vida de um homem. Um homem morrer sem ter filhos implicaria dizer que o seu nome seria apagado da história.

No entanto, há nesta lei um propósito explícito. Veja! “…;por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou.” (Dt 24.5b – Revista e Atualizada) “Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou”. (Dt 24.5b – NVI)

Homens e mulheres se casam pensando e desejando ser feliz ao lado de alguém. É próprio da natureza humana a busca da felicidade. Deus nos criou para uma existência feliz. A infelicidade que hoje faz parte da existência e consequência da desobediência do ser humano. Todo ser humano no seu estado normal almeja, deseja e busca a felicidade. Gostamos dos filmes e novelas com um final feliz. Quando crianças, ficamos encantados com filmes e contos de fada, de príncipe e princesa. Abrimos um sorriso e ficamos eufóricos ao ouvirmos a frase final: “E viveram felizes para sempre!!!”

Não é diferente no que diz respeito ao relacionamento a dois na vida real. Pessoas se casam desejando e sonhando em ser feliz ao lado de alguém. Pessoas se casam na expectativa de que o outro o faça feliz. Acredito ter sido esta a expectativa de cada um de nós ao decidirmos casar. Nenhuma pessoa, em sã consciência, se casa pensando em amargar um casamento infeliz, na expectativa de usufruir do azedo da vida. Ninguém se casa desejando se “ferrar”! Pessoas se casam sonhando em ser feliz com alguém!

No entanto, este texto revela que o desafio do casamento não é ser feliz ao lado de alguém. Mas, é promover a felicidade de alguém, é fazer o outro feliz. Isso não é um jogo de palavras! Na prática, isso faz uma grande diferença no dia a dia da vida a dois. Casar-se pensando em ser feliz leva o cônjuge a ficar na passiva aguardando que o outro o faça feliz. Casar-se pesando em fazer feliz leva o cônjuge a ficar na ativa, sendo um bom observador, querendo saber o que o outro gosta, sentindo prazer no prazer do outro, e, dentro das possibilidades, fazendo o possível para promover a felicidade do outro.

No entanto, quantos e quantos casais frustrados, decepcionados porque se casaram apenas na expectativa de que o outro o fizesse feliz. Esta é uma expectativa normal, lícita, porém, egoísta.

O egoísmo tem sido o grande vilão de casamentos infelizes. O egoísmo faz com que o cônjuge concentre-se em si mesmo, no seu prazer pessoal. O egoísmo leva o cônjuge a fazer “o mundo familiar” girar em torno de si mesmo. O egoísmo leva esposos a não cederem em suas decisões, em seus gostos pessoais mesmo que isso gere um desprazer generalizado no seio da família. O egoísmo leva esposas a pensarem em si mesmas e na satisfação dos seus caprichos pessoais, mesmo que isso gere um incômodo na relação conjugal. O egoísmo não permite ao cônjuge pensar na felicidade do outro.

Porém, um princípio claro nesta lei é que quando um homem e uma mulher resolvem se casar devem ter em mente não somente o ser feliz ao lado de alguém, mas, principalmente, o promover a felicidade de alguém.

Esposo você quer ser feliz ao lado de sua esposa? Então promova a felicidade dela! Esposa, você quer ser feliz ao lado de seu esposo? Então promova a felicidade dele! Porque o propósito do casamento não é ser feliz ao lado de alguém, mas é fazer o outro feliz. 

Gostaria de concluir reafirmando: o desafio do relacionamento conjugal é promover a felicidade do outro. No entanto, jamais a felicidade deve ser buscada a “qualquer custo”. “Felicidade a qualquer custo” é filosofia de vida mundana. Um dos principais lemas da nossa sociedade hoje é: “O importante é ser feliz!!”

Quando casais vivenciam crises, o amor “Eros”, o amor ”paixão”, o amor “sentimental” não resiste. Então, frustrados, decepcionados um com o outro, casais tem buscado “atalhos” que os levem e tragam de volta a felicidade perdida. Vejamos alguns desses atalhos!

Aventuras amorosas – maridos buscam ser felizes nos braços de outra. Esposas buscam ser felizes nos braços de outro. Divórcio – quantos e quantos casais hoje vêem no divórcio o caminho de volta à felicidade perdida. E se enganam!

A Palavra de Deus não ensina, não orienta, nem incentiva a busca da felicidade a “qualquer custo”. A felicidade do casal precisa está vinculada aos princípios e valores da Palavra de Deus. A felicidade do casal está estritamente ligada à promoção da glória de Deus. Portanto, façam um ao outro feliz, e promovam a glória de Deus no seu casamento.

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU
Marcelo Raineri, 48 anos, por misericórdia do Altíssimo, Evangelista na Casa do Senhor; Servo comprometido com a Palavra de Deus, em equilibrio com o consolador deixado por Cristo. Não tenho rabo preso com ninguém, além de Cristo. Tenho buscado dia após dia colocar em prática seus ensinamentos e suas diretrizes. Cristão sim, perfeito não, desde 15/10/1999. Legalista jamais! Ministro da sua Palavra e Levita na Casa do Senhor; Levado por Deus aonde quer que Ele coloque a planta dos meus pés para ministração da sua Poderosa Palavra. Bajular, puxar o saco, tolerar o pecado, buscar o reconhecimento humano, não faz parte do nosso caráter e nem ministério. Casado letigiosamente e religiosamente a 9 anos com a Diaconisa Vânia Raineri, pai de filhos incriveis. Eu e minha familia servimos ao Senhor Jesus; Amando esse novo momento com a nossa caçulinha Isabel Raineri. Tenho a convicção de que nada e nem niguém pode esconder você de Deus; nada e nem ninguém pode calar a sua adoradoração; nada e nem ninguém pode apagar a lâmpada de Israel que habita em meu ser; nada e nem ninguém pode derrubar aquele que Deus escolheu pra vencer. Obrigado Jesus, que eu diminua dia após dia, pra que o Senhor cresça em mim. Um forte trabalho evangelistico "CAPELÂNIA NO LAR" Projeto Familia é tudo - Bíblia é vida".

RELAXA - MULATARIA LESTE

ALTERNATIVA - MULATARIA LESTE

N.S.R - VOZES PELA IGUALDADE

N.S.R - VIRADA EDUCACIONAL

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

N.S.R. - DE FORMA LOUCA

JESUS O PLANO PERFEITO

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FAMILIA LIMA

FAMILIA LIMA
Obrigado Deus!!! Amigos eternos, Família abençoada que amam a Deus. Uma benção de Deus em nossas vidas. Uma amizade que veio dos céus, passou por Maceió, e agora cresce em Sampa. Em tão pouco tempo conseguiram conquistar e firmar em nossos corações uma profundidade que não tem preço e não há quem bloqueie ou corte em nome de Jesus. Um presente de Deus em nossas vidas. Deus abençoe hoje e sempre. Família é tudo. E vocês são carne da nossa carne. Amamos vocês hoje e eternamente. A cada ano que passa a união se fortalece. mais que demais. Amamos vocês. Falo ureias... Kkkkkkkk.

FAMILIA PEREIRA

FAMILIA PEREIRA
"O amor de Deus, quando vivenciado pelos seus filhos, supera todo e qualquer desafio. Meus amados vocês são escolhidos de Deus. Que Deus continue abençoando a nossa amizade, o casamento de vocês e essa amada familia. Amamos está vocês hoje e sempre. Que a Paz do Senhor Jesus seja constante na vida de vocês. Bíblia na Cabeça, Rumo a eternidade.

FAMILI ASSIS

FAMILI ASSIS
Familia linda!!! Sem palavras. Uma familia compromissada com Deus. Pastor Calveth, continue firme nessa Caminhada e nesse exemplo de vida. O que falar de Maisa, Agatha, Daniel e Gabriel... Vocês são demais. Um grande abraço. Um privilégio te-los conhecido e fazer parte deste convivio. Oh glórias!!!

FAMILIA RAMAZZOTTI

FAMILIA RAMAZZOTTI
Meus amados irmãos e amigos em Cristo. Obrigado pelo temor que vocês tem por Deus. Que felicidade ve-los felizes por viverem em comunhão com o Espirito de Deus. Vivenciar as grandes coisas que Deus tem feito na vida de vocês, encheu-me alegria. Vocês sempre foram e serão eternamente amigos de Deus e da Familia Raineri também. Vocês fizeram parte desta nova fase de minha vida, novamente se mostraram verdadeiros amigos. A graça de Deus resplandece em vossas faces. A àlegria do Espirito, transfigura-se em vocês. A Paz de Cristo que excede todo entendimento repousa sobre vocês e isso é de Deus. Graça e paz seja com vocês hoje e sempre. Obrigado pelo livro, foi um presente de Deus e sei que vai me ensinar muito. Um grande abraço.

FAMILIA MENEGHINI

FAMILIA MENEGHINI
Sem palavras! A amizade e a intimidade que vocês tem com Deus é sobrenatural. Vendo numa dessas madrugadas a Regina aconselhando a Vânia, as duas falando do amor de Deus sobre a vida de nossos filhos, demais, demais. Rodrigo sem palavras, sua servidão, hospitalidade, zelo pela familia, amizade e o cuidado que você tem com os filhos, coisa linda de se ver hoje em dia. Parabéns! obrigado pelo amor e carinho que vocês tem por nós. Um grande beijo no coração de vocês.

FAMILIA GROSS

FAMILIA GROSS
Nos conhecemos a tão pouco tempo, mas a alegria de te-los em nossa linha do tempo já grande. A humildade, a sinceridade, o zelo, a Kisha... Valeu galera vocês são demais!

FAMILIA LEONEL

FAMILIA LEONEL
Familia abençoada. Passamos por momentos dificeis, pessoas caluniaram, apontaram, mas a amizede ainda é verdadeira. Deus abençoe hoje e sempre. A ultima palavra quem dá ainda é Deus. Beijo no coração de vocês. Obrigado pela amizade.

FAMILIA IGNÁCIO

FAMILIA IGNÁCIO
Pr. Alexandre e Pra. Renata, bênção de Deus. Sem palavras. Homem e mulher de Deus que se derramam para pastorearem o rebanho ao qual Deus colocou sob vossas responsabilidades. Poá jamais será a mesma. Deus abençoe hoje e sempre.

FAMILIA PAULINHO E NEUSA

FAMILIA PAULINHO E NEUSA
Meus amados irmãos em Cristo. Que Deus continue abençoando o casamento de vocês. Que o louvor seja sempre exaltado pelos vossos lábios. E que o Ministério de louvor infantil continue prosperando com a dedicação de vocês. Um grande abraço.

FAMILIA SUELI PAULA

FAMILIA SUELI PAULA
Minha amada irmã em Cristo. Deus lhe abençoou com sua voz. O louvor exaltado por seus lábios gera salvação. Deus inclina seus olhos para terra, quando você está ministrando o louvor. Grato sou a Ele pela sua vida. E continue perseverando, e seu sonho se realizará, para honra e glória do nosso Deus. Um grande abraço.

FAMILIA ICC SÓ JESUS SALVA

FAMILIA ICC SÓ JESUS SALVA
Sem palavras Pr. Charles Daniel e Missionária Renata Santos. Vocês são sal da terra e luz do mundo. Que Deus continue abençoando vossas vidas, casamento e ministério. Tamojunto rumo a eternidade. Abraços.

FAMILIA ASSEMBLEIA DE DEUS PRA. WALDECY

FAMILIA ASSEMBLEIA DE DEUS PRA. WALDECY

FAMILIA JILENO E MARILDA

FAMILIA JILENO E MARILDA
Eita Deus tremendo. Familia abençoada abençoada e amada por Deus. Uma decisão um casamento, duas decisões, dois casamentos. Deus abriu os céus e vocês tomaram posse da vitória. É uma honra e um privilégio ser padrinhos de Pai e Mãe, e filho e filha. Coisa linda. Somos uma grande familia. Deus abençoe hoje e sempre. Amamos vocês.

FAMILIA SOUZA

FAMILIA SOUZA
Homem de Deus. Um discipulador fora do comum, Homem que me ensinou o que humildade no ouvir e sabedoria no falar. Sem palavras. Familia linda e sábia. Verde sempre verde. Deus abençoe hoje e sempre.

FABINHO E CAROL

FABINHO E CAROL
Que Deus continue abençoando e fazendo prosperar esse relacionamento até a grande data. Amamos vocês, continuem firmes ainda mais agora unidos espiritualmente. Beijo no coração. Família Raineri.

FAMILIA ALDO E VERA

FAMILIA ALDO E VERA
Meu amado a queda faz parte da vida de todos nós. Mas o levantar vem de Deus. Que alegria ver essa familia feliz outra vez. Não perca a fé, é isso ai, continue perseverando. Porque o milagre de Deus na sua vida já é notorio no olhar feliz de vocês. Que Deus na sua magnitude, continue abençoando a vida de vocês.

FAMILIA MARCELINO E MARISA

FAMILIA MARCELINO E MARISA
Trinta anos de superação e desafios da vida a dois. Onde Deus tem suprido e transformado cada adversidade. Glórias a Deus pela vida de vocês e que Ele continue abençoando o relacionamento de vocês.

FAMILIA EDSON LUIS E ROSANA

FAMILIA EDSON LUIS E ROSANA
Meu amado amigo e irmão em Cristo. Que alegria poder participar do crescimento de vocês. Que Deus continue derramando sobre vocês uma chuva eterna de bençãos. Amamos muito vocês. Que a conquista da casa no Litoral, seja para honra e glória de Deus. Que esse instrumento sirva para salvar muitas almas para Jesus. Um grande abraço.

FAMILIA EDJÂNIO E GRAÇA

FAMILIA EDJÂNIO E GRAÇA
Meus amados amigos, em setembro de 2008, vocês também foram agentes transformadores nas mãos de Deus em minha vida. Deus os usou para levar-me até a casa de vocês, na época na Cohab Juscelino, e quando mostraram-me o DVD do Irmão Lázaro em meio a um excelente almoço, as lagrimas caíram e Deus mais uma vez constrangeu meu coração com o seu imenso amor e sua imensa misericórdia. Amor esse, que também foi representado pela verdadeira amizade de vocês. Que Deus continue abençoando a vida de vocês.

FAMILIA WANDO E ODETE

FAMILIA WANDO E ODETE
Meu amado, que Deus continue abençoando a sua família. É uma alegria para nós vê-los com o coração de querer buscar agradar a Deus. Não deixe nada e nem ninguém roubar a fé de vocês, continuem perseverando, Deus ama muito vocês. No tempo favorável Deus irá atender todos os vossos anseios.

FAMILIA PEDRO E GISELE

FAMILIA PEDRO E GISELE
Meus amados, é uma alegria estarmos nos conhecendo melhor. Que Deus continue abençoando grandemente a familia de vocês. Um grande abraço.

FAMILIA JULIO E PITA

FAMILIA JULIO E PITA
Pita, minha amada irmã em Cristo. A CUT foi muito importante para minha vida profissional. E você de um simples digitador, fez-me coordenador de cinco equipes de digitação. Obrigado pela confiança, pela mansidão em ensinar, pela virtude da vida. Jamais esquecerei daquele final de ano que fomos para o sitio. Toda familia da Igreja + a Familia Campanha, foi demais. Todos os irmãos que me encontram, dizem que foi o melhor final de ano que passaram em suas vidas, eu posso dizer o mesmo. Que nosso amado Deus, continue abençoando a vossa vida, seu casamento e sua familia.

FAMILIA FAUSTO

FAMILIA FAUSTO
Meu amado irmão em Cristo. Você foi um dos pilares em minha amizade com Deus no inicio de minha caminhada cristã. Você ensinou-me a ter dominio próprio. Ensinou-me a esperar em Deus. Abriu o meu entendimento para uma comunhão afetiva com Deus. Deus continue abençoando você e a sua familia. Quando vinte dois irmãos denegriam a minha imagem e tentavam enterrar a minha fé, você foi o unico que me apoiou e enxergou a verdade na minha vida. E Deus foi exaltado naquela época com todos irmão vindo cabisbaixo pedir o perdão. Você teve visão pela minha vida e em nenhum momento deixou se levar pelo meu passado, morto e enterrado. Obrigado varão, você é um verdadeiro homem de Deus. E a sua atitude jamais será esquecida. Um grande abraço.

FAMILIA RAFA E JOSI

FAMILIA RAFA E JOSI
Meu amado irmão, vocês são bençãos de Deus em nossa Familia. É uma alegria tê-los como amigos. É nitido ver a transformação de vocês diariamente. E sabemos que Deus está contemplando o chamado Dele em suas vidas. Foi tremendo ver o poder de Deus no Casamento de vocês que se realizou neste ultimo dia 07/07/11. Que Deus continue abençoando a vida de vocês. Contem sempre conosco, um grande abraço. Mais um casamento realizado para glória de nosso Deus.

FAMILIA JAILSON E NOELLE

FAMILIA JAILSON E NOELLE
Meus amados irmãos em Cristo. Que Deus abençoe ricamente a vida de vocês. Que uma chuva de bençãos não pare de cair sobre a familia que vocês irão formar. E que o nome de Deus seja sempre glorificado pelo testemunho de vocês.

FAMILIA LUCIANO E SÔNIA

FAMILIA LUCIANO E SÔNIA
Meus amados, irmãos. Vocês são amados do Senhor. Que alegria termos a oportunidade de conhece-los. Que nossa amizade possa prosperar até o arrebatamento da Igreja. Deus abençoe a vida de vocês. Um forte abraço.

FAMILIA LIDIO E CELI

FAMILIA LIDIO E CELI
Uma familia feliz. É o que vemos nesta foto. Que alegria meu irmão sentir a sua felicidade. Lembro dos tempos de oração, os bate-papo na sua casa. E na época que eram apenas voce e a Celi. Deus é incrivel e hoje vemos esta incrivel familia. Um forte abraço meu irmão.

FAMILIA FABIO TAVARES E LILIAN

FAMILIA FABIO TAVARES E LILIAN
Tenho certeza que Deus se alegra e muito cada vez que Ele usa os vossos lábios e vossas cordas vocais para proclamarem todo louvor e adoração a qual somente Deus é digno de receber. Vocês são levitas do Senhor numa época onde muitos já perderam a fé. Mas Deus através do louvor, tem restaurado vidas e transformado relacionamentos, e vocês tem sido agentes de Deus usado para o bem daqueles que ouvem vocês. Obrigado amados irmãos. Que Deus continue abençoando e derrando sobre vocês toda a unção do Espirito para continuarem a frente deste Ministério.

FAMILIA ANTONIO E ELI

FAMILIA ANTONIO E ELI
Meus queridos irmãos em Cristo. Que Deus continue fazendo prosperar o casamento de vocês. E que Ele atue em vossas adversidades sempre. Um grande abraço.

FAMILIA LUCIANO E GREACE

FAMILIA LUCIANO E GREACE
Meus queridos, que bom testificar o amor de Deus sobre a vida de vocês. A responsabilidade, a dedicação, a fidelidade, e a lealdade ao Senhor, são marcas que vocês exalam por onde passam. Obrigado pelo amor de vocês por Deus. Continuem nessa Caminhada com Jesus. Um grande abraço.