terça-feira, 14 de novembro de 2017

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...


Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? " E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! "E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou (1 Samuel 17:39-45).

Quando Davi ficou sabendo que um gigante estava afrontando o povo de Israel e menosprezando o seu Deus, ele sentiu uma motivação tão grande que pegou cinco pedrinhas lisas no ribeiro, colocou em seu alforje, junto com sua funda e foi ao encontro de Golias.

Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Mas apenas uma foi usada. Qual pedra motiva as suas decisões? Quais são as pedras que motivam você a enfrentar os seus problemas, as suas afrontas?

Em nosso alforje juntamos muitos sentimentos que vão se tornando fardos em nossos ombros. Ao enfrentar um gigante, precisamos saber qual pedra escolher para não errar o alvo. Não adianta estarmos com as mãos cheias de pedras e usar a pedra errada. Davi derrubou o gigante com uma única pedra. Essa é a nossa meta diante dos gigantes que nos afrontam.

Vamos ilustrar com a história de Davi e o gigante Golias, quais foram as pedras que talvez estavam em seu alforje e qual foi a pedra que determinou a sua vitória.

RAIVA - 1ª Pedra (Mateus 5.21-24) - Davi não usou esta pedra. Sua motivação não era a raiva. Durante quarenta dias aquele gigante provocou o povo de Deus e eles ficaram atônitos, apavorados. Davi ficou indignado, o que é bem diferente de irado. Ele não aceitou aquela injustiça e por isso resolveu enfrentar o gigante. Na verdade Davi estava tão tranqüilo que comparou Golias com um urso ou leão que já havia vencido e nem quis usar armadura. Uma das características da raiva, da irá é a pressa e precipitação. Se ele estivesse motivado pela raiva, ele além de ridicularizar seus irmãos juntamente com o exército, não manteria sua submissão ao Rei, indo primeiro pedir autorização a Saul para enfrentar o gigante.

A raiva só atrapalha as coisas. Quando ficamos irados, consumidos pela raiva, damos lugar ao diabo (Efésios 4:26-27). Perdemos o controle da situação quando agimos motivados pela raiva. Em situações em que este sentimento toma conta do nosso ser, ficamos cegos e não conseguimos enxergar o que estamos fazendo. E consequências catastróficas acontecem debaixo dessa tal raiva. Quando somos provocados por alguém precisamos pensar nas coisas do alto. Faz-se necessário sairmos de nós mesmos e buscar a face do Senhor, para termos o discernimento do que fazer. Para não nos tornamos escravos da nossa irá. Não deixe a raiva tomar conta de você! “Evite a irá e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Salmo 37:8).
                              
ORGULHO – 2ª Pedra (Mateus 5.33-37) - Davi também não usou a pedra do orgulho, soberba ou arrogância. O povo judeu sempre estimou sua cultura, raça, religião e terra como superior aos outros povos. Eram orgulhosos. Davi ouviu isso a vida toda e talvez tenha sido ensinado a ser assim. Embora amasse seu povo e sua nação ao ponto de colocar sua vida em risco por eles, não tinha essa arrogância de se achar superior aos outros. Não olhou aquele gigante por cima nem por baixo. Seus olhos estavam fixados em Deus. O filisteu Golias jurou que mataria o povo de Deus, já Davi deu um exemplo diferente declarando que iria até o gigante não confiado em sua própria força, mas no nome do Senhor (I Samuel 17.45-47). O orgulho leva as pessoas a fazerem juramentos, promessas e dizer as piores palavras de toda sua vida. Esta vaidade pessoal é a motivação principal de muitas pessoas ao enfrentar seus problemas. Por isso Jesus ensinou a não jurar e apenas dizer sim ou não (Mateus 5.37), pois não temos poder nem mesmo de mudar a cor de um fio de cabelo em nossa cabeça. Isso nos faz ser mais humildes e dependentes de Deus confiando que “todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11).

VINGANÇA - 3ª pedra (Mateus 5.38-42) - A pedra da vingança também foi deixada por Davi. Os Filisteus eram velhos inimigos do povo de Deus. O sentimento natural de todos ali naquele momento, talvez pudesse ser o desejo de vingança. Entretanto não tinham forças para enfrentar aquele gigante. O coração puro do jovem Davi sentia o amor de Deus em seu coração, e uma confiança tão forte no Senhor que o impulsionava a resolver o problema de seu povo pela fé. Vingança é pagar o mal recebido, responder à altura ou fazer justiça com as próprias mãos. Não pense que vingar é apenas referente à violência física. Quando você fala de alguém que falou de você ou até mesmo deseja o mal, também é vingança. Segundo as palavras de Jesus, até mesmo quando você deixa de emprestar algo ou de andar com a pessoa julgando que não merece por algo que tenha feito a você, está também é uma forma de vingança (Mateus 5.41,42). As reações são armas perigosas para o cristão. Num impulso negativo podem-se cometer grandes erros. Por isso é bom orar e esperar antes de agir em resposta a uma provocação. Precisamos confiar que somente Deus é justo o suficiente para resolver nossos problemas e deixar Deus agir. A Palavra de Deus diz: Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele" (Romanos 12:19-20).

ÓDIO – 4ª Pedra (Mateus 5.43-48) - Davi também não pegou esta pedra. Talvez tivesse jogado esta pedra fora, para não correr o risco de confundir-se e usar a pedra errada. O que motivou Davi foi seu grande amor por seu povo. Ele via os olhares tristes e medrosos de seus conterrâneos e desejava trazer alívio e alegria aos seus corações.  Quem odeia não consegue olhar nos olhos e Davi olhou bem firme para Golias declarando que Deus livraria seu povo. O ódio é o oposto do amor ou ausência deste. Um coração que tem amor não pode ter este rancor, pois o amor não fica onde existe ódio. Como as trevas não habitam onde existe a luz. O ódio tem adoecido muitas pessoas, por isso precisamos nutrir o nosso coração com amor “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12.15). Se você estiver com esta pedra guardada, jogue ela fora. O ódio contamina o povo de Deus e raízes de amargura vão brotando nos corações sem saberem se a fonte que jorrou esse ódio tem razão ou não. Muitos passam a odiar uns aos outros por testemunhos mentirosos destruindo assim o sonho de Deus, a igreja.

EM NOME DO SENHOR – 5ª Pedra: “E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou (1 Samuel 17:45)”.

Esta foi a pedra escolhida por Davi quando deixou bem claro que enfrentaria Golias “em nome do Senhor” . Davi tinha plena confiança que Deus estava vendo tudo e que se importava com a sua fé. Se reagisse com ira, com orgulho, com vingança ou com ódio seria falta de fé e seria derrotado. Quando alguém toca num servo de Deus, o Senhor se levanta para defender “dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” (Salmos 105.15). Deus protege seus amados e “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13).

Antes de resolver qualquer situação precisamos recorrer ao nome de Jesus “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). Peça a Deus discernimento espiritual antes de fazer qualquer coisa. Use a autoridade que Deus te deu repreendendo to mal em nome de Jesus. A autoridade carnal, dispersa, afasta e tira as pessoas de perto de você e até da igreja, destruindo tudo o que Deus construiu. Não estamos aqui para mostrar a autoridade que Deus nos deu, ou a autoridade que homens nos deram, estamos aqui para promover o que Deus quer. Ore, interceda por quem está te ofendendo. Jesus ensinou-nos que devemos perdoar, amar e orar pelos nossos inimigos (Mateus 5.44) sabendo que nosso verdadeiro adversário é somente um, satanás que usa as pessoas para nos atingir.

CONCLUSÃO - Esteja sempre pronto para usar a pedra certa. Se Davi tivesse usado qualquer outra pedra poderia ter errado ou poderia ter sido atingido por suas próprias pedras como um tiro que ‘sai pela culatra’. O nome do Senhor é a pedra angular que atinge o alvo e derruba o gigante.

Se você estiver ajuntando pedras em seu coração, como a ira, o orgulho, a vingança e o ódio. Jogue fora estas pedras. Busque a mesma comunhão que Davi tinha com Deus. Crie este elo com Deus para saber discernir o que for melhor diante de uma afronta. E aprenda a depender totalmente de Deus. E tudo que for invocado EM NOME DO SENHOR, qualquer gigante que se levante contra ti, cairá.

Ajude a salvar o planeta, use a pedra certa, e derrube o seu gigante.
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos mais fortes.
Evangelista Marcelo Raineri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri