sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A ARTE DE VIVER EM FAMILIA

COMO VOCÊ DESCREVERIA SUA FAMÍLIA? Um jardim? Onde cada membro é uma flor regada com muito amor? Uma pensão? Onde todos apenas dormem e vão embora no outro dia? Um campo de batalhas? Um ringue? Onde prevalece a lei do mais forte? Um deserto? Onde falta tudo aquilo que nutre a alma? Um elevador de um prédio com muitos andares?  Ninguém se olha e nem se fala apesar de estarem tão perto um do outro... Um lugar de solidão, apesar de serem mais de dois? A pior solidão é quando você está entre pessoas, porém se sentindo só. 

1. DEFININDO A ARTE DE VIVER EM FAMÍLIA Na Língua Portuguesa “Arte” é o conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa e está ligada à faculdade, talento, habilidade. Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado. Na língua espanhola tem a ver com estratégia, conhecimento.

2. A expressão “arte de viver em família” indica uma habilidade admirável para se viver em família. Assim como o artista surpreende a todos com sua arte, fazendo coisas que só ele tem talento para realizar, assim também, cada pessoa que consegue desenvolver relacionamentos sadios na família é vista como alguém com habilidade admirável neste aspecto.

3. PRINCÍPIOS PARA SE DESENVOLVER A ARTE DE VIVER EM FAMÍLIA Decodificação dos papéis sociais: Nas  ciências sociais , papel social define o conjunto de normas,  direitos ,  deveres  e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma  instituição . Os papéis sociais, que podem ser atribuídos ou conquistados, surgem da interação social, sendo sempre resultado de um processo de  socialização .

4. Princípio da autoridade Quando cada membro consegue decodificar os papéis sociais ou identificar o papel de cada um na família, aí então fica fácil estabelecer o princípio de autoridade no lar.

5. Quem exerce autoridade no lar? Esposo: exerce autoridade sobre sua esposa com amor, segundo o modelo bíblico (I Coríntios 11:3) - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Pai: exerce autoridade sobre os filhos atentando ao conselho da Palavra (Efésios 6:4) - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

6. Esposa: Honra ao marido como ao Senhor (Ef. 5:22,23) - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (I Pedro 3:7) - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

7. Mãe: Em todo tempo deve ser honrada: (Provérbios 20:20) - O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas. (Provérbios 30:17) - Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.

8. Tempo Ultimamente este é um dos maiores problemas da família, falta de tempo. O ministério, o trabalho, os negócios tem seu lugar em nossas vidas, porém, dificilmente a família. (Salmos 128:1-3) - BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

9. Demonstração de amor e carinho: Marido X Esposa (Gênesis 26:8,9) - E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela. Na versão RA e na LH, BRINCAR é ACARICIAR. Segundo o Pr. Josué Gonçalves, terapeuta da família, diz que tocamos mais um computador, ou um cão do que a pessoa que amamos.

10. Pais X Filhos (Lucas 15:20) - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

11. Espiritualidade (Gênesis 35:1-3) - DEPOIS disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.

12. A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.

PR. Raimundo Campos.
FONTE: http://pt.slideshare.net/raimundo07/a-arte-de-viver-em-famlia-pr-raimundo-campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri