domingo, 25 de junho de 2017

O CHAMADO E OS MANJARES DESTA VIDA


Então, Sansão clamou ao SENHOR e disse: Senhor JEOVÁ, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos" (Juízes 16:28).

As etapas que levaram ao trágico fim de Sansão

Introdução

Na prisão escura e fria dos  filisteus. Encontramos um homem solitário, ferido, cego e orando. "Então, Sansão clamou ao SENHOR e disse: Senhor JEOVÁ, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos" (Juízes 16:28). Sansão nasceu com a qualidade de um herói. Ele tinha uma qualidade sobrenatural especialmente preparado para libertar seu país do seu inimigo. Mas, apesar de seus grandes dons e habilidades, ele perdeu seu grande potencial. Ele decepcionou seu Deus, que o chamou e arruinou a esperança de seu povo. Podemos encontrar lições da vida de Sansão. Esta verdadeira história de vida retrata que o poder sem caráter é enganoso, talento sem uma gestão adequada é inútil e habilidade sem humildade é destrutiva. Vamos começar lendo o currículo impressionante de Sansão no livro dos Juízes.

O currículo de Sansão
1. Seu nascimento foi preparado de uma forma sobrenatural. Foi anunciado pelo anjo e sua mãe era uma mulher estéril. (13:1-4)
2. Ele foi especialmente dedicado a Deus como nazireu (13:5)
3. O Senhor o abençoou e o moveu, diversas vezes (13:24-25)
4. Ele matou um leão com as mãos (14:5-6)
5. Ele matou 30 inimigos (14:9)
6. Ele pegou 300 raposas (15:4)
7. Ele matou filisteu por uma grande matança (15:5)
9. Ele orou e a água saiu de forma sobrenatural (15:18-19)
10. Três vezes ele quebrou as suas amarras (16:9-14)
11. Ele arrancou e arrastou a porta e as ombreiras da porta da cidade para o topo da colina (16:3)

Sansão possuía a qualidade e o potencial de um grande líder. Mas o que faz o poderoso ser derrotado e escravo na prisão escura dos filisteus?

I. Ele desprezou a herança piedosa. (13:2-4)
Juízes 13:2 “E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos”. Juízes 13:3 E o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho”. Juízes 13:4 Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda”. Juízes 13:5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”.
Ele era um Nazireu, nascido em uma família piedosa de uma nação piedosa, mas ele não continuou vivendo uma vida digna de suas raízes.

II. Ele desobedeceu aos pais piedosos. (14:1-3)
Juízes 14:1 “E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus”. Juízes 14:2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-a por mulher”. Juízes 14:3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”. Ele que, na escolha de uma esposa é guiado apenas por seus olhos em breve encontra-se com uma mulher filisteia em seus braços. II Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; Porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” Melhor é estar irado com o inimigo do que estar em amor com eles, porque quando nos juntamos com eles, nós corremos mais perigo de ser enganados por eles.

III. Ele contaminou seu próprio corpo. (14:8-9)
A consagração do nazireu:
Números 6:3 “de vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá” Números 6:5 "Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o SENHOR, santo será, deixando crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça” Números 6:6 Todos os dias que se separar para o SENHOR, não se chegará a corpo de um morto”.

A violação de Sansão:
Juízes 14:8 “E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel” Juízes 14:9 E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele; e foi-se a seu pai e à sua mãe e deu-lhes dele, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão” Ele se contamina apenas para desfrutar um pouco de mel na carcaça de um leão. Em nossas vidas, pode ser; maus filmes, livro, amizade, festas.
Mel: Tentação
• Carcaça: Pecado

IV. Ele desconsiderou o aviso divino. (Cap. 16)
Deus avisou Sansão sobre vários perigos, mas ele gradualmente perdeu sua consciência. Aqueles que se afastaram da proteção de Deus tornam-se uma presa fácil para seus inimigos. Se você dormir no colo da luxúria, você certamente despertará nas mãos do inimigo.

V. Ele deliberadamente brincou com o pecado. (14:14)
Muitos perderam a presença de Deus e não estão conscientes disso. Mas quando a  presença de Deus se vai, nós não podemos fazer como das outras vezes.

VI. Ele privou a si mesmo das bênçãos divinas. (V. 21-25)
5 coisas que ele perdeu:
1. Ele perdeu o cabelo
2. Ele perdeu os olhos
3. Ele perdeu sua liberdade
4. Ele perdeu a sua utilidade
5. Ele perdeu o seu testemunho

Estratégia utilizada pelo inimigo:
1. Corte - Cortaram o cabelo
2. Cegueira - Eles cegaram seus olhos
3. Moagem - Eles o forçam a moer no moinho
4. Rindo - Eles riem dele
O diabo quer cortar o nosso relacionamento com Deus para que ele possa nos cegar espiritualmente. Então ele vai nos fazer escravo de moagem como os inimigos desejam; enquanto eles riem de nossos fracassos.

Pensamentos para refletir:
1. Sansão venceu os outros, mas ele não pode vencer a si mesmo.
2. Ele colocou fogo na seara dos filisteus, mas ele não pode controlar o fogo da sua própria concupiscência.
3. Ele matou um leão, mas não condenou à morte a paixão de sua carne.
4. Ele poderia facilmente quebrar os laços, mas as cordas do pecado cresceu gradualmente mais forte em sua alma.
5. Ele foi lembrado por aquilo que ele destruiu não pelo que ele construiu.
6. Devido à falta de disciplina, sua força e seu grande potencial realizaram pouco.

VII. Ele morreu em grilhão (Prisão, Laço, Acorrentado). (26-31)
1. A força que ele perdeu pelo pecado, ele se recuperou pela oração (Salmo 51:12)
2. Ele reconhece a Deus como a fonte de força
3. Ele não orou por vingança pessoal, mas por um santo zelo para a glória de Deus e Israel. Ele morreu como um mártir.
4. Sansão morreu com honra. No entanto, o fato de que Deus deixou o seu campeão morrer em grilhão é um aviso a todos. Para dar atenção a quem declarar guerra contra a luxúria que a nossa alma.
5. Isaias 48:17-18 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri