sexta-feira, 2 de junho de 2017

A MEMORÁVEL SABEDORIA DE DEUS


Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis (Provérbios 30:24-28);

Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento (Provérbios 23:23).

É nosso dever como cristão comprar a verdade, falar a verdade. Pessoas são abençoadas por falar a verdade. Diferentemente do que muitas pessoas falam, “a verdade liberta e a mentira escraviza”. Vamos aprender um pouco sobre quatro verdades:

1. As Formigas – PREPARAR - “As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida;” (Provérbios 30:25)

A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes mais pesado que o próprio corpo. É por isso que vemos aquelas formiguinhas carregando galhos, de um lado para o outro, e quando uns destes galhos caem, ela persiste, insiste em pega-los de volta. Se desistir de levar, não terá seu alimento para o inverno. Trabalha durante o verão e no inverno, tem o seu alimento. A formiga pensa no futuro, agindo no presente.

Lembra-se de suas dores, suas lutas, decepções, fracassos do passado, eles aconteceram porque você diferente das formigas, não se preparou: Você não preparou seu filho para amar você; você não se preparou para amar seu filho, sua família; você não preparou suas finanças para ter uma vida saudável; você não se preparou para ter uma BMW por isso anda de bicicleta; Enfim, há pessoas que comem todo o seu alimento no verão e quando chega o inverno, não têm alimento, não se preparam. São aqueles que gastam mais do que ganham, aqueles que não devolvem seus dízimos, são aqueles que podem estudar e não querem, são aqueles que querem aproveitar o tempo presente para assistirem novelas, futebol, programa esportivo, e não se preparam para o que Deus quer.

Preparar o futuro, agindo no presente, significa também se preparar para enfrentar as tentações, as adversidades, os desafios, as tribulações, mas também as bênçãos. As formigas nos ensinam a nos preparar.

2. Os coelhos – SEGURANÇA EM FAZER - “Os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas;” (Provérbios 30:26).

A sabedoria dos coelhos, segundo o texto, primeiro deixa claro que são débeis, mas a sua força está em construir suas casas nas rochas. Se você edificar a sua “casa” em Cristo, mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas você não será atingido! Creia na segurança que Jesus nos dá, é Ele quem nos fortalece, quem nos sustenta e nos capacita para uma vida de vitórias. Os coelhos nos ensinam a fazer, e fazer com segurança.

3. Os gafanhotos - ORGANIZAÇÃO - “Os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem”. (Provérbios 30:27)

Há um fato muito interessante com os gafanhotos. Andam em bandos, nuvens de gafanhotos. Em uma nuvem de gafanhotos pode conter aproximadamente 1 bilhão deles, todos juntos, pois necessitam andar unidos, são organizados.

Pense um pouco sobre isso, perceba a necessidade que você tem das outras pessoas. Ninguém é feliz sozinho, não há pessoas realizadas se não estiverem bem em seu convívio social. Não conseguiremos agradar a todos, mas, a Bíblia nos ensina que, se possível e se depender de nós, devemos procurar a paz com todos os homens (Romanos 12:18). Marido, você precisa da sua esposa, cuide dela, ame-a conforme diz as Escrituras Sagradas. Mulher cuide de seu marido, dê carinho, respeito e amor. Filhos honrem seus pais, vocês precisam deles. Pais respeitem seus filhos, cuidem deles, vocês também precisam deles. Amigo, cultive a sua amizade com o seu próximo. Que esta lição dos gafanhotos possa nos despertar para a necessidade de buscarmos a paz, apaziguando as fortes ondas da inimizade que submergem os homens à ruína e ao caos. Sabedoria é isso, é andar em união e solidariedade. Os gafanhotos nos ensinam a sermos organizados.

4. A aranha – ESTAR LÁ - “... a aranha apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis.” (Provérbios 30:28).

A Bíblia nos mostra que são indefesos, porém, dotados de uma grande sabedoria. Com as mãos podem ser apanhados, mas fazem dos palácios dos reis o seu refúgio. A sua sabedoria consiste em buscar abrigo e alimento em nossas casas. Todo homem que deseja encontrar a sabedoria, deve também buscar abrigo, proteção e alimento no palácio do Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Assim como as aranhas precisamos buscar a nossa moradia na Casa do Rei; Nos momentos de lutas e perseguições, devemos nos esconder debaixo da proteção de Deus. O homem sábio habita na casa do Senhor e Nele busca proteção e amparo. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação (Salmo 91). As aranhas nos ensinam a estarmos lá, na Casa do Rei.

Pr. Joel Santos
FONTE: 1º DIA das festividades do 2º Aniversário da AD Betel
Foi uma noite inesquecível e um ano memorável.
Direção
Pastores Otton e Eunice de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri