quinta-feira, 6 de julho de 2017

A ARTE DE LISONJEAR


Cuidado com a boca lisonjeira!

Definição: Procurar agradar com lisonja; elogiar com excesso de afetação; adular; enganar com elogios, bajular com segundas intenções;

1) JESUS NÃO DAVA ABERTURA PARA AQUELES QUE O TENTAVAM COM LISONJA

E, aguardando oportunidade, mandaram espias que se fingisse de justos, para O apanharem nalguma palavra, e O entregarem à jurisdição e poder do governador. 21 Perguntaram-lhe: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. 22 É-nos lícito pagar tributo a César ou não? 23 Entendendo Ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que Me tentais? (Lucas 20:20-23)

Jesus disse: Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus (Mateus 7:21).

Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.7 - Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.8 - Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".9 - E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições! 13 - Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa" (Marcos 7:6-9,13).

2) A FALSIDADE DAS LISONJA

Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração fingido (Salmos 12:2).

Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente (Salmo 5:9).

Todavia, lisonjeavam-no com a boca, e com a língua Lhe mentiam; 37 o seu coração não era reto para com Ele, não foram fiéis à Sua aliança (Salmos 78:36-37).

3) A LISONJA É FEITA PARA GANHO PRÓPRIO

As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa. 6 Muitos procuram o favor do príncipe, e todo mundo é amigo daquele que dá presentes (Provérbios 19:4,6).

Ai dos que … 23 justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça! (Isaías 5:21, 23).

Pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração vai após o lucro (Ezequiel 33:31b ).

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos (Romanos 16:17-18).

Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros (Judas 1:16).

4) EXEMPLOS DE BAJULADORES

Absalão, filho do rei Davi, usou de lisonja para conquistar favor político e minar a influência de seu pai. Mais tarde tentou roubar o reino de Davi.] Levantando-se Absalão pela manhã, parava ao lado do caminho da porta. E a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, Absalão o chamava a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Respondendo ele: De tal tribo de Israel é teu servo, 3 Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. 4 Dizia mais Absalão: Ah! quem me dera ser juiz na terra! para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça. 5 Também quando alguém se chegava a ele para fazer-lhe reverência, ele estendia a mão, pegava dele, e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo, e assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel (2 Samuel 15:2-6).

Falsos profetas transmitiram profecias lisonjeiras ao rei Acabe, mas foram desmascarados por Micaías, o verdadeiro profeta, que profetizou a morte de Acabe. Micaías arriscou a sua vida e foi preso por falar a verdade, mas a Palavra de Deus se cumpriu (1 Reis 22:11-38).

Este capítulo é uma alegoria na qual os materialistas ímpios e avarentos desta era são simbolizados por uma meretriz: 2 Guarda os meus mandamentos, e viverás; guarda os meus ensinos como a menina dos teus olhos. …5 eles te guardarão da adúltera, da estranha, que seduz com as suas palavras. … 21 Seduziu-o com palavras persuasivas; com as lisonja dos seus lábios o persuadiu. 22 Ele imediatamente a seguiu, como o boi que vai para o matadouro, e como o cervo que corre para a rede (Provérbios 7).

O Anticristo usa de lisonja para enganar: Ele virá caladamente, e tomará o reino com engano [lisonja (Daniel 11:21b).

E a boca lisonjeira opera a ruína (Provérbios 26:28b).

O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos (Provérbios 29:5).

5) A REPREENSÃO VEM DE DEUS E COM DEUS

Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. 6 Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos de quem odeia são enganosos (Provérbios 27:5-6).

O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua (Provérbios 28:23).

Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem é feita com dolo. 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deus é testemunha.6a Não buscamos glória dos homens (1 Tessalonicenses 2:3-6a).

Eliú diz: Não farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonjas com o homem; 22pois se eu soubesse lisonjear, em breve me levaria o meu Criador (Jó 32:21-22).

O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros, e a língua que fala soberbamente (Salmo 12:3).

Porque estes mandamentos são lâmpada, este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida.24 Para te guardarem da mulher imoral, e da sedução da língua da adúltera (Provérbios 6:23,24).

6) LISONJEAR É UMA ARTE REPROVADA POR DEUS

Quer ser exaltado por Deus, seja exemplo naquilo que faz pelo reino. Quer se odiado pelos homens execute seu trabalho de acordo com a vontade de Deus. Quere receber bênçãos do Senhor, não fique perdendo tempo lisonjeando as pessoas, exalte somente a Deus.

Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e de coração fala a verdade (Salmo 15:1,2).

Persuadindo eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1:10).

A Palavra nos dá sabedoria para discernir e escapar das armadilhas dos que usam de lisonja.

CONCLUSÃO

A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. 2 - Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! 3 - Até quando todos vocês atacarão um homem, que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair? 4 - Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. *Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam* (Salmos 62:1-4).

As artimanhas do homem sem caráter são perversas; ele inventa planos maldosos para destruir com mentiras o pobre, mesmo quando a súplica deste é justa (Isaías 32:7).

Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público  (Provérbios 26:24-26).

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos (Romanos 16:17-18).

Cuidado com a boca lisonjeira. Cuidado com aqueles(as) que dominam arte da bajulação! Eles(as) não conseguem fazer planos nobres, pois em vossos corações habitam o ódio, a falsidade, a mentira, a intriga, a divisão, a inveja, a contenda, a falta de fé e a falta de amor ao próximo. Buscam sem cessar o declínio dos que são exaltados pela comunhão que eles(as) não conseguem ter com Deus. Mentem de tal forma, que acabam acreditando que tal mentira é uma verdade. Cuidado com a boca lisonjeira! Elas nunca guardam segredos. Na sua frente juram silêncio, por trás gritam para todos os ventos os seus pecados e confissões; se fingem de amigos para descobrir a sua fraqueza, e depois a usam para tentar te destruir; não tem caráter; não se importam com o que suas palavras podem causar;

Cuidado com a boca lisonjeira! Pois elas sempre se escondem atrás de grandes lideranças. Aliás nem tão grande assim, porque caso contrário, essas bocas receberiam discipulado e não destruiriam a vida de ninguém e nem ministérios. Cuidado com a boca lisonjeira que buscam cargos e títulos através de falsas palavras e de lisonjas. Por não terem comunhão com Deus, tentam a bajulação entre os homens. Mas a Bíblia ainda fala...

A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. 34 Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. 35 A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo *(Provérbios 3:33-35)*.

Cuidado com a boca lisonjeira! Os que são nobres Deus o livrará dela. Já os que passam a mão nela, serão dissipados juntamente com elas. Cuidado com a boca lisonjeira!

Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa. Mas Jesus ainda é a cura. Quando a visão é de Deus, a base é Bíblica. Nada e nem ninguém pode esconder você de Deus.

 Grande abraço.
 EBENÉZER no Lar
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.

Unidos somos+fortes.
Evangelista Marcelo Raineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri