domingo, 21 de fevereiro de 2016

O SENHOR É O MEU PASTOR, DE NADA TEREI FALTA

"O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta - NVI ou nada me faltará - JFA (Salmo 23:1)".

Quero fazer com você uma reflexão no Salmo 23 sob três perspectivas diferentes:

A primeira, sob a perspectiva do autor divino - Deus. Ele é o pastor do salmo, o inspirador, aquele que mantém o salmo atual; A segunda, sob a perspectiva do autor humano - Davi. Ele, por inspiração divina viveu e escreveu o salmo; A terceira, sob a perspectiva do leitor - eu e você, os que leem o salmo buscando extrair dele lições espirituais para o cotidiano. Deus é o motivador do salmo; Davi é o instrumento usado para trazer o salmo à existência; nós somos os destinatários finais, a quem o salmo se aplica.

Este salmo é talvez o mais lido e recitado da Bíblia. É uma verdadeira pérola da literatura cristã. Mas será que todos os que conhecem o salmo do pastor, pertencem ao pastor do salmo? Esta pergunta deve ser respondida, pois, este salmo não se aplica a todas as pessoas que o leem, aplica-se às pessoas que são ovelhas do pastor do salmo. Portanto, não basta conhecer o salmo do pastor, é preciso ser ovelha dele. O Senhor era, de fato, o pastor de Davi, por isso ele pôde declarar as verdades aqui contidas. Para você se apropriar das promessas deste salmo, precisa ter certeza de que é ovelha do Senhor.

Quem é este Pastor do salmo?


Deus, quando se revelou aos filhos de Israel usou diversos nomes. Houve um especial pelo qual ele se fez conhecido: Iavé, isso é, o imutável, o auto-existente. À medida que fazia algo marcante ao seu povo, eles adicionavam certos qualificativos ao seu nome, como: Raah (pastor). Iavé se revelou a Davi como um pastor. Deste modo Davi pôde dizer: o meu Senhor é o meu pastor. Quando Deus se revelou à humanidade na pessoa de Jesus, fez esta afirmação: “Eu sou o bom pastor... conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10:11,14). Jesus, por ser co-igual com o Pai, se apresentou ao seu povo como o pastor. Jesus é o dono do rebanho. Ele conhece e se relaciona pessoalmente com cada ovelha: guiando, cuidando, protegendo. Então, nenhuma das suas ovelhas irá se dispersar, nenhuma irá se ferir, e, caso seja atacada pelo lobo voraz, ele as defende.

O que este Pastor não deixa faltar?


Em nosso cotidiano sempre faltam muitas coisas: dinheiro, emprego, amigos, paciência, gás, luz, pó de café, açúcar, energia, enfim. O Pastor tem falhado? Sua palavra tem falhado? Você não é uma ovelha do seu aprisco? Este pastor não falha (Josué 21:45). Sua palavra não falha (Mateus 24:35). O salmo reflete sobre o relacionamento pastor x ovelha. Assim, tudo o que um pastor não deixaria faltar às suas ovelhas, é o que Jesus, como pastor, não nos deixa faltar. E o que ele não nos deixa faltar?

• Cuidado - o pastor sempre leva as suas ovelhas a locais que tem pastos verdejantes e águas tranquilas. Ele zela pelo bem estar das suas ovelhas. Assim faz o pastor Jesus, ele jamais deixará faltar as coisas necessárias a vida das suas ovelhas, tais, como, o alimento, o vestuário (Mateus 6:25; Salmo 37:25);
• Condução - o pastor sempre conduz suas ovelhas de forma segura, desviando-as dos perigos (João 14:6);
• Presença - o pastor jamais abandona as suas ovelhas (Mateus 28:20; João 10:11-14);
• Proteção - ovelhas estão sempre sujeitas a cair em vales, a ataques de lobos e ursos. Por serem muito frágeis, necessitam de defesa e proteção. Jesus é a nossa segurança e proteção (1 Pe 5:8; 1 Jo 5:18).

Como este Pastor protege as suas ovelhas?


Protege com a própria vida (Jo 10:11). Para isso, usa alguns instrumentos:

• A vara - algumas ovelhas se dispersam do rebanho, então, o pastor usa a vara para trazê-la de volta, só assim poderá mantê-la sob sua proteção. A vara é o instrumento de correção. Jesus, porque nos ama, nos corrige, isso, para a nossa segurança (Hebreus 12:4-7);

• O cajado - ovelha que se desgarra do rebanho sempre cai em algum vale e se fere. O cajado é o instrumento de resgate. Após o resgate, o pastor toma a ovelha no colo, trata das suas feridas com amor. Quantas vezes, na caminhada, nós caímos e nos ferimos (1 Corintios 10:12). 


Ainda bem que temos um pastor cuidadoso e atento para nos resgatar (Salmo 37:24), nos tomar no colo, enxugar as nossas lágrimas, limpar nossa sujeira e curar nossas feridas. Você entende porque ter um pastor como este trazia alegria ao salmista. Aliviado ele declara: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Quem não se sente consolado pela vara e pelo cajado deste pastor, sabendo que sua correção é uma declaração de amor? Sabendo que estamos caminhando sob seu atento olhar de proteção? Vale a pena ser ovelha deste pastor. Você estará seguro, protegido, amado, terá as necessidades supridas, as feridas curadas. Você sabe que sua presença constante te conduz pelo caminho seguro que nos leva à Deus.


Jesus é o seu pastor? Você pertence ao aprisco? Tem ouvido e reconhecido a sua voz? Tem sido obediente a ele? Está em comunhão com as demais ovelhas do aprisco? Alegra-se ao experimentar a sua correção? Lembre-se: “quando o Grande Pastor aparecer, receberemos a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho”(1 Pedro 5:4).

                                                                   FONTE: Enviado por Email by amigo Nerivaldo Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri