segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

IRA, UMA DROGA QUE PODE MATAR

"Não permita que a ira domine depressa o teu espírito, pois a ira se aloja no intimo dos tolos" (Eclesiastes 7:9).

"Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso e aquietem-se (Salmos 4:4)". "Quando vocês ficarem irados não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao diabo (Efésios 4:26-27)". 

Temos a tendência de ficarmos irados quando não concordamos com alguma coisa e até nos exaltamos quando pessoas não concordam conosco. Não importa quem seja, pode até ser a pessoa que mais amamos. Isso tem levado a muitos pecados, bem como a consequências terríveis e até mesmo irreparáveis. 

Um espírito irado tem sido o passaporte para muitos palavrões, besteiras, ofensas, suicídios, homicídios, inclusive para produzir marcas profundas na alma de pessoas, que levam por toda uma vida. Como lemos acima no texto base em provérbios, a Palavra de Deus diz que uma pessoa irada  é um tolo. Pode ser considerado um risco a quem estiver próximo dele(a). 

"Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado (Provérbios 14:17). A ira produz contenda e confusão. "Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda (Provérbios 30:33). Primeiramente quando alguém sentir-se ofendido, deve guardar-se e não ficar expondo a outros a sua ira, para que não haja contendas, brigas, discussões; depois deve seguir a direção da Bíblia, para saber como agir nessa situação, buscando sempre a melhor forma de agradar a Deus e mantendo a paz com os homens. 

Pois a Palavra de Deus também nos ensina que: "O insensato revela de imediato a sua ira, mas o homem prudente ignora o insulto (Provérbios 12:16)". "Aquele que cobre uma ofensa promove o amor, mas a quem lança em rosto separa bons amigos (Provérbios 19:9)". "Como o soltar das águas é o inicio da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão (Provérbios 17:14). 

O Apostolo Paulo nos ensina em Romanos 13:12: "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz".  Em Colossenses 3:5-10, ele também enfatiza: "Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza humana de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é a idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticavam no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: "ira", indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam mais uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento a imagem do seu criador". Em Gálatas 5:19-21 Paulo mais uma vez diz: "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, "ira", egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus". 

O firme afastamento desse tipo de atitude é possível,  porque uma transformação fundamental ocorreu no momento do seu batismo, você se despiu do velho homem, você nasceu de novo em cristo Jesus. Se o seu velho homem está gritando é porque você não tem cultivado a nova criatura que Deus a sua imagem e semelhança. E o mais perigoso é quando usamos de questionamento colocando a Palavra de Deus em xeque, quando queremos explicar o inexplicável. 

Acima no trecho de Colossenses diz: "É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus... Ira de Deus??? Ueh! então Deus peca? Quem somos nós para questionar a de Deus ou sugestionar uma contradição na Bíblia, ou causar duvidas nos corações vindos de uma consciência fraca? Isso pode levar o causador dessa duvida ao inferno: "Contudo, tenham o cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos não sera induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos? Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo (1 Corintios 8:9-12)". 

Nós não temos o direito de compararmo-nos com Deus,  e muito menos de sugestionarmos impasses que não vem do coração de Deus, pois esse foi o maior erro cometido por Lúcifer antes de se tornar satanás. Essa atitude o levou a sentença de morte eterna.

Esse perigoso sentimento chamado "Ira", foi citado em vários versículos acima e nos deixa claro o quanto desastroso pode ser se não houver uma atitude rápida de arrependimento e perdão. Por isso o termo "ireis e pequeis". Mas isso não livra esse sentimento da lista de pecados que nos levam para o inferno. 

Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, se Ele inspirou homens através de Seu Santo Espirito, foi para que a Bíblia se tornasse acessível a todos nós. E quando de maneira capciosa tentamos colocar um ponto de vista que não vem de Deus, ignoramos totalmente as consequências desastrosas na vidas daqueles que não possuem tal conhecimento.

A teologia usada de forma pessoal, sugestiva, intencional, usada de uma maneira errada além de gerar duvidas nos corações, promovem uma visão errada da Palavra de Deus. Precisamos tomar muito cuidado com o que falamos e como falamos, para não colocarmos a Palavra de Deus em descrédito. 

Tiago foi perfeito em sua fala em Tiago 1:19-20 "Meus amados irmãos, tenham insto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus". A ira de Deus traz o homem para o arrependimento, transformação, mudança de vida e vida eterna; a ira do homem produz pecado e o salário do pecado é a morte, seja ela física ou espiritual. 

A convivência dentro ou fora da igreja gera múltiplos motivos para ira, possivelmente por causa de opiniões opostas, principalmente nas  questões doutrinárias. E na família acontece a mesma coisa, por haver opiniões contrárias entra marido e mulher e pais e filhos. Nas duas situações o Apóstolo Paulo quando cita Efésios 4:26-27, ele exorta a necessidade de sermos rápidos em liberar perdão, para combatermos o efeito devastador da ira. Paulo exige que acabemos sem delongas com qualquer conflito gerado pela ira, para que não percamos a contra Deus. 

"O coração bem disposto  é remédio eficiente, mas o espirito oprimido resseca os ossos (Provérbios 17:22)". Quando tomados pela ira, rapidamente nos tornamos bons opressores e ressecamos os ossos de muitas pessoas. Por mais correta que possa estar sendo as palavras de uma pessoa, a forma de expressar, pode gerar ira e dividir a família. A ira traz em si o: constrangimento, a humilhação, a coação, o sobrecarregar com peso, o abuso de autoridade, a violência moral ou física, a pressão, a opressão, a tirania, o meu ponto de vista ponto acabou! 

O ser humano em geral não tem preparo sentimental, emocional, espiritual e/ou físico para ser rápido diante da ira, caso contrário a citação de Tiago 1:19-20 não faria sentido algum: "A ira do homem não produz a justiça de Deus". o Apóstolo Paulo na sua afirmação em Efésios 4:26-27 e o Salmista em Salmo 4:4, deixam claro que a ira é uma porta de entrada  para as artimanhas do diabo. 

Quando somos tomados pela ira, entristecemos o Espirito de Deus, como o Apóstolo Paulo nos ensina em Efésios 4:30-31 "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e "ira", gritarias e calunias, bem como de toda a maldade". 

Fica aqui a frase eterna de Tiago:  "A ira do homem não produz a justiça de Deus". Sendo assim, livre-se de toda ira que possa estar alojada em seu coração, pare de produzir as obras da carne. Jesus: "O espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida (João 6:63)". Paulo: "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; pois a letra mata, mas os Espirito vivifica (2 Coríntios 3:)". 

Busque a prática da justiça de Deus, feche as portas dos fundos, não deixe a ira entrar e nem fazer parte da sua vida. Jesus te ama. Aceite Jesus! Estude a Bíblia diariamente. Um grande abraço e até a próxima.

Remasterizado by 
PB. Marcelo Raineri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri