quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

OUVIR PODE MUDAR A SUA VIDA


Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante” (Jeremias 7:24).

INTRODUÇÃO - Ao iniciarmos esta reflexão seria de suma importância trazermos à tona a diferença entre ouvir e escutar. Ouvir está mais ligado ao sentido da audição, muito embora, nos dicionários, possua o significado de “ escutar o discurso, as razões, os conselhos”, podemos afirmar que o ouvir é mais superficial que o escutar, já que escutar está mais ligado “a prestar atenção para ouvir, ou ainda, tornar-se mais atento”, ou seja, para escutar faz-se necessário a utilização de uma função específica, prestar atenção, ou seja, é preciso ouvidos mais apurados, isto é, para escutar, você, primeiro, precisa ouvir, entretanto a recíproca não é verdadeira, o que leva aquele ditado popular “ entrou por um ouvido e saiu pelo outro”.

POR QUE AS PESSOAS NÃO OUVEM? - Se olharmos o texto, ele fala em “dureza do seu coração maligno”. Uma pessoa somente é atingida, quando o seu coração é tocado. Se a palavra, o conselho, o pedido, ou seja, qualquer coisa não chegar ao coração de uma pessoa, nada acontecerá. E como se chegar ao coração de alguém que nem ouve, quanto mais escutar?

E por que as pessoas não ouvem? Algumas pessoas não ouvem porque estão “surdas”. Não com deficiência auditiva, mas com o coração tão duro, tão arrogante, tão senhores da situação, que não conseguem ouvir ninguém à sua volta. Estas pessoas são as donas da verdade, sabem tudo, conhecem tudo e falar com elas é perda de tempo. Vocês querem um exemplo? Vocês já viram aquele casal que briga o tempo todo, não se entendem, se ofendem, já não se respeitam , ou seja, todo mundo está vendo que não dará certo, porém eles teimam em continuar, não ouvem, estão com os ouvidos blindados. Acham que casando as coisas mudarão, acham que tendo um filho as coisas se ajeitarão.
Vocês já viram aquele jovem que está andando com as companhias erradas, fazendo coisas erradas, levando uma vida sem sentido, que os pais chamam, conversam, pedem e nada muda. São chamados de caretas, trogloditas, não sabem nada. Estes também estão surdos. E o interessante é que quando este jovem chega aos 30 anos fica impressionado como os pais aprenderam tão rápido a respeito das coisas.

Estas pessoas estão “surdas”, as primeiras apaixonadas, acostumadas, não sei bem, as segundas são reféns da inexperiência, estão naquela idade que acham que sabem de tudo e sabem muito pouco, porém, o certo é que não conseguem ouvir. E não ouvindo, jamais escutarão.

Porém, existe uma outra classe de pessoas ,aquelas que não querem ouvir. Estas pessoas sabem o que estão fazendo, sabem que precisam mudar, vivem num eterno conflito, mas não dão o passo em direção à mudança. Eu não sei se por acomodação, se por covardia, se chegaram a um ponto que acham que não podem retornar, mas “ preferem andar dentro de seus “próprios conselhos”, mesmo sabendo que estão erradas. E se não querem ouvir, como escutarão.

Se formos graduar as duas classes, é claro que a segunda está mais errada que a primeira, já que uma está agindo por impulso, por emoção, ou seja, não consegue nem ouvir, porém a outra sabe o que está acontecendo, sabem que não devem continuar, porém, por algum motivo, continuam, não querem ouvir.

AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO OUVIR - O certo é que, tanto um grupo quanto o outro, infelizmente, sofrerão as consequências destes posicionamentos. Sim, porque somos reféns de nossas escolhas, as nossas escolhas determinam o nosso futuro.

Podemos encontrar um exemplo do que estamos falando no capítulo 4 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 7, onde encontramos uma história por demais conhecida. Caim e seu irmão Abel trazem ofertas ao Senhor, e diz a Palavra que o Senhor atentou para a oferta de Abel e para a de Caim não atentou. Gostaríamos de comentar algumas emoções sentidas por Caim a partir deste acontecimento:

Ciúme, ira, a ponto de o seu semblante demonstrar isto; cresceu dentro dele o desejo de vingança; tornou-se um assassino;

Outro exemplo que podemos citar está no Livro de Jonas capítulo 1, versículos de 1 a 12. Jonas ouviu o que o Senhor falou com ele, disse-lhe para ir a cidade de Nínive, mas ele preferiu não ouvir, resolveu fugir para a cidade de Tarsis, achou que podia se esconder de Deus, pegou um navio em Jopes. Acabou sendo lançado ao mar, a história, também, nós conhecemos muito bem.

Caim estava surdo, totalmente tomado pela emoção, Jonas não, preferiu não ouvir, mas o que é importante é que os dois sofreram as consequências dos seus atos. Por motivos diferentes, não ouviram e pagaram um preço por isto.

PASSAR A OUVIR PODE MUDAR A SUA VIDA - Onde estamos querendo chegar? O que estamos tentando dizer? Estamos querendo dizer que se você se der a oportunidade de ouvir, você conseguirá escutar e escutando você pode mudar a sua vida. As vezes alguém, com uma simples observação, uma simples palavra pode mudar o seu destino. Mas para isto você tem de estar com o coração aberto. Você precisa permitir que o que foi dito a você saia do seu intelecto e desça ao seu coração.

Muitas vezes as pessoas vão à igreja, ouvem a Palavra, entendem, percebem que é com elas que Deus falou, e nada acontece. Sabem por que? Porque a palavra não chega ao coração, fica somente no entendimento.

Se procurarmos na Palavra encontraremos diversos versículos que tratam do ouvir, da necessidade de ouvir, que é bom ouvir, mas separamos apenas um, que está em Provérbios 19.20, que diz assim: “ Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias”.

Se você ouvir o conselho, prestar atenção para escutar, raciocinar em cima daquilo que foi dito, ponderar, abrir o coração, tiver a humildade de mudar se estiver errado, acertar o rumo através do que escutou, a sua vida mudará. Você estará permitindo que a sabedoria entre na sua vida.
Agora se você ficar com o coração endurecido, na posição que você entende que é a correta, não tiver a humildade de ouvir, acabará mal. Andará para trás e não para diante.

Palavra Fiel Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri