sábado, 14 de abril de 2012

ÍDOLO OU SENHOR?

Gênesis 35:1-2
O desejo de Deus é para que sempre nos livremos dos deuses que nos atrapalham de servi-lo. Deus estava querendo formar um povo somente para ele, exclusivo. Deus não admite dividir sua honra e majestade com nenhum deus. Essa é a adoração verdadeira que Deus espera de cada um de nós. Porém, será que nós, no mundo de hoje, temos a imagem certa de Deus em nossa mente? Será que muitos de nós achamos que estamos servindo um Deus com “D”, mas, na verdade, seguimos um deus com “d”?

Vamos meditar sobre isso.

Definição

Ídolo:
Imagem de falsa divindade que é objeto de culto
Objeto de grande paixão

Um ídolo é algo que nós reverenciamos num culto. Cultuamos um ídolo porque ele nos dá algo em troca.

Exs.:
deus Tupã (trovão, chuva), danças, músicas, rituais, etc. – porque trás benefícios para a
agricultura – prosperidade para a época;
Afrodite, deusa da fecundidade – muitas mulheres ofereciam oferendas a ela para que pudessem engravidar;
Baal – fecundidade, fertilidade e cura – cultos oferecidos a ele para que houvesse riqueza e multiplicação de um povo, curas de doenças;

Infelizmente, hoje em dia, a imagem de Deus tem se confundido com os ídolos do passado. Muitas pessoas, em uma busca frenética por curas, prosperidade, fecundidade, sinais e maravilhas, têm buscado Deus, porém tem colocado ele no patamar dos ídolos. Na verdade, não é Deus que estão encontrando, mas sim um ídolo, que pensam ser Deus. Como nós sabemos que estamos buscando um ídolo, não Deus? Quando se quer algo em troca, quando o cultuamos. Um ídolo é servo do homem... há interesses para o buscarmos. Deus é para ser servido... esquecemos de nossos interesses para buscarmos. (Lucas 9:23) Um ídolo é cultuado só porque podem dar alguma coisa do nosso interesse. Deus é Senhor e domina completamente nossa vida. O problema é que muitos não querem ser dominados por Deus, mas apenas querem ser servidos. Por isso é que há, hoje em dia, no mundo religioso, uma busca incessante por um ídolo que chamam de Deus!

2 Coríntios 2.17
Para os que buscam esse ídolo que chamam de Deus, o evangelho se torna fonte de lucro, de negócio. O Evangelho se torna um produto, como qualquer outro anunciado na TV! Todo e qualquer produto anunciado na TV é colocado como a solução para os seus problemas.

Sua privada está entupida... use o diabo verde
Seu filho está tossindo... vick vaporub
Tem muita barata na sua casa... baygon

As propagandas são criativas, engraçadas, profundas... Nós nem estamos na metade do ano e já tem carro modelo 2012. Os caras querem vender! Não é diferente com o Evangelho...

Tá precisando de cura, um milagre urgente? Vá para a igreja tal.
Tá com problemas financeiros? Faça a campanha dos empresários da igreja tal.
Tem problemas amorosos? Faça a mandinga disfarçada de “cristã” da igreja tal.
TUDO ISSO É IDOLATRIA!

O culto deixa de ser um local onde, em comunhão, animamos e inspiramos um ao outro, para ser um local de busca individual da solução de problemas!

IDOLATRIA!

A palavra culto significa serviço!

Espanhol – servicio,
Inglês – service.

Quem está indo aos cultos para servir? Você se sentiria mal se alguém perguntasse para você há quanto tempo você não trás um visitante ao culto para estudar a Bíblia e ser um discípulo de Jesus (serviço)? Servir é isso... levar pessoas para Deus, ajudar um irmão no convívio, se envolver em estudos bíblicos com alguém. Ninguém aqui está te chamando para você fazer parte de nossa igreja... mas para ser um discípulo de Jesus.

Marcos 8.35
Pelo Evangelho e por Jesus... o que você é capaz de fazer ou deixar de fazer? Muitos se cansam demais com o trabalho no mundo e não têm mais energias e ânimo para trabalhar para Deus. Mas só assim seremos salvos! Se você quiser ser cristão, só Jesus pode ser o Senhor de sua vida! Ele manda em você e não você manda nele! Ele põe as condições e não você!

1 João 2:3-6
Não há dois níveis de aceitação para Jesus. Não há exceções. Todos que querem ter Deus como Senhor, não como ídolo, devem andar como Jesus andou. Muitas pessoas já não estão mais em nosso meio porque foram confrontadas para serem discípulas de Jesus. E talvez, outras não estarão mais a partir do mês que vêm, porque estão sendo chamadas para serem discípulas. Muitos de nós têm uma “zona de conforto” no coração que, quando alguém tenta lidar, essa pessoa vira alvo de criticas. Será que isso é ser igual a Jesus? Normalmente há os que não gostam de pregações que lidam com os pecados, porque são orgulhosos e não aceitam a repreensão. Porque não levam a sério o pecado, amenizam o pecado. Chamam-no de probleminha:

Se fulano é materialista, chamam de “um pouco descontrolado em seus gastos”
Se fulano está com amargura (pecado), falam que está “machucado no coração”
Se beltrano mente, falam que é uma mentirinha boba
Se alguém bebe frequentemente, dizem que é uma fraqueza, coitado

Isso impede de darmos a devida seriedade ao pecado, e faz com que não haja arrependimento. Com os probleminhas a gente vai lidando. Não precisa arrepender. Com os pecados, nós nos arrependemos. Há alguma área na sua vida que, se eu pregar de púlpito, virarei alvo de suas críticas?

Imoralidade sexual Deixar aquele relacionamento imoral que desagrada a Deus.

Mentiras e ganhos desonestos no trabalho Às vezes um discípulo perde um ótimo emprego porque fala a verdade, você está disposto a isso?

Oferta e dízimos (mexe no bolso)? Esse é um assunto delicado e talvez o mais criticado, porque mexe com quem é materialista. Deus prova nosso coração nos dízimos, o quanto realmente somos totalmente entregues à causa de Deus para o avanço do seu Reino.

Evangelismo, bate-papos, visitantes, estudos bíblicos, presença nos cultos de semana? Com Jesus é “tudo ou nada”. Não existe uma área de escape, como nos restaurantes, para fumantes, onde você ter opção. Se não for assim, seremos uma igreja morna... o que é pior do que ser uma igreja fria... porque dá a falsa sensação de que estamos sendo salvos. Uma igreja morna é uma igreja cheia de gente hipócrita. Jesus convertia pecadores, mas não hipócritas, sabe por quê? Porque a hipocrisia blinda os corações... dá falsa sensação de certeza e salvação! Jesus não alcança um coração que pensa que já está alcançado. Há os que vem aqui com a expectativa de serem servidos. Esperam um local onde consigam se sentir bem, consigam dar uma boa influência para seus filhos,
tenham amizades saudáveis, fazem o que querem, etc. Infelizmente a igreja tem se tornado um local para que pessoas se sintam bem e não um local de serviço. Por isso que, quando chove, ou se faz um friozinho... a pessoa tem a opção de não vir à igreja.

Mateus 28:19-20
Quando se cultua um ídolo, e não a Deus, a expectativa é de receber e não de servir, não é de estar na missão. Então começamos calcular o custo/benefício... “puxa vida, ônibus lotado, chuva e frio... eu quero é ficar em casa assistindo meu programinha de TV debaixo da coberta”. Outros se cansam demais com o trabalho no mundo e não têm mais energias e ânimo para trabalhar para Deus. Sabe por quê? Porque quando Deus é um ídolo para você, você o coloca como uma opção. Você pode ser devoto de Sto. Antônio, São Francisco, Nossa Senhora da bicicletinha... É opção e não servidão!

Onde estão os homens e mulheres de coragem que vão levar Deus a sério? Que vão colocar Deus acima de seus próprios interesses. Deus deu-nos uma missão: evangelizar o mundo. O que você está fazendo para cumprir esse chamado? Isso mostra realmente se nós temos Deus como Senhor ou ídolo.

1 João 5:21
Filhinhos, guardem-se dos ídolos Verdadeira motivação para vencer:

Hebreus 12:3
Que nossa mente esteja em Cristo... assim não vamos nos cansar, apesar das oposições dos pecadores.

Evangelista Renato Tria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri