domingo, 25 de janeiro de 2015

O DNA DA SALVAÇÃO EM JUDÁ E TAMAR



Os filhos gerados por Jacó, que é Israel, foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser. Os filhos de Judá foram Er, Onã e Selá; estes três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia. E Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do Senhor, que o matou. Porém, Tamar nora de Judá, lhe deu à luz Pérez e Zerá. Ao todo os filhos de Judá foram cinco.

A salvação vem do Senhor, e Ele decide como salva a cada um e a cada qual, e sábio é todo aquele que não se escandalizar diante de Seus feitos. O que está transcrito acima é a genealogia dos filhos de Jacó, e o início da genealogia de Judá, um de seus filhos. Judá virou referência messiânica na genealogia histórica da salvação.

Quem lê Mateus 1, fica logo sabendo que é de Judá que vem o rei Davi, e é de Davi que procede Jesus, o Cristo. Além disso, todo o resto da história de Israel, depois de Judá ganhou a vitalidade de um ramo novo e forte, donde procede sempre o Renovo da Graça entre os filhos de Abraão.

O que me chamou a atenção, hoje, na leitura do texto acima, não me veio como uma “revelação”. Ao contrário, já falei, escrevi e afirmei inúmeras vezes o que disse acima e também direi a seguir. O que me chamou a atenção na genealogia do livro de Crônicas, foi o seguinte:

1. Judá casou com uma importante mulher cananéia, e dela gerou três filhos. Sendo que o primogênito nasceu e cresceu com perversidade no coração. A tal ponto que a Bíblia diz que Deus o matou. Você pode imaginar Deus matando o primogênito de Judá? Ora, se assim foi, fica provado que não havia qualquer virtude em Judá na produção de filhos melhores para Deus. Não era Judá quem dava filhos a Deus. Era Deus quem dava filhos a Judá.

2. O Ato Redentor na vida de Judá, foi um ato moralmente incestuoso e indecente aos nossos sentidos. Aquilo que Deus realizou para salvar o DNA da Salvação Histórica, nos é moralmente ofensivo e repugnante. Por muito menos temos “desmaios” freqüentes. Há, porém, um “porém” quando se estabelece a distinção entre os filhos de Judá com a cananéia, e a geração de Judá na esperança da Graça.

Assim é que Gênesis 38 conta a história. Leia com carinho e atenção. Nesse tempo Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa dum adulamita, que se chamava Hira, e viu Judá ali a filha de um cananeu, que se chamava Suá; tomou-a por mulher, e esteve com ela. Ela concebeu e teve um filho, e o pai chamou-lhe Er. Tornou ela a conceber e teve um filho, a quem ela chamou Onã. Teve ainda mais um filho, e chamou-lhe Selá. Estava Judá em Quezibe, quando ela o teve.

Depois Judá tomou para Er, o seu primogênito, uma mulher, por nome Tamar. Ora, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão. E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele.

Então disse Judá a Tamar sua nora: Conserva-te viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem; porquanto disse ele: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e morou em casa de seu pai. Com o correr do tempo, morreu a filha de Suá, mulher de Judá. Depois de consolado, Judá subiu a Timnate para ir ter com os tosquiadores das suas ovelhas, ele e Hira seu amigo, o adulamita. E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timnate para tosquiar as suas ovelhas.

Então ela se despiu dos vestidos da sua viuvez e se cobriu com o véu, e assim envolvida, assentou-se à porta de Enaim que está no caminho de Timnate; porque via que Selá, o terceiro filho de Judá, já era homem, e ela lhe não fora dada por mulher. Ao ver a Tamar, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.

E dirigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me estar contigo!—porquanto não sabia que era sua nora. Perguntou-lhe ela: Que me darás, para estares comigo? Respondeu ele: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. Perguntou ela ainda: Dar-me-ás um penhor até que o envies? Então ele respondeu: Que penhor é o que te darei?  Disse ela: O teu selo, o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. Ele, pois, lhos deu, e esteve com ela, e ela concebeu dele. E ela se levantou e se foi...tirou de si o véu e vestiu outra vez os vestidos da sua viuvez. Depois Judá enviou o cabrito por mão do seu amigo o adulamita, para receber o penhor da mão da mulher; porém ele não a encontrou. Pelo que perguntou aos homens daquele lugar: Onde está a prostituta que estava em Enaim junto ao caminho?  E disseram: Aqui não esteve prostituta alguma. Voltou, pois, a Judá e disse: Não a achei; e também os homens daquele lugar disseram: Aqui não esteve prostituta alguma. Então disse Judá: Deixa-a ficar com o penhor, para que não caiamos em desprezo; eis que enviei este cabrito, mas tu não a achaste.


Passados quase três meses, disseram a Judá: Tamar, tua nora, se prostituiu e eis que está grávida da sua prostituição. Então disse Judá: Tirai-a para fora, e seja ela queimada. Quando ela estava sendo tirada para fora, mandou dizer a seu sogro: Do homem a quem pertencem estas coisas eu concebi. Disse mais: Reconhece, peço-te, de quem são estes, o selo, o cordão, e o cajado! Reconheceu-os, pois, Judá, e disse: Ela é mais justa do que eu, porquanto não a dei a meu filho Selá. E nunca mais tocou nela como mulher.


Sucedeu que, ao tempo de ela dar à luz, havia gêmeos em seu ventre; e dando ela à luz, um pôs fora a mão, e a parteira tomou um fio encarnado e o atou em sua mão, dizendo: Este saiu primeiro. Mas recolheu ele a mão, e eis que seu irmão saiu; pelo que ela disse: Como tens tu rompido! Portanto foi chamado Pérez.  Depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e foi chamado Zerá.

Esta é a história, conforme a Bíblia.

O problema é que Deus resolveu o problema de Judá com uma solução estranha e bizarra: Tamar era nora de Judá, e foi ela aquela que se disfarçou de prostituta a fim de conceber do sogro—ela sabia o sogro que tinha! Tamar fez-se passar por uma “mulher da vida”, e seu sogro, ao passar, desejou-a. Então, ela “negociou” com Judá um pagamento pelo serviço. Como Judá não tivesse o “dinheiro” na hora, mas a “hora urgisse” assim mesmo, deixou com ela penhores para um resgate no dia seguinte.

Assim, um filho mau morre... Outro filho egoísta morre... Uma nora boa é deixada viúva... Um sogro indiferente ou magoado, não realiza o Direito da Vida, conforme o costume. E, então, é apanhado nas armadilhas de seus próprios desejos, a fim de engravidar a própria nora do filho que estaria na seqüência genealógica da salvação histórica. Vá entender!

Quanto mais eu leio a Bíblia, mas certo eu fico de uma coisa: Quão insondáveis são os Seus caminhos! Quão inexcrutaveis os Seus desígnios! Quão maravilhosos e misteriosos são todas as veredas de Deus! Quem foi o Sue conselheiro? Que poderá aconselhá-Lo? Assim, a mais estranha das histórias realiza a mais louca das Promessas: Trazer Deus para a morada dos homens, pois, o Filho do Homem, era filho de Judá e Tamar.

O homem espiritual discerne todas as coisas. O homem carnal, com elas se escandaliza, pois, lhe são loucura, visto que apenas se deixam discernir espiritualmente. Desse modo, Deus salva a quem quer, como quer e onde quer, e não se aconselha com ninguém acerca do bem que deseja realizar num mundo caído, onde nem sempre o Bem se realiza como algo Imediatamente Bom, visto que as coisas existem em permanente estado de contradição.

Mas Deus faz haver um “Porém” onde a coisa-em-si seria para nós “o próprio porém...” maligno das coisas. Só Deus sabe onde há um “porém negativo” e um “porém positivo”. Os nossos “poréms” não são os “poréms” de Deus, e os Dele não são os nossos. Portanto, não faça de seu “porém”, um “porém” para Deus. Antes, aceite o Porém de Deus quando ele se manifestar. Mas não ande pela vida criando “poréms”. Deus faz as coisas se transformarem em outras, mas não nos dá consentimento para caotizar a vida em nome da Soberania de Deus.

Essa “leitura” nem sempre é feita na hora em que as coisas que nós chamamos de ruins estão acontecendo. Judá, todavia, acolheu a Tamar e ela lhe deu a descendência que a ele daria sucessão, não qualquer sucessão, mas aquela que nos leva direto ao Emanuel: Deus Conosco!

Caio
Escrito sem correções. Foi apenas um “derrame” (27/07/03).
FONTE: http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02236

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri