sexta-feira, 14 de novembro de 2014

COLOQUE NO CESTO E ENTREGUE NAS MÃOS DE DEUS


Texto: Êxodo 2:1-10

Introdução:

Pressionados pela possibilidade de perder um filho querido! Ameaça para as suas vidas! A injustiça e a discriminação! A pobreza extrema e o trabalho duro! Estes eram os grandes desafios que a família de Moisés estava enfrentando. Eles encontraram a resposta através do cesto. O cesto guiado pela mão de Deus, o cesto da intervenção divina.

Vamos observar algumas lições da família de Moisés e encontrar resposta para os nossos próprios desafios da vida. A narrativa bíblica seguinte descreve a situação:

Êxodo 1:6 - “Sendo, pois, José falecido, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração”.

Êxodo 1:8 - “Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”

Êxodo 1:9 - “o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós”

Êxodo 1:15 - “E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá)”

Êxodo 1:16 - "e disse: Quando ajudardes no parto as hebreias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva”

Êxodo - 1:17 - “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida”

Êxodo - 1:22 - “Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”
Razões para entregar nossa confiança na mão de Deus

I. Tempos e estações são imprevisíveis

Êxodo 1:8 - “Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”.

Êxodo 1:22 - “Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”

Êxodo 2:1 - “E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi”
Os judeus provavelmente não previram este momento em particular quando o Faraó, que respeitava José faleceu e o novo faraó que não conhece a contribuição de José para o Egito, passou a reinar no Egito.

As situações de mudanças políticas e econômicas devem lembrar-nos de confiar em Deus do que nos homens, pois somente Ele é imutável.

II. O poder e a capacidade humana têm limitações V.2-3

Durante três meses, mãe de Moisés consegue esconder a criança dos soldados que estão fazendo cumprir o decreto do Faraó para matar os meninos judeus. Mas eles sabem que mais cedo ou mais tarde, eles vão descobrir a criança. Desta vez eles têm de confiar à criança na mão de Deus.

Muitas vezes, as pessoas só descobrem os caminhos de Deus quando chegam ao limite. Nós descobrimos a força de Deus no final de nosso próprio poder.

III. Deus pode usar coisas e pessoas comuns para realizar seu plano V.4-5

Com Deus, todas as coisas impossíveis podem acontecer:
O cesto de lixo pode ser a cesta da confiança!
O rio da morte pode ser um rio de oportunidade
A menina inocente pode ser uma conselheira sábia!
A filha dos inimigos pode ser um grande apoio!

IV. Só Deus pode tocar o coração V.6

Quando Deus toca o coração, o choro do irritante do bebê pode ser uma doce música para o coração. Não há necessidade de pedir misericórdia humana quando você encontra a misericórdia de Deus. Quando encontramos o favor de Deus, podemos também encontrar o favor até do inimigo.

V. Deus pode dar sabedoria para os ignorantes V.7

A menina não precisa ser educada para ler e agarrar a oportunidade escrita pela mão de Deus. Sem dúvida, Deus é o diretor desse drama da vida real. Ele deixou todas as situações trabalhar para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito. Deus sabia de antemão que o bebê Moisés seria lançado no rio por sua mãe. Assim, Ele envia o socorro para salvar o bebê antes mesmo de ele ser jogado lá. Verdadeiramente Deus é Jeová Jiré. O Senhor proverá.

VI. Deus pode reverter tudo V.8-9

Antes da mãe pela fé, jogar o bebê no rio, a família tinha 3 grandes problemas, Pobreza, Segurança e manter o bebê vivo. Eles agem pela fé, deixando Deus se mover e fazer sua parte. Na seguinte hora, não só a vida do bebê foi poupada, mas seus três grandes problemas foram resolvidos por Deus.

Podemos com segurança e ousadia dizer que sempre que o problema vem, devemos jogá-los no cesto de Deus!

VII. Deus tem um plano e ele está no controle para cumpri-lo V.10

Hoje, cada povo que crê na Bíblia conhece a história. Deus levantou e usou o menino Moisés para se tornar o libertador do povo de Israel da escravidão do Egito. Mas se a mãe de Moisés não tivesse confiado em Deus e colocado o bebê no cesto de Deus, não haveria Moisés, o grande líder.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA

PROJETO AQUILA NA CASA MARCELO E VÂNIA
Viva essa comunhão com o Senhor! Bíblia é vida!

TUA MÃO ESTÁ SOBRE MIM

O PROCESSO

MINHA RAINHA

MINHA RAINHA
Sem palavras! Da morte para vida, e vida com abundância. Namorada, noiva, esposa, amante, mulher. Minha herança, bênção de Deus na minha vida. Caminhando para o oitavo ano de amor, respeito, paixão, compreensão, brigas, perdão. Hoje com mais uma das surpresas de Deus. Após 7 anos casados legalmente como o povo gosta de saber, cartório, igreja, estamos a beira de mais uma dadiva de Deus em nossas vidas. Isabel Raineri. A caçulinha da Familia Raineri. Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo. Vai ser mais que demais. Te amo Neguinha hoje e sempre. Rumo a eternidade. Choramos, sofremos, cultuamos, louvamos, clamamos, adoramos, VALEU A PENA!!! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)

FESTA NO CÉU (VÂNIA RAINERI)
"Para entrarmos no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espirito". Que alegria Deus nos deu em 12/04/2009, com o batismo da minha amada esposa Vânia Raineri. Que essa salvação seja a primeira de muitas em meio a nossa familia. Deus mais uma vez foi glorificado.

FESTA NO CÉU (VANESSA)

FESTA NO CÉU (VANESSA)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Neguinha que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)

FESTA NO CÉU (NATÃ RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Careca que Deus o revista com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)

FESTA NO CÉU (INGRID RAINERI)
Dia 16/09/2012 um marco na Família Raineri. Uma alegria sem igual com o primeiro passo para uma vida de comunhão com Deus. Está foi mais uma vitória conquistada pelo Senhor, debaixo de muita oração, jejum, monte, e Bíblia. Gui que Deus a reviste com todo conhecimento imensurável, sabedoria fora do comum, discernimento extraordinário, e muito amor pela Palavra de Deus. Que o derramar do Espirito Santo de Deus seja uma constante em sua vida. Te amamos.

FESTA NO CÉU (LIDIANE)

FESTA NO CÉU (LIDIANE)
Mais uma vitória pra Deus! Oh glórias!!!

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)

FESTA NO CÉU (FAMÍLIA PEREIRA)
Os batismos, de Talita, Fabinho e Natalia, em janeiro/11, foi uma tremenda alegria de Deus para a Familia Pereira. Graças ao nosso amado Jesus Cristo, que usando o Irmão Edson e Alessandra com o seu amor, o céu festejou mais essa vitória para o Reino de Deus.

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)

FESTA NO CÉU (CAROL RIBEIRO)
Glórias a Deus!!! Mais uma vitória da Família Pereira. Carolina Costa Ribeiro, namorada do Fabinho, para glória e honra do nome do Senhor Jesus Cristo, desceu as águas do batismo neste ultimo dia 25/01/13. Deus abençoe. Nós amamos vocês e essa alegria é nossa alegria. Grande abraço, Família Raineri.

N.S.R - PORQUE EU TE AMEI

MEU MILAGRE by Ingrid Gabriele Raineri