O que é LOUVOR - Louvor é quando falamos do nosso amor por Deus. Te Louvarei, não importa as circunstâncias... Senhor Deus da minha vida, to precisando de ti... Ao unico que é digno de receber...
O que é ADORAÇÃO - Adorção é quando falamos dos atributos de Deus. Sim, Deus é fiel para cumprir toda palavra dita a mim... Não há Deus maior, não há Deus menor... Independente de ritmo.
O louvor vem de baixo para cima e a adoração de cima para baixo. No louvor, estamos falando da nossa confiaça em Deus, do nosso amor, dizendo que o louvaremos não importa as circunstâncias; Na adoração, estamos falando da nossa devoção a Deus: Sim, Deus é fiel para cumprir toda palavra dita a mim; Não há Deus maior, não há Deus menor.
Qual o propósito dessa comparação? O que isso tem haver com o chamado de um adorador, de um Ministro de louvor?
“Disse também o Senhor a Moisés: Eu mesmo escolho os levitas (Adorador) dentre os israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher israelita. Os levitas são meus...” (Números 3:12). Deus deixa claro que Ele é quem escolhe um ministro(a) de Louvor; É Ele quem determina quem será o seu canal de bênção entre o céu e a igreja; É Ele quem chama o(a) adorador para servir em seu ministério.
O CHAMADO
Não somos nós quem escolhemos o Ministério de Louvor, Deus é quem nos escolhe para servirmos como Ministros de Louvor em sua casa. Vemos em Levítico 8:1-6,12 O chamado de Arão e seus filhos para serem os Sacerdotes do Louvor na quela época. O mesmo vemos também em Deuteronômio 10:8 Quando Deus manda chamar a Tribo de Levi. Então pare com aquele papinho “eu quero, eu vou, eu sou musico por isso, eu, eu, eu...”, você só vai ser alguma coisa se Deus assim o quiser. Deus não está preocupado com a sua vocação, pois Ele capacita quem Ele quer, e quando Ele quer; Deus está atrás daqueles que tem o coração de servir a Ele sem barreiras, em Espírito e em Verdade. Deus está em buscar dos verdadeiros adoradores.
DE ALMA LIMPA
Esse é um ponto onde muitos tropeçam. A palavra de Deus diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5,7-8 “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados; abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Porque Deus não nos chamou para impureza, mas para a santidade. Porque aquele que rejeita essas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo”. Há dois pontos envolvendo essa santificação de Deus:
SANTIFICAÇÃO DO CORPO
A purificação do corpo; Ser um homem de Deus na frente do louvor é ir além da renuncia que normalmente passamos a conhecer quando estudamos a Palavra de Deus, de negar a si mesmo por amor a Cristo; Porque neste caso, tem haver, com voluntariedade a Deus, é de livre e espontânea vontade. É entender por exemplo, que na vida de um ministro de Louvor não há mais espaço para bebidas alcoólicas, e nem um tipo de bebida fermentada, nem imoralidade sexual, orgias e libertinagens. Quando Deus chegou pra Arão e disse: “Você e seus filhos não devem beber vinho, nem outra bebida fermentada antes de entrar na tenda do encontro, se não vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações. Vocês tem que fazer separação entrego o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhe deu por meio de Moisés” (Levítico 10:8-11). Deus quando disse essas palavras a Arão, o mesmo tinha acabado de perder Nadabe e Abiu, seu filhos, que trouxeram fogo profano pra frente do altar, e Deus os consumiu dentro do tabernáculo por tal blasfêmia (Levítico 10:1-2).
Decreto perpétuo, quando Deus diz essa palavra, isso estende-se até os dias de hoje, pois quer dizer eterno para todos os levitas (Adoradores). É triste ver mundo a fora, muitos ministros(a) de louvor, que sai no sabadão a noite ou qualquer outro dia da semana, toma lá suas paradinhas, como diz os jovens hoje em dia, e depois vem para o culto, na frente do rebanho amado do Senhor, Ministrar o louvor como se fosse algo natural. Precisamos entender a vontade de Deus quando a Palavra nos alerta em fazer a separação entre o santo e o profano. Ah, para com isso a Bíblia condena a embriaguez, uma cervejinha não faz mal pra ninguém. Pode até ser uma verdade pra você, mas não pra Deus. Ah, tem também aquele ministro(a) que acha que não precisa ser tão santo assim. Ah é muita santidade irmão. Como não falar da masturbação; do namoro impuro; do adultério; da imoralidade sexual; Deus criou o casamento e não o ficar, nem o namoro impuro, nem o amigado com fé casado é; ser cristão já é sério, ser um adorador na casa do Pai, é dupla responsabilidade diante de Deus. Mas infelizmente há muitos que adoram a Senhor, brincando de cantor e achando que tudo pode.
Realmente é verdade, é muita santidade, porém é um decreto de Deus, é a vontade de Deus, é uma exigência do Altissimo. Não podemos fazer do altar do Senhor uma troca de vaidades, um momento para alimentar o ego pessol, querendo receber a glória que é de Deus e acreditar que isso é normal. Pior que muitos ainda acreditam que é só pedir um perdãozinho antes de começar o culto quee está tudo certo. O perdão só vem com arrependimento. Se essa conduta é uma pratica constante, não está havendo arrependimento, e sim uma busca constante pelo pecado e não de santidade. Porém quem será julgado com maior rigor, é o diregente local, que permite essa negligência Ministerial, por causa muitas vezes do talento desse Ministro(a) e não pelo temor que ele deveria ter pelo Senhor.
Mas se você vai além como ministro(a) de louvor, como adorador, esses desejos morrem naturalmente em seu coração, pela dependencia da Palavra de Deus e pelo Espírito Santo. Os filhos de Eli em 1 Samuel 2: além de roubar os dízimos e ofertas, ainda tinham relações com as irmãs do tabernáculo, isso além de trazer maldição sobre o povo, sendo derrotados pelos seus inimigos, ainda os levou a morte. Cantar qualquer um canta, mas adorar vai além da compreensão humana. E para que o céu se abra, a santidade é uma virtude exigida por Deus.
SANTIDADE ESPIRITUAL
Extremamente necessário tal orientação.
Não resistir ao Espírito (Atos 7:51) e sim obedece-lo;
Não entristecer o Espírito (Efésios 4:30), não flertar com o pecado , não deixar-se seduzir por ele;
Não apagar o Espírito (1 Tessalonicenses 5:19), Não se entregar ao pecado; não se desviar do caminho que o Senhor escolheu pra mim e pra você;
A santidade espiritual é uma prática constante de oração, jejum, Bíblia diariamente, testemunho de vida e uma entrega constante a Deus, vida no Altar, uma vida de exemplo. Como um ministro de louvor, pode acreditar que sair pro pagadão, batidão, ou forrozão, na night e depois crer que será tudo normal num culto. Deus é amor, mas também é justiça. Não dá pra brincar de ser crente, muito menos brincar de ser ministro de louvor. Porque o diabo não brinca de ser diabo. Ele pega a brecha e devasta a Igreja. Porque numa situação dessa, o ministro que negligência o seu ministério já é dele. Não dá pra ministrar pra satanás no barzinho da esquina com musicas profanas e ministrar pra Deus num culto de Santa Ceia, por exemplo. A Palavra diz em 1 Coríntios 10:19-22 “Portanto, que estou eu querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com o demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes que Ele?
Talvez até aqui você esteja pensando, que eu sou louco. Mas a resposta da escritura acima revela a vontade de Deus. A hipocrisia tem tomado conta de muitos. A explosão gospel tem trazido homens e mulheres preocupados com o seu bem estar, com o seu lucro pessoal e/ou com a sua vaidade. Ouça o que Deus fala nas Escrituras e pratique. Seja um adorador comprometido com Deus e não com o que desagrada o coração de Deus. Ouça tudo aquilo que edifica o nome de Deus e não aquilo que edifica a mesa dos escarnecedores. Quando você tomou posse do seu chamado, você também tomou posse das renuncias a serem feitas. Santidade é algo sério principalmente na vida de um adorador.
QUANDO NÓS COMO MINISTRO DE LOUVOR, ESTAMOS APTO PARA MINISTRAR O LOUVOR?
Após ter recebido o chamado de Deus; Pois é Deus quem nos escolhe;
Após ter entendido o sentido da santidade corporal e espiritual;
Ai sim, vem a ministração.
Precisamos entender ter a convicção da vontade de Deus para vida de um adorador;
1) Precisamos entender que não somos estrelas gospel num palco fazendo um show. Somos o apoio do anjo da igreja, do mensageiro da palavra, do dirigente local da congregação (Números 18:2, Malaquias 2:7); A palavra nos ensina que primeiro há a necessidade da pureza, santificação para depois o adorador ministrar o louvor (Números 8:20-22);
2) Devemos ser exemplos também em nossos dízimos e ofertas (1 Cronicas 29:6-9);
3) Parte da vida de um adorador é interceder pelo povo em meio aos louvores e à adoração (Números 8:19);
4) É preciso ter a convicção de que o louvor e adoração, geram cura, libertação e salvação (2 Crônicas 20:18-24, 1 Samuel 16:23, Atos 16:25);
Entendendo esses princípios básicos e esses conselhos de Deus, estaremos preparados para ministrar o Louvor e adoração aonde quer que Deus coloque a planta de seus pés.
COMPROMETIMENTO COM DEUS
1) SUBMISSÃO - O comprometimento vem de um coração submisso a liderança de Deus e da igreja (Levítico 8:35-36);
2) PRATICANTE DA PALAVRA - Se faz necessário ser um praticante da Palavra de Deus, ser dependente da Bíblia; obedecer as normas, estatutos, doutrinas, dogmas, liturgia do culto da igreja e/ou congregação que você decidiu fazer parte (1 Cronicas 23:28-32);
3) ESTAR PRESENTE - É dever dos adoradores, estarem em todos os eventos da igreja, inclusive nos ensaios (1 Cronicas 23:28-32). As pessoas precisam entender que o adorador se amolda ao ministério para qual ele(a) foi chamado(a) e não o ministério é que tem que se amoldar as necessidades do adorador. O pulpito não é um trampolim para a fama, estar na frente do rebanho de Deus é estar disposto a se humilhar cada dia mais diante de Deus conforme as suas diretrizes e não as nossas (Números 1:47-54, Números 3:7-8);
4) RENUNCIA PRÓPRIA - O adorador, ele se dispõe sempre à apoiar, ajudar, ele abandona seus próprios interesses em beneficio do povo, para que o nome de Deus seja glorificado (2 Crônicas 11:13-17);
5) DEDICAÇÃO - O adorador é dedicado a obra do Senhor; Ele busca sempre inovar para que o nome de Deus seja engrandecido; Compor, criar, buscar novos cânticos, para que a congregação exalte o nome do Senhor (Números 8:10-11). Um adorador se dedica a louvar e adorar ao Senhor e busca sempre a santidade na sua plenitude, para que Deus possa usar a vida dele para que seus fiéis sejam tocados, curados, libertos, e salvos, para a glória do nome de Deus.
CONCLUSÃO - Qualquer um pode até cantar, mas louvar e adorar ao Senhor, são para poucos que tenham a ousadia de obedecer a Palavra ministrada pelo Senhor. Ser um adorador é a maior recompensa que muitos ainda não consegue entender e/ou aceitar. Adorar a Deus é um privilégio. Ser um canal de bênção por onde quer que Deus o envie, é uma das melhores formas de exaltar e engrandecer o nome de Deus.
Os adoradores são abençoados por Deus (Números 35:1-8);
Os adoradores pertencem a Deus (Números 3:5-7, 11).
Adore ao Senhor com todo o seu coração, com toda as suas forças, com todo o seu entendimento, e com toda a sua alma.
Lembre-se das Palavras do Senhor em Isaías 41:9-10 “Eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: Você é meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você;não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”.
Não deixe que acusações o tire da presença do Senhor. Não permita que murmurações causem divisões no ministério que Deus entregou nas suas mãos. Normalmente os que reclamam, os que murmuram, os que causam divisões, os críticos, os caluniadores, os negligentes na obra do Senhor, são os que não tem exemplos pra dar, e os que raramente fazem alguma coisa pra Deus, e vivem ausentes. E quando estão presentes querem sair na foto, e quando isso não acontece, a sindrome de Saul acontece, inveja, perseguição, murmuração, e todo tipo de males.
Que Deus, possa te-lo(a) tocado no intimo do seu ser através da sua Palavra. E possa te-lo(a) levado a uma profunda meditação do que você precisa mudar para adorar ainda mais ao Senhor. A nossa meta é engrandecer sempre o nome de Deus através da plenitude da sua Palavra. Que Ele continue nos inspirando com o seu Espírito Santo, para sempre estarmos com a nossa botija cheia de azeite, para que o balsamo recaia sobre a sua vida cicatrizando as feridas e trazendo um avivamento, um renovo espiritual nessa Caminhada com Jesus.
A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa.
Se a visão é de Deus a base é Bíblica.
Ajude a salvar o planeta, SEJA UM PRATICANTE DA PALAVRA DE DEUS!
Projeto ÁQUILA Família é tudo! Bíblia é vida!
Até a próxima.
Verdade pura
ResponderExcluir