O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. Não tenho paz, nem tranquilidade, nem descanso; somente inquietação" (Jó 3:25-26).
Ressentimento é uma doença que mata, ou de forma espiritual e/ou física. A grande maioria das pessoas já ouviram falar no termo: "A paciência de Jó". Que se originou no Livro Bíblico citado dentro da teologia como um dos mais antigos escrito na Palavra de Deus.
Um livro que relata a vida de Jó, um homem integro, justo e que temia a Deus. Contou com o testemunho do próprio Deus que disse a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 1:8).
Porém, vemos em meio as palavras do texto base, que havia algo mais no coração de Jó. Um homem integro, justo, que temia a Deus. Por que um homem com todas essas qualidades tinha receios no seu coração? Um homem que foi elogiado por Deus. Que receio era esse que tirava-lhe a paz? Que receio era esse que perturbava sua tranquilidade? Que receio era esse que o fazia perder o sono e o mantinha preocupado?
Vamos viajar juntos num universo por detrás da vida reta e irrepreensível de Jó.
Um livro que relata a vida de Jó, um homem integro, justo e que temia a Deus. Contou com o testemunho do próprio Deus que disse a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 1:8).
Porém, vemos em meio as palavras do texto base, que havia algo mais no coração de Jó. Um homem integro, justo, que temia a Deus. Por que um homem com todas essas qualidades tinha receios no seu coração? Um homem que foi elogiado por Deus. Que receio era esse que tirava-lhe a paz? Que receio era esse que perturbava sua tranquilidade? Que receio era esse que o fazia perder o sono e o mantinha preocupado?
Vamos viajar juntos num universo por detrás da vida reta e irrepreensível de Jó.
1) O QUE ELE PERDEU? Riqueza, bois, Jumentos, Ovelhas, Camelos e empregados (Jó 1:14-17); Filhos (Jó 1:18-19); O respeito da esposa (Jó 2:9); amigos (Jó 12:4);
Jó tinha tudo o que qualquer homem almejaria ter nos dias de hoje. Mas no fundo, no fundo, ele não tinha tudo. Mesmo sendo o homem mais rico do oriente (Jó 1:3), reto e justo aos olhos do Senhor, havia um grande vazio a ser resolvido em seu coração. Ele precisava se livrar de algo que o perturbava.
Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho. Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim. Até os meninos zombam de mim, e dão risada quando apareço. Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim (Jó 19:14-19).
Os ressentimentos começaram a vir a tona. Jó começou a jogar pra fora tudo aquilo que estava em seu coração antes de acontecer.
FILHOS - Seus filhos não eram entregues a Deus, não havia comprometimento com Deus, vemos isso em Jó 1:5, sempre que terminava o período dos banquetes, Jó oferecia sacrifícios e holocaustos a Deus, sendo que esse voto deveria ser dos filhos. A Palavra de Deus diz: "Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre" (Salmos 49:7-8). Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus (Romanos 14:11-12). A Palavra nos ensina que a salvação é individual, que cada um prestará contas a Deus de seus atos. Esse ressentimento pairava no coração de Jó referente aos seus filhos. Pois ele buscava prestar contas a Deus dos possíveis pecados de seus filhos. Sendo que a responsabilidade era deles e não de Jó. Havia um receio espiritual sobre a vida dos filhos.
AMIGOS - "Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso! (Jó 12:4). Aqueles que deveriam ser um apoio na ausência da família, além de lhe darem as costas, ainda zombavam do seu estado deficiente. É triste quando pensamos: "Será que quando o meu dinheiro acabar, meus amigos vão continuar fieis em nossa amizade?". O desapontamento foi confirmado com as atitudes dos que lhe cercaram após a perda de tudo.
Jó temeu tudo isso, e os ressentimentos se confirmaram no seu intimo e em seu temor. Seus medos se tornaram uma realidade em sua vida. Há um detalhe muito forte nessa reflexão, quando satanás compareceu perante ao Senhor e quando Deus citou Jó, ele já conhecia as fraquezas daquele homem, como ele conhece as nossas. E quando o Diabo recebeu a permissão para tentar o mesmo, ele foi com tudo para cima dos receios de Jó. E ele sabia que diante de toda aquela vida reta e justa haviam fraquezas que ele poderia explorar. O orgulho e os ressentimentos eram características fortes no coração de Jó.
Os discursos de Jó são totalmente depressivos e demonstram o seu orgulho e os seus receios:
PERDEU A ESPERANÇA - "Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro? Acaso tenho a força da pedra? Acaso a minha carne é de bronze? Haverá poder que me ajude, agora que os meus recursos se foram? (Jó 6:11-13)";
PERDEU O GOSTO PELA VIDA - Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado. "Conquanto eu seja íntegro, já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida. "Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei (Jó 9:20-21; 10:1);
PERDEU A VISÃO ESPIRITUAL - Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz. Mesmo que eu o chamasse e ele me respondesse, não creio que me daria ouvidos. (Jó 9:15-16);
COMEÇOU A OLHAR PARA TRAZ - Jó prosseguiu sua fala: "Como tenho saudade dos meses que se passaram, dos dias em que Deus cuidava de mim, quando a sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça e por sua luz eu caminhava em meio às trevas! Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, quando o Todo-poderoso ainda estava comigo e meus filhos estavam ao meu redor, quando as minhas veredas se embebiam em nata e a rocha me despejava torrentes de azeite. "Quando eu ia à porta da cidade e tomava assento na praça pública; quando, ao me verem, os jovens saíam do caminho, e os idosos ficavam de pé; os líderes se abstinham de falar e com a mão cobriam a boca. As vozes dos nobres silenciavam, e suas línguas colavam-se ao céu da boca. Todos os que me ouviam falavam bem de mim, e quem me via me elogiava, (Jó 29:1-11);
PERDEU O FOCO DE DEUS - "A verdade é que ninguém dá a mão ao homem arruinado, quando este, em sua aflição, grita por socorro. Minha harpa está afinada para cantos fúnebres, e minha flauta para o som de pranto (Jó 30:24, 31)"; Até suas canções, seus cânticos, passaram a ser negativos.
2) ONDE HÁ RESSENTIMENTO EXISTE NECESSIDADE DE MUDANÇA
E os hipócritas de coração amontoam para si a ira; e amarrando-os ele, não clamam por socorro. A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros (Jó 36:13-14 JFA); "Os que têm coração ímpio guardam ressentimento; mesmo quando ele os agrilhoa eles não clamam por socorro. Morrem em plena juventude entre os prostitutos dos santuários (Jó 36:13-14 NVI);
COMO VENCER???
ARREPENDIMENTO E INTIMIDADE COM DEUS - "Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você. Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras. Se você voltar-se para o Todo-poderoso, voltará ao seu lugar: Se afastar da sua tenda a injustiça, lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta. É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus. A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos. O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos. Quando os homens forem humilhados e você disser: ‘Levanta-os! ’, ele salvará o abatido. Livrará até o que não é inocente, que será liberto graças à pureza que há nas suas mãos (Jó 22:21-30)".
NÃO VIVER O PASSADO - "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado (Isaías 43:18);
RESOLVER O QUE FICOU PRA TRÁS - "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar (Lucas 15:21-24). O Pai não ficou questionando e nem acusando o filho: "Tá vendo, não falei!; Não disse pra você; se tivesse me ouvido e obedecido não tinha sofrido". O Pai na humildade e na sua alegria, abriu os braços, perdoou e deu-lhe uma festa pela sua volta.
LIBERAÇÃO DE PERDÃO - Se alguém tem causado tristeza, não o tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele. Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam aprovados, isto é, se seriam obedientes em tudo. Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (2 Coríntios 2:5-11). Quando o perdão é de coração, a transformação de vida e de relacionamento acontece. Deus manisfesta a sua glória e faz a sua vida, família e tudo aquilo que esta so sua responsabilidade prosperar.
3) UMA VIDA DE ORAÇÃO GERA TRANSFORMAÇÃO EM TUDO QUE ESTÁ SOB SUAS MÃOS
E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía (Jó 42:10).Após Jó ter reconhecido que seu coração estava ressentido, desapontado, orgulhoso, Jó se voltou pra Deus. Que o testificou e o fez prosperar e deu-lhe uma vida muito mais abençoada do que no inicio de tudo. Só Deus pode virar o teu cativeiro seja ele qual for. Valorize a voz de Deus. Mantenha-se firme na Palavra de Deus.
Lembre-se onde há ressentimento existe UM VAZIO ser preenchido por Deus. O ressentimento pode matar a sua vida espiritual e/ou física. Arrependa-se com Deus, Livre-se de todo ressentimento, todo orgulho dentro do seu coração e viva um avivamento, um renovo espiritual com Deus.
Jó tinha tudo o que qualquer homem almejaria ter nos dias de hoje. Mas no fundo, no fundo, ele não tinha tudo. Mesmo sendo o homem mais rico do oriente (Jó 1:3), reto e justo aos olhos do Senhor, havia um grande vazio a ser resolvido em seu coração. Ele precisava se livrar de algo que o perturbava.
Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho. Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim. Até os meninos zombam de mim, e dão risada quando apareço. Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim (Jó 19:14-19).
Os ressentimentos começaram a vir a tona. Jó começou a jogar pra fora tudo aquilo que estava em seu coração antes de acontecer.
FILHOS - Seus filhos não eram entregues a Deus, não havia comprometimento com Deus, vemos isso em Jó 1:5, sempre que terminava o período dos banquetes, Jó oferecia sacrifícios e holocaustos a Deus, sendo que esse voto deveria ser dos filhos. A Palavra de Deus diz: "Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre" (Salmos 49:7-8). Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus (Romanos 14:11-12). A Palavra nos ensina que a salvação é individual, que cada um prestará contas a Deus de seus atos. Esse ressentimento pairava no coração de Jó referente aos seus filhos. Pois ele buscava prestar contas a Deus dos possíveis pecados de seus filhos. Sendo que a responsabilidade era deles e não de Jó. Havia um receio espiritual sobre a vida dos filhos.
AMIGOS - "Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso! (Jó 12:4). Aqueles que deveriam ser um apoio na ausência da família, além de lhe darem as costas, ainda zombavam do seu estado deficiente. É triste quando pensamos: "Será que quando o meu dinheiro acabar, meus amigos vão continuar fieis em nossa amizade?". O desapontamento foi confirmado com as atitudes dos que lhe cercaram após a perda de tudo.
Jó temeu tudo isso, e os ressentimentos se confirmaram no seu intimo e em seu temor. Seus medos se tornaram uma realidade em sua vida. Há um detalhe muito forte nessa reflexão, quando satanás compareceu perante ao Senhor e quando Deus citou Jó, ele já conhecia as fraquezas daquele homem, como ele conhece as nossas. E quando o Diabo recebeu a permissão para tentar o mesmo, ele foi com tudo para cima dos receios de Jó. E ele sabia que diante de toda aquela vida reta e justa haviam fraquezas que ele poderia explorar. O orgulho e os ressentimentos eram características fortes no coração de Jó.
Os discursos de Jó são totalmente depressivos e demonstram o seu orgulho e os seus receios:
PERDEU A ESPERANÇA - "Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro? Acaso tenho a força da pedra? Acaso a minha carne é de bronze? Haverá poder que me ajude, agora que os meus recursos se foram? (Jó 6:11-13)";
PERDEU O GOSTO PELA VIDA - Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado. "Conquanto eu seja íntegro, já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida. "Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei (Jó 9:20-21; 10:1);
PERDEU A VISÃO ESPIRITUAL - Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz. Mesmo que eu o chamasse e ele me respondesse, não creio que me daria ouvidos. (Jó 9:15-16);
COMEÇOU A OLHAR PARA TRAZ - Jó prosseguiu sua fala: "Como tenho saudade dos meses que se passaram, dos dias em que Deus cuidava de mim, quando a sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça e por sua luz eu caminhava em meio às trevas! Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, quando o Todo-poderoso ainda estava comigo e meus filhos estavam ao meu redor, quando as minhas veredas se embebiam em nata e a rocha me despejava torrentes de azeite. "Quando eu ia à porta da cidade e tomava assento na praça pública; quando, ao me verem, os jovens saíam do caminho, e os idosos ficavam de pé; os líderes se abstinham de falar e com a mão cobriam a boca. As vozes dos nobres silenciavam, e suas línguas colavam-se ao céu da boca. Todos os que me ouviam falavam bem de mim, e quem me via me elogiava, (Jó 29:1-11);
PERDEU O FOCO DE DEUS - "A verdade é que ninguém dá a mão ao homem arruinado, quando este, em sua aflição, grita por socorro. Minha harpa está afinada para cantos fúnebres, e minha flauta para o som de pranto (Jó 30:24, 31)"; Até suas canções, seus cânticos, passaram a ser negativos.
2) ONDE HÁ RESSENTIMENTO EXISTE NECESSIDADE DE MUDANÇA
E os hipócritas de coração amontoam para si a ira; e amarrando-os ele, não clamam por socorro. A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros (Jó 36:13-14 JFA); "Os que têm coração ímpio guardam ressentimento; mesmo quando ele os agrilhoa eles não clamam por socorro. Morrem em plena juventude entre os prostitutos dos santuários (Jó 36:13-14 NVI);
COMO VENCER???
ARREPENDIMENTO E INTIMIDADE COM DEUS - "Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você. Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras. Se você voltar-se para o Todo-poderoso, voltará ao seu lugar: Se afastar da sua tenda a injustiça, lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta. É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus. A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos. O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos. Quando os homens forem humilhados e você disser: ‘Levanta-os! ’, ele salvará o abatido. Livrará até o que não é inocente, que será liberto graças à pureza que há nas suas mãos (Jó 22:21-30)".
NÃO VIVER O PASSADO - "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado (Isaías 43:18);
RESOLVER O QUE FICOU PRA TRÁS - "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar (Lucas 15:21-24). O Pai não ficou questionando e nem acusando o filho: "Tá vendo, não falei!; Não disse pra você; se tivesse me ouvido e obedecido não tinha sofrido". O Pai na humildade e na sua alegria, abriu os braços, perdoou e deu-lhe uma festa pela sua volta.
LIBERAÇÃO DE PERDÃO - Se alguém tem causado tristeza, não o tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele. Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam aprovados, isto é, se seriam obedientes em tudo. Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções (2 Coríntios 2:5-11). Quando o perdão é de coração, a transformação de vida e de relacionamento acontece. Deus manisfesta a sua glória e faz a sua vida, família e tudo aquilo que esta so sua responsabilidade prosperar.
3) UMA VIDA DE ORAÇÃO GERA TRANSFORMAÇÃO EM TUDO QUE ESTÁ SOB SUAS MÃOS
E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía (Jó 42:10).Após Jó ter reconhecido que seu coração estava ressentido, desapontado, orgulhoso, Jó se voltou pra Deus. Que o testificou e o fez prosperar e deu-lhe uma vida muito mais abençoada do que no inicio de tudo. Só Deus pode virar o teu cativeiro seja ele qual for. Valorize a voz de Deus. Mantenha-se firme na Palavra de Deus.
Lembre-se onde há ressentimento existe UM VAZIO ser preenchido por Deus. O ressentimento pode matar a sua vida espiritual e/ou física. Arrependa-se com Deus, Livre-se de todo ressentimento, todo orgulho dentro do seu coração e viva um avivamento, um renovo espiritual com Deus.
Ajude a salvar o planeta!
Arrependa-se dos seus maus caminhos!
Clame, ore, chore aos pés de Jesus e creia na libertação dos seus ressentimentos e do seu orgulho em nome de Jesus, amém, amém.
Louvado seja Deus!
Projeto AQUILA seu Culto no lar.
Família é tudo, Bíblia é vida.
Família é tudo, Bíblia é vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário