A Bíblia nos
ensina "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é
permitido", mas eu não deixarei que nada domine (1 Coríntios 6:12). Deus
aconselhou a Caim, dizendo: Se você fizer o bem, não será aceito? Mas
se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja
conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gênesis 4:7). Quando tomamos
decisões erradas em nossa vida, colhemos frutos amargos e podres. E
quando deixamos a porta dos fundos abertas, o canalha entra com tudo
(satanás). Podemos ver alguns exemplos de descuido espiritual: Davi (1 Cronicas 21:1) Recenseamento do Povo; Davi (2 Samuel 11:2-5) Adultério, Assassinato e Mentira; Judas (João 13:2) Traiu Jesus. Ambos foram induzidos por satanás a cometerem erros que lhe custaram um alto preço.
"Não permitam que ninguém (os domine) que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus". (Colossenses 2:18-19).
"Não permitam que ninguém (os domine) que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus". (Colossenses 2:18-19).
DOMINADO PELA COBIÇA DOS OLHOS - Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: "Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa". Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: "Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa? " Sansão, porém, disse ao pai: "Consiga-a para mim. É ela que me agrada" (Jz 14:1-3). Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela (Jz 16:1). Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila (Jz 16:4). COBIÇA – s.f .Desejo imoderado de possuir...
DOMINADO PELO DINHEIRO - Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus (João 13:2). Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo (Mateus 26:14-16). Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: "Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários". Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado (João 12:3-6). MATERIALISMO - materialismo sm (material+ismo) - Tendência para tudo que é material, vulgar, grosseiro. M. dialético: teoria marxista segundo a qual as transformações da matéria determinam as transformações das idéias e que, por isso, a matéria tem prioridade não só no tempo, mas também na importância lógica sobre o espírito. M. histórico, Sociol: doutrina sociofilosófica que considera as formas de produção econômica como os únicos fatores realmente determinantes do desenvolvimento histórico social. AMANTE DO DINHEIRO.
DOMINADO PELA INVEJA - Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? " Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes (1 Samuel 18:7-11). INVEJA - s.f. Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém.
DOMINADO PELA VAIDADE - Naquele dia Hamã saiu alegre e contente. Mas, ficou furioso quando viu que Mardoqueu, que estava junto à porta do palácio real, não se levantou nem mostrou respeito em sua presença (Ester 5:9). Quando Hamã viu que Mardoqueu não se curvava nem se prostrava, ficou muito irado (Ester 3:5). Entrando Hamã, o rei lhe perguntou: "O que se deve fazer ao homem que o rei tem o prazer de honrar? " E Hamã pensou consigo: "A quem o rei teria prazer de honrar, senão a mim?" (Ester 6:6). VAIDADE - s.f. Desejo imoderado de chamar atenção, ou de receber elogios: gasta bilhões por mera vaidade. Idéia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio; presunção, fatuidade, gabo: não teria a vaidade de intitular-se sábio. Ostentação, vanglória.
Quando nós falamos sobre estar dominado, ter o domínio o dicionário nos ensina que: domínio (do-mí-nio) s. m. Capacidade de dominar; preponderância: adquirir o domínio de uma situação econômica./ Poder de controlar. Domínio do ar, do mar, superioridade militar aérea ou naval, adquirida sobre o adversário em determinada área. Domínio de si, controle das próprias emoções. Dir. Propriedade de bens imobiliários. Território extenso pertencente a um senhorio. Possessões de um Estado. Espaço ocupado. Domínio comum, direito de propriedade atribuído a qualquer pessoa. Domínio público, direito de propriedade do Estado.
Mediante ao que você aprendeu no dicionário, você diria que quem domina você hoje? Você tem o controle sobre suas emoções, ou sua emoções controlam você? Você tem o domínio sobre sua vida, ou você é dominado por alguém ou por algum vicio? QUEM DOMINA VOCÊ?
Vimos acima quatro história de homens que se tornaram completamente controlado por suas fraquezas, eles não conseguiram dominar o próprio EU que passou a habitar o coração deles. Alguns gostam de falar: "Ah! isso é doença", "Ah! coitadinho(a) ele(a) ficou assim porque foi rejeitado, excluíram ele(a) do grupo"; "Ah! a vida foi cruel com ele(a)".
Não tem nada de doença, rejeição, crueldade, tudo que acontece na minha e na sua vida, tem haver com DECISÃO.
Sansão foi um homem escolhido por Deus para ser o libertador de Israel, sua mão era estéril, e um anjo do Senhor veio ao seu encontro lhe trazendo essa revelação e essa benção relacionada a Sansão (Jz 13:3-5). Porém esse homem notável, decidiu como vimos acima ser um mulherengo em potencial. Ele não podia ver um rabo de saia, que logo a sua necessidade fisiológica como muitos gostam de argumentar aflorava e o pecado o dominava, ele era um Satiríase (Busque esse tema em Pesquisar no Blog).
Ai vemos a história de Judas Iscariotes, um homem inteligente, mas não sábio, doutorado em ciências contábeis, Apóstolo escolhido por Jesus, mas dominado pelo dinheiro. O dinheiro falava mais alto que a sua fé. As moedas de prata, falaram mais alto que os ensinamentos de Jesus. Ele poderia ter sido um grande administrador na sua época; ajudando os pobres, fazendo grandes planejamentos para os sacerdotes, mestres da lei, e para o seu próprio povo. Mas ele decidiu que o dinheiro era mais importante do que qualquer outra coisa em sua vida. Podemos dizer pela fé, que no caso dele, ele deveria ser um homem pregador dessa frase: "Melhor ser um rico infeliz, do que um pobre feliz". Ele decidiu amar o dinheiro.
Depois vemos SAUL, homem ungido por Deus, como vemos em 1 Samuel 10:1. Porém quando Golias afronta todo o seu reino, o mesmo se acovarda, seus soldados o imitam, e quando surge Davi, destemido, ousado, com a autoridade do Senhor enfrenta o gigante e o derrota, Saul fica completamente consumido pela inveja, por causa de um hino cantado aos seus ouvidos. Ele decidiu ter inveja de Davi. Mas ele não quis pagar o preço que Davi pagou para ouvir o Hino da Vitória.
E por ultimo vimos Hamã, descendente de Agague, ocupava o cargo acima de todos os oficiais que se curvavam diante dele. Homem vaidoso, gostava de ser bajulado, curtia toda aquela adoração ao seu redor, mas quando viu um homem temente a Deus, que não se curvava a seu bel-prazer, ficou nervosinho, porque ele queria atenção para ele e não para Deus. Todos tomaram a decisão de serem controlados por suas fraquezas, todos se permitiram serem dominados pelo mal. A Quem você dará ouvidos?
Amigo(a) leitor(a), precisamos apenas de uma decisão: Respondeu Jesus: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou. Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou" (João 8:14-16).
Jesus nos dá essa resposta com muita simplicidade. Você precisa saber primeiramente, de onde você veio e para onde você está indo. Jesus deixa claro aqui, que precisamos ter uma vida com propósito. Ele mais do que ninguém sabia qual era o Dele. E depois Ele nos ensina que precisamos ter "Decisões Verdadeiras". Saul é culpado acima pela inveja e por Hamã, sabe porque, Hamã era descendente de Agague, Rei que Deus através de Samuel, mandou Saul aniquilar toda sua parentela, todo o seu reino, e Saul simplesmente não obedeceu, e isso lhe custou sua vida vida espiritual, teve o Espirito de Deus tirado pelo Altíssimo perdeu o Reino, e perdeu a vida.
A Bíblia diz em Salmo 42:7: "Um abismo chama outro abismo...". Talvez se Saul tivesse sido submisso a Deus, através da liderança de Samuel, nada de ruim teria acontecido com ele, Hamã talvez teria um coração melhor, pelo exemplo seguido na família. Porém a desobediência trouxe sequelas para outra geração. Tudo é uma questão de decisão.
Obedecer, ser submisso é uma decisão e não opção. Você pode optar, ser dominado por Deus, ou se deixar levar pelas fraquezas do mundo, é uma decisão que só você pode tomar. O livre arbítrio se dá quando o usamos para adorar a Deus, caso contrário é balela pra decidir pecar, afrontar, lutar contra o que o Senhor quer pra minha e pra sua vida. Meu amigo(a) é simples, é preciso obedecer. Davi quando decidiu honrar o nome de Deus ele disse algumas palavras que nos encorajam a imitar: "Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine (Salmos 119:133). Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão (Salmos 19:13). Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença" (Salmos 105:4).
A Bíblia não é uma metralhadora usada para trazer peso na sua vida, é uma espada que mesmo na exortação, Ela traz paz. Se isso não está acontecendo ou você está em pecadoe precisa se consertar com Deus, ou é porque não é a voz de Deus como você viu na imagem acima. Satanás conhece a Bíblia mais do que nós, e não poupará ninguém de seus ataques malignos. Jesus repreendeu Pedro, com essa frase: "Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens" (Mateus 16:23). E esse foi o homem que mais perto de Jesus ficou e depois, quando acordou, se arrependeu e na sua primeira pregação Deus salvou cerca de 3.000 pessoas.
Jesus nos dá essa resposta com muita simplicidade. Você precisa saber primeiramente, de onde você veio e para onde você está indo. Jesus deixa claro aqui, que precisamos ter uma vida com propósito. Ele mais do que ninguém sabia qual era o Dele. E depois Ele nos ensina que precisamos ter "Decisões Verdadeiras". Saul é culpado acima pela inveja e por Hamã, sabe porque, Hamã era descendente de Agague, Rei que Deus através de Samuel, mandou Saul aniquilar toda sua parentela, todo o seu reino, e Saul simplesmente não obedeceu, e isso lhe custou sua vida vida espiritual, teve o Espirito de Deus tirado pelo Altíssimo perdeu o Reino, e perdeu a vida.
A Bíblia diz em Salmo 42:7: "Um abismo chama outro abismo...". Talvez se Saul tivesse sido submisso a Deus, através da liderança de Samuel, nada de ruim teria acontecido com ele, Hamã talvez teria um coração melhor, pelo exemplo seguido na família. Porém a desobediência trouxe sequelas para outra geração. Tudo é uma questão de decisão.
Obedecer, ser submisso é uma decisão e não opção. Você pode optar, ser dominado por Deus, ou se deixar levar pelas fraquezas do mundo, é uma decisão que só você pode tomar. O livre arbítrio se dá quando o usamos para adorar a Deus, caso contrário é balela pra decidir pecar, afrontar, lutar contra o que o Senhor quer pra minha e pra sua vida. Meu amigo(a) é simples, é preciso obedecer. Davi quando decidiu honrar o nome de Deus ele disse algumas palavras que nos encorajam a imitar: "Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine (Salmos 119:133). Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão (Salmos 19:13). Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença" (Salmos 105:4).
A Bíblia não é uma metralhadora usada para trazer peso na sua vida, é uma espada que mesmo na exortação, Ela traz paz. Se isso não está acontecendo ou você está em pecadoe precisa se consertar com Deus, ou é porque não é a voz de Deus como você viu na imagem acima. Satanás conhece a Bíblia mais do que nós, e não poupará ninguém de seus ataques malignos. Jesus repreendeu Pedro, com essa frase: "Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens" (Mateus 16:23). E esse foi o homem que mais perto de Jesus ficou e depois, quando acordou, se arrependeu e na sua primeira pregação Deus salvou cerca de 3.000 pessoas.
Se a vida que você está levando mesmo dentro da igreja, está te deixando pesado, sem forças, desanimado, completamente incrédulo, arrependa-se, mude, faça como Pedro, busque uma profundidade com Jesus, busque uma intimidade com Deus.
Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito (Eclesiastes 6:9). Tome posse, amado(a) e não permita que nada e nem ninguém domine você, somente Deus.
Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja e a hipocrisia são um câncer. Jesus é a cura. Ajude a salvar o planeta, não deixe se dominar por nada e nem por ninguém. Mas seja dominado pela adoração a Deus.
Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito (Eclesiastes 6:9). Tome posse, amado(a) e não permita que nada e nem ninguém domine você, somente Deus.
Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja e a hipocrisia são um câncer. Jesus é a cura. Ajude a salvar o planeta, não deixe se dominar por nada e nem por ninguém. Mas seja dominado pela adoração a Deus.
Família é tudo.
Bíblia é vida. Evangelista Marcelo Raineri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário