Olhando profundamente para essa palavra profética e para esse episódio na história de Israel. O que nos entristece não é à afronta do gigante Golias, sua altura, seu poder como guerreiro desde menino, sua humilhação e seu desprezo pelos homens de Israel. O triste aqui é presenciar pela fé, o silêncio de um exército, e a omissão de um Rei.
Todos naquele momento usam armadura de soldado, capacete de soldado, sandálias de soldado, espada de soldado. Todos se pareciam com soldado. Parecer não quer dizer que seja. Todos tinham aparência de guerreiro; mas no fundo no fundo apenas se pareciam com um guerreiro; Porém suas atitudes mostraram quem realmente eles eram. Homens covardes, cheios de medo. Pareciam-se com guerreiros mas não eram.
Todos naquele momento usam armadura de soldado, capacete de soldado, sandálias de soldado, espada de soldado. Todos se pareciam com soldado. Parecer não quer dizer que seja. Todos tinham aparência de guerreiro; mas no fundo no fundo apenas se pareciam com um guerreiro; Porém suas atitudes mostraram quem realmente eles eram. Homens covardes, cheios de medo. Pareciam-se com guerreiros mas não eram.
Davi, o único na família que não era soldado, quando leva comida para os seus irmãos em meio a batalha, se depara com essa situação caótica, e ouve a afronta do gigante. E ele não acredita no silencio e no medo do exército a sua frente. Ele fica perplexo diante de tanta omissão. Todos serviam o mesmo Deus, conheciam os grandes feito do Senhor dos Exércitos, e dos juízes e profetas que os antecederam. Ele não se conformou com aquela situação, de medo, de desespero de homens que estavam ali, para defender Israel.
Davi toma uma atitude, e ai começa alguns de seus problemas. Seu irmão Eliabe, um dos chefes de regimentos do exército de Saul, não se conforma com sua atitude e começa afronta-lo, a levantar falso testemunho sobre sua vida. Mas Davi estava determinado, não valorizou as palavras de seu irmão e foi falar com o Rei Saul. Expressou sua indignação e ousou a dizer para o Rei que enfrentaria o Gigante Golias. Aqui ele manteve sua determinação em meio ao desprezo do Rei Saul, ao deboche de um exercito impotente, e a ira de seus irmãos.
Sabe o que mais incomoda um COVEIRO, é a determinação daquele que Deus já escolheu para vencer. Davi não sabia qual seria o desfecho daquele episódio, mas ele tinha uma certeza: E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra
mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor
dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo
o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça.
Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais
selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que
estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede
vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas
mãos" (1 Samuel 17:45-47).
Davi tinha convicção de que Deus era com ele. Não existiam nem duvidas e nem medos, no seu coração sobre sua vitória. Sua determinação gerou uma superação jamais vista em todo Israel. Porque ele sabia que Deus já estava pelejando por ele. Deus já estava guerreando aquela batalha de forma espiritual. Porque na realidade, Deus já havia despertado o gigante que havia dentro de Davi. Por fora sua aparência era mirrada, simplória para todo exército, tanto filisteu, quanto o exército de Israel. Mas por dentro Davi estava cheio do Espírito Santo de Deus, que já o tinha tomado de forma poderosa e já o tinha capacitado para tudo o que iria acontecer.
E de fato a superação aconteceu aos olhos de todos, Davi derrubou o gigante e cortou-lhe a cabeça, na presença de seus inimigos. E todo se prostraram diante do nosso Deus. O nome do Deus de Israel ecoou por todas as cidades, falando de como Davi havia superado tal desafio.
Se Davi não fosse um homem determinado em Deus, à afronta de seus irmãos, a subestimação do Rei, o deboche do exército e o desprezo do gigante, o teriam feito cair antes mesmo dele ter entrado na zona de batalha.
Aprenda algo com essa palavra profética. A determinação gera superação. Não importa quantas afrontas você sofre, já sofreu ou irá sofrer; não importa quantas pessoas ou quem irá menosprezar você, ou já menosprezou ou irá menosprezar; não importa quem já desprezou você, ou quem irá despreza-lo; o que importa pra Deus é que você mantenha a sua determinação em alcançar os objetivos já traçados por Ele. Não permita que nada e nem ninguém apague a lâmpada de Israel que habita em você. E lembre-se determinação gera superação.
Ajude a salvar o planeta, seja determinado.
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos mais fortes.
Evangelista Raineri.
Bíblia é vida.
Unidos somos mais fortes.
Evangelista Raineri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário