"Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar. Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou cidades em Asdode, e entre os filisteus. E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou. (2 Crônicas 26:3-15)".
O Rei Uzias, foi o décimo Rei em Judá após a morte de Salomão, quando foram divididos os reinos do norte e do sul. Um jovem de dezesseis anos, reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. Seguiu os passos do pai no que era reto aos olhos do Senhor. No final do seu reinado se corrompeu em seu orgulho, na sua soberba e foi tomado de lepra até o dia de sua morte. Mas antes da sua queda como diz o texto base acima, experimentou o dom de Deus a prosperidade (V.5 , Eclesiastes 5:18-20); Teve uma fama que rompeu fronteiras. Um homem que reconquistou valores perdidos. Seu exemplo nos ensina como devemos caminhar no meio dessa geração corrompida pelo pecado.
*AVIVAMENTO PESSOAL (V.4-5)*
O avivamento começa em casa. Começa comigo e com você. É uma decisão de dar o primeiro passo em direção a Deus. Não há como preenchermos o tal do vazio existencial do nosso coração sem Deus.
Ser avivar é buscar a Deus constantemente, estar avivado é renunciar a carne diariamente. Para que esse avivamento seja pleno, não podemos nos amoldar aos padrões desta era. Pois faze-lo seria o mesmo que se tornar inimigo de Deus (Tiago 4:4). Uzias prosperou porque buscou a Deus em primeiro lugar na sua vida. Precisamos entender que nós podemos ter alegrias momentâneas neste mundo, porém com Deus a nossa alegria pode ser eterna. Com Deus o deserto é suportável, e atravessamos o vale cantando o hino da vitória.
Quando não buscamos a Deus, vivemos os altos e baixos de uma vida comum, com perspectivas baixas, uma hora triste outra hora alegre; assim tá bom. Não sonhamos mais, nossa visão fica limitada, uma rotina legalista toma conta do nosso dia a dia.
Deus não nos chamou para vivermos alegrias momentâneas e termos uma rotina legalista. Deus nos chamou assim como Uzias, para o melhor, para que possamos prosperar num mundo de aflições. A prosperidade é sua marca, ela é dom de Deus dada aqueles que se derramam em seu altar. Quando a prosperidade vem de Deus nada e nem ninguém pode abalar a sua fé, ou a nossa existência. Ninguém consegue te esconder de Deus.
Não espere ser prospero para buscar a Deus, seja prospero com Deus. Não estamos falando de dinheiro e sim de intimidade com Deus. Relacionamento profundo com Deus.
Quando o nome de sua mãe é citado entendemos que o avivamento começou dentro do seu primeiro ministério, a Família. Faça o mesmo. Deus contempla o coração de quem você é dentro da sua casa, e não na igreja. Porque na igreja todo mundo é Santo. Dê o melhor pra sua família, pois dessa forma as pessoas saberão que você é apto para cuidar da casa do Senhor.
*QUEBRANDO OS MUROS DA INDIGNAÇÃO (V.6)*
Uzias derrubou gigantes, não deixou se levar pela força dos filisteus, ele destruiu seu inimigos; ele quebrou os muros que impediam o povo de prosperar. Quebrou paradigmas. Os muros da religiosidade foram ao chão; os muros da inimizade caíram por terra. E o povo passou a viver uma experiência única com Deus.
Quais são os muros que estão lhe impedindo de agradar a Deus e prosperar na terra? Lembre-se Jesus em Efésios 2:11-19, quebrou o muro de inimizade que havia entre nós e Deus, por meio da Cruz. E isso aconteceu quando Ele venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia. Mediante a esse fato, todos os muros citados e muitos outros, foram quebrados e destruídos para a Glória de Deus.
Por que gastar o seu tempo com levantando muros que podem leva-lo ao suicídio espiritual e até mesmo físico? Não permita que muros se levantem novamente na sua vida, tirando-o(a) assim da presença de Deus. Também, não aceite que outros que se dizem homens e mulheres de Deus, levantem muros para tentar isolar você de Deus.
*A MÃO DE DEUS (V.7)*
Uzias venceu o egoísmo com ajuda de Deus. Ele buscou a Deus e a sua justiça, e foi ajudado. A mão dos filisteus era pesada, mas a mão de Deus é única. Muitas vezes não acreditamos que vamos alcançar nossos objetivos, que temos auto-suficiência para superar os desafios, que a nossa capacidade basta para saltar muralhas, que o anseio e o nosso ponto de vista é melhor que a mão de Deus. Não podemos nos enganar acreditando na nossa auto-suficiência, que podemos chegar lá sozinhos;
Precisamos sair dessa mesmice, é necessário olhar ao nosso redor, e enxergar o tamanho da mão de Deus. Estamos vivendo na Sodoma e Gomorra do século 21, a homossexualidade está em alta, o adultério vem numa crescente, o divórcio está na moda, a virgindade mais parece um crime do que uma virtude, torcer pelo(a) amante ficou mais fácil do que encorajar a restauração de um casamento. Mateus 24:12 tem si cumprido de uma forma cruel e intensa nos dias de hoje. O aumento da maldade tem sido visto a luz do dia. E as pessoas estão achando completamente normal.
Deus não criou o mundo assim. O problema é que cada dia que passa o ser humano está se tornando cada vez mais egoísta e desumanizado. Pensando cada vez mais nos seus próprios interesses. Diferente do que a Palavra de Deus ensina. Diferente do Rei Uzias.
Ele prosperou porque ele venceu o egoísmo, ele buscou ajuda no lugar certo, ele buscou a mão de Deus, e Deus o abençoou. Deus sempre tem o melhor pra você e pra mim. O maior problema é que muitas vezes queremos o melhor de Deus, mas não damos o nosso melhor pra Deus. Mas queremos receber vitórias. Precisamos de Deus.
*PROVOCANDO UMA REAÇÃO NO CORAÇÃO DE DEUS (V.8)*
Uzias cresceu de tal maneira que até os inimigos passaram a lhe pagar impostos. Quando Deus levanta ninguém derruba. Suas atitudes tocaram o trono do Altíssimo. Suas ações provocaram uma reação no coração de Deus. E essa reação foi vista e sentida por todos. A fama de Uzias se espalhou. Todos o tinham como um homem poderoso sob a proteção de Deus.
*AMANDO O PRÓXIMO (V.9-10)*
O Rei Uzias, se preocupou com a segurança do povo; gerou estabilidade financeira e propiciou fartura em suas mesas; fez do trabalho agropecuário uma força para o seu ministério; e a terra fértil deu o seu fruto. O que você esta fazendo com a terra que Deus te deu? Quantas mesas você tem servido com a fartura de suas mãos? Onde está a sua preocupação? Onde está o seu coração? O que você está fazendo pra Deus?
O Rei Uzias prosperou onde ninguém havia prosperado. Ele se dedicou ao povo e a resposta veio de Deus. Tenha o mesmo coração, semeie nos corações e colha de Deus.
*HOMENS PREPARADOS (V.11-14)*
Uzias tinha um exército motivado, bem preparado, capacitado para lutar contra seus inimigos e submisso a realeza. Eram homens que apoiavam a sua liderança; eram leais a sua visão. O exemplo de vida com Deus de Uzias, gerava confiança e segurança no coração daqueles que o serviam. Ele andava com Deus e isso refletia numa autoridade servidora, onde seus soldados gostavam de servir e trabalhavam de forma disciplinada a favor do ministério.
Uzias capacitava o povo, motivava seu exército, ele não trilhava um egoísmo de abuso de autoridade, ele não dominava sobre seus liderados, ele não buscava seus próprios interesses, ele alimentava o povo com o seu amor e com sua humildade em Deus. E em troca ele colhia uma dedicação diária e uma submissão constante do seu povo. Quando nos rendemos aos pés da cruz e servimos a Deus com dedicação e submissão, o reflexo em relação as pessoas acontece naturalmente.
*TORNOU-SE PODEROSO E FAMOSO (V.14-15)*
Uzias era um homem inteligente, não vivia estagnado no que ele já tinha alcançado. Ele avançou tecnologicamente mais que os outro Reis; ele inovou com seus engenheiros, e superou seus adversários; eles fizeram de Uzias um Rei poderoso. Deus de uma forma extraordinária o serviu com homens completamente capacitados intelectualmente, fisicamente, e espiritualmente, que tiveram uma visão muito além do que se poderia esperar para aquela época.
O ditado que diz: "Quer ser sábio ande no meio dos sábios", é uma realidade, ande com quem tem bons costumes e você será uma pessoa de costumes nobres; ande com pessoas que tem péssimos hábitos e você praticará hábitos ainda piores. Não se deixem enganar : "As más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 16:33). Uzias tinha esse entendimento e foi sábio, se uniu ao que Deus tinha de melhor.
*CONCLUSÃO*
Uzias inovou! Ele teve uma ousadia que muitos não tiveram. Quer resultados diferentes? Faça coisas diferentes.
Diferentemente dos que fracassaram anteriormente, Uzias fez sua fama através da união, do respeito e amor ao próximo, e da submissão a Deus. Ele se permitiu ser amado por Deus e aprendeu com todos ao seu redor como crescerem todos juntos. Ninguém era melhor do que ninguém, todos sabiam qual eram os seus papeis e o cumpriam por amor a Deus. E devido a essa humildade sua fama se espalhou. Fama de um Rei forte, poderoso, espiritual, amigo que sentia a dor do seu povo é amava a Deus.
Que fama você construiu ao longo de seus anos com Deus e por onde você passa como as pessoas te conhecem?
Deus nos chamou para quebrar muros e saltar muralhas. Ele nos chamou para restaurarmos o nosso coração diariamente. Ele nos chamou para sermos diferentes do que o mundo oferece. Nosso Salvador Jesus Cristo, os apóstolos, os profetas, eles não se amoldaram ao padrão deste mundo. Precisamos ter o mesmo coração, o mesmo caráter. Não podemos negociar os nossos princípios por interesses que não agradam a Deus.
Pare de dar ouvidos para os coveiros, que lutam para enterrar a sua fé, o seu ministério, a sua vida com Deus. Faça como Uzias no inicio de sua vida cristã, busque a Deus, restaure o seu primeiro amor e deixe Deus ser na sua vida. Destrua os muros que possam estar impedindo a sua adoração e salte muralhas. Creia nisso! tome posse dessa palavra profética, pratique.
Ajude a salvar o planeta, derrube gigantes, destrua os muros da inimizade; salte muralhas, ame o seu próximo como a ti mesmo; zele pelo seu primeiro ministério, a Família; e tenha uma intimidade continua e verdadeira com Deus.
Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal.
A inveja é um câncer e a hipocrisia é uma farsa.
EBENÉZER sua igreja no Lar.
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Evangelista Marcelo Raineri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário