COMO VOCÊ DESCREVERIA SUA FAMÍLIA? Um jardim? Onde cada membro é uma flor regada com muito amor? Uma pensão? Onde todos apenas dormem e vão embora no outro dia? Um campo de batalhas? Um ringue? Onde prevalece a lei do mais forte? Um deserto? Onde falta tudo aquilo que nutre a alma? Um elevador de um prédio com muitos andares? Ninguém se olha e nem se fala apesar de estarem tão perto um do outro... Um lugar de solidão, apesar de serem mais de dois? A pior solidão é quando você está entre pessoas, porém se sentindo só.
1. DEFININDO A ARTE DE VIVER EM FAMÍLIA Na Língua Portuguesa “Arte” é o conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa e está ligada à faculdade, talento, habilidade. Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado. Na língua espanhola tem a ver com estratégia, conhecimento.
2. A expressão “arte de viver em família” indica uma habilidade admirável para se viver em família. Assim como o artista surpreende a todos com sua arte, fazendo coisas que só ele tem talento para realizar, assim também, cada pessoa que consegue desenvolver relacionamentos sadios na família é vista como alguém com habilidade admirável neste aspecto.
3. PRINCÍPIOS PARA SE DESENVOLVER A ARTE DE VIVER EM FAMÍLIA Decodificação dos papéis sociais: Nas ciências sociais , papel social define o conjunto de normas, direitos , deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição . Os papéis sociais, que podem ser atribuídos ou conquistados, surgem da interação social, sendo sempre resultado de um processo de socialização .
4. Princípio da autoridade Quando cada membro consegue decodificar os papéis sociais ou identificar o papel de cada um na família, aí então fica fácil estabelecer o princípio de autoridade no lar.
5. Quem exerce autoridade no lar? Esposo: exerce autoridade sobre sua esposa com amor, segundo o modelo bíblico (I Coríntios 11:3) - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Pai: exerce autoridade sobre os filhos atentando ao conselho da Palavra (Efésios 6:4) - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
6. Esposa: Honra ao marido como ao Senhor (Ef. 5:22,23) - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (I Pedro 3:7) - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
7. Mãe: Em todo tempo deve ser honrada: (Provérbios 20:20) - O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas. (Provérbios 30:17) - Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.
8. Tempo Ultimamente este é um dos maiores problemas da família, falta de tempo. O ministério, o trabalho, os negócios tem seu lugar em nossas vidas, porém, dificilmente a família. (Salmos 128:1-3) - BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
9. Demonstração de amor e carinho: Marido X Esposa (Gênesis 26:8,9) - E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela. Na versão RA e na LH, BRINCAR é ACARICIAR. Segundo o Pr. Josué Gonçalves, terapeuta da família, diz que tocamos mais um computador, ou um cão do que a pessoa que amamos.
10. Pais X Filhos (Lucas 15:20) - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
11. Espiritualidade (Gênesis 35:1-3) - DEPOIS disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
12. A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.
PR. Raimundo Campos.
FONTE: http://pt.slideshare.net/raimundo07/a-arte-de-viver-em-famlia-pr-raimundo-campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário