Definição: Procurar agradar com lisonja; elogiar com excesso de afetação; adular; enganar com elogios, bajular com segundas intenções;
1) JESUS NÃO DAVA ABERTURA PARA AQUELES QUE O TENTAVAM COM LISONJA
E, aguardando oportunidade, mandaram espias que se fingisse de justos, para O apanharem nalguma palavra, e O entregarem à jurisdição e poder do governador. 21 Perguntaram-lhe: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. 22 É-nos lícito pagar tributo a César ou não? 23 Entendendo Ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que Me tentais? (Lucas 20:20-23)
Jesus disse: Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus (Mateus 7:21).
Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.7 - Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.8 - Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".9 - E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições! 13 - Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa" (Marcos 7:6-9,13).
2) A FALSIDADE DAS LISONJA
Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração fingido (Salmos 12:2).
Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente (Salmo 5:9).
Todavia, lisonjeavam-no com a boca, e com a língua Lhe mentiam; 37 o seu coração não era reto para com Ele, não foram fiéis à Sua aliança (Salmos 78:36-37).
3) A LISONJA É FEITA PARA GANHO PRÓPRIO
As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa. 6 Muitos procuram o favor do príncipe, e todo mundo é amigo daquele que dá presentes (Provérbios 19:4,6).
Ai dos que … 23 justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça! (Isaías 5:21, 23).
Pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração vai após o lucro (Ezequiel 33:31b ).
Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos (Romanos 16:17-18).
Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros (Judas 1:16).
4) EXEMPLOS DE BAJULADORES
Absalão, filho do rei Davi, usou de lisonja para conquistar favor político e minar a influência de seu pai. Mais tarde tentou roubar o reino de Davi.] Levantando-se Absalão pela manhã, parava ao lado do caminho da porta. E a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, Absalão o chamava a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Respondendo ele: De tal tribo de Israel é teu servo, 3 Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. 4 Dizia mais Absalão: Ah! quem me dera ser juiz na terra! para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça. 5 Também quando alguém se chegava a ele para fazer-lhe reverência, ele estendia a mão, pegava dele, e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo, e assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel (2 Samuel 15:2-6).
Falsos profetas transmitiram profecias lisonjeiras ao rei Acabe, mas foram desmascarados por Micaías, o verdadeiro profeta, que profetizou a morte de Acabe. Micaías arriscou a sua vida e foi preso por falar a verdade, mas a Palavra de Deus se cumpriu (1 Reis 22:11-38).
Este capítulo é uma alegoria na qual os materialistas ímpios e avarentos desta era são simbolizados por uma meretriz: 2 Guarda os meus mandamentos, e viverás; guarda os meus ensinos como a menina dos teus olhos. …5 eles te guardarão da adúltera, da estranha, que seduz com as suas palavras. … 21 Seduziu-o com palavras persuasivas; com as lisonja dos seus lábios o persuadiu. 22 Ele imediatamente a seguiu, como o boi que vai para o matadouro, e como o cervo que corre para a rede (Provérbios 7).
O Anticristo usa de lisonja para enganar: Ele virá caladamente, e tomará o reino com engano [lisonja (Daniel 11:21b).
E a boca lisonjeira opera a ruína (Provérbios 26:28b).
O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos (Provérbios 29:5).
5) A REPREENSÃO VEM DE DEUS E COM DEUS
Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. 6 Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos de quem odeia são enganosos (Provérbios 27:5-6).
O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua (Provérbios 28:23).
Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem é feita com dolo. 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deus é testemunha.6a Não buscamos glória dos homens (1 Tessalonicenses 2:3-6a).
Eliú diz: Não farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonjas com o homem; 22pois se eu soubesse lisonjear, em breve me levaria o meu Criador (Jó 32:21-22).
O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros, e a língua que fala soberbamente (Salmo 12:3).
Porque estes mandamentos são lâmpada, este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida.24 Para te guardarem da mulher imoral, e da sedução da língua da adúltera (Provérbios 6:23,24).
6) LISONJEAR É UMA ARTE REPROVADA POR DEUS
Quer ser exaltado por Deus, seja exemplo naquilo que faz pelo reino. Quer se odiado pelos homens execute seu trabalho de acordo com a vontade de Deus. Quere receber bênçãos do Senhor, não fique perdendo tempo lisonjeando as pessoas, exalte somente a Deus.
Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e de coração fala a verdade (Salmo 15:1,2).
Persuadindo eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1:10).
A Palavra nos dá sabedoria para discernir e escapar das armadilhas dos que usam de lisonja.
CONCLUSÃO
A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. 2 - Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! 3 - Até quando todos vocês atacarão um homem, que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair? 4 - Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. *Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam* (Salmos 62:1-4).
As artimanhas do homem sem caráter são perversas; ele inventa planos maldosos para destruir com mentiras o pobre, mesmo quando a súplica deste é justa (Isaías 32:7).
Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público (Provérbios 26:24-26).
Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos (Romanos 16:17-18).
Cuidado com a boca lisonjeira. Cuidado com aqueles(as) que dominam arte da bajulação! Eles(as) não conseguem fazer planos nobres, pois em vossos corações habitam o ódio, a falsidade, a mentira, a intriga, a divisão, a inveja, a contenda, a falta de fé e a falta de amor ao próximo. Buscam sem cessar o declínio dos que são exaltados pela comunhão que eles(as) não conseguem ter com Deus. Mentem de tal forma, que acabam acreditando que tal mentira é uma verdade. Cuidado com a boca lisonjeira! Elas nunca guardam segredos. Na sua frente juram silêncio, por trás gritam para todos os ventos os seus pecados e confissões; se fingem de amigos para descobrir a sua fraqueza, e depois a usam para tentar te destruir; não tem caráter; não se importam com o que suas palavras podem causar;
Cuidado com a boca lisonjeira! Pois elas sempre se escondem atrás de grandes lideranças. Aliás nem tão grande assim, porque caso contrário, essas bocas receberiam discipulado e não destruiriam a vida de ninguém e nem ministérios. Cuidado com a boca lisonjeira que buscam cargos e títulos através de falsas palavras e de lisonjas. Por não terem comunhão com Deus, tentam a bajulação entre os homens. Mas a Bíblia ainda fala...
A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. 34 Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. 35 A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo *(Provérbios 3:33-35)*.
Cuidado com a boca lisonjeira! Os que são nobres Deus o livrará dela. Já os que passam a mão nela, serão dissipados juntamente com elas. Cuidado com a boca lisonjeira!
Grande abraço.
EBENÉZER no Lar
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos+fortes.
Evangelista Marcelo Raineri
EBENÉZER no Lar
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos+fortes.
Evangelista Marcelo Raineri
Nenhum comentário:
Postar um comentário