Estas
quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de
sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão
preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo,
põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não têm rei; e contudo
todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos,
e está nos palácios dos reis (Provérbios 30:24-28);
Compra
a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o
entendimento (Provérbios 23:23).
É
nosso dever como cristão comprar a verdade, falar a verdade. Pessoas
são abençoadas por falar a verdade. Diferentemente do que muitas
pessoas falam, “a verdade liberta e a mentira escraviza”. Vamos
aprender um pouco sobre quatro verdades:
1.
As Formigas – PREPARAR - “As
formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua
comida;” (Provérbios 30:25)
A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes mais pesado que o próprio corpo. É por isso que vemos aquelas formiguinhas carregando galhos, de um lado para o outro, e quando uns destes galhos caem, ela persiste, insiste em pega-los de volta. Se desistir de levar, não terá seu alimento para o inverno. Trabalha durante o verão e no inverno, tem o seu alimento. A formiga pensa no futuro, agindo no presente.
A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes mais pesado que o próprio corpo. É por isso que vemos aquelas formiguinhas carregando galhos, de um lado para o outro, e quando uns destes galhos caem, ela persiste, insiste em pega-los de volta. Se desistir de levar, não terá seu alimento para o inverno. Trabalha durante o verão e no inverno, tem o seu alimento. A formiga pensa no futuro, agindo no presente.
Lembra-se
de suas dores, suas lutas, decepções, fracassos do passado, eles
aconteceram porque você diferente das formigas, não se preparou:
Você não preparou seu filho para amar você; você não se preparou
para amar seu filho, sua família; você não preparou suas finanças
para ter uma vida saudável; você não se preparou para ter uma BMW
por isso anda de bicicleta; Enfim, há pessoas que comem todo o seu
alimento no verão e quando chega o inverno, não têm alimento, não
se preparam. São aqueles que gastam mais do que ganham, aqueles que
não devolvem seus dízimos, são aqueles que podem estudar e não
querem, são aqueles que querem aproveitar o tempo presente para
assistirem novelas, futebol, programa esportivo, e não se preparam
para o que Deus quer.
Preparar o futuro, agindo no presente, significa também se preparar para enfrentar as tentações, as adversidades, os desafios, as tribulações, mas também as bênçãos. As formigas nos ensinam a nos preparar.
2. Os coelhos – SEGURANÇA EM FAZER - “Os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas;” (Provérbios 30:26).
A sabedoria dos coelhos, segundo o texto, primeiro deixa claro que são débeis, mas a sua força está em construir suas casas nas rochas. Se você edificar a sua “casa” em Cristo, mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas você não será atingido! Creia na segurança que Jesus nos dá, é Ele quem nos fortalece, quem nos sustenta e nos capacita para uma vida de vitórias. Os coelhos nos ensinam a fazer, e fazer com segurança.
3. Os gafanhotos - ORGANIZAÇÃO - “Os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem”. (Provérbios 30:27)
Há um fato muito interessante com os gafanhotos. Andam em bandos, nuvens de gafanhotos. Em uma nuvem de gafanhotos pode conter aproximadamente 1 bilhão deles, todos juntos, pois necessitam andar unidos, são organizados.
Pense um pouco sobre isso, perceba a necessidade que você tem das outras pessoas. Ninguém é feliz sozinho, não há pessoas realizadas se não estiverem bem em seu convívio social. Não conseguiremos agradar a todos, mas, a Bíblia nos ensina que, se possível e se depender de nós, devemos procurar a paz com todos os homens (Romanos 12:18). Marido, você precisa da sua esposa, cuide dela, ame-a conforme diz as Escrituras Sagradas. Mulher cuide de seu marido, dê carinho, respeito e amor. Filhos honrem seus pais, vocês precisam deles. Pais respeitem seus filhos, cuidem deles, vocês também precisam deles. Amigo, cultive a sua amizade com o seu próximo. Que esta lição dos gafanhotos possa nos despertar para a necessidade de buscarmos a paz, apaziguando as fortes ondas da inimizade que submergem os homens à ruína e ao caos. Sabedoria é isso, é andar em união e solidariedade. Os gafanhotos nos ensinam a sermos organizados.
4. A aranha – ESTAR LÁ - “... a aranha apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis.” (Provérbios 30:28).
A Bíblia nos mostra que são indefesos, porém, dotados de uma grande sabedoria. Com as mãos podem ser apanhados, mas fazem dos palácios dos reis o seu refúgio. A sua sabedoria consiste em buscar abrigo e alimento em nossas casas. Todo homem que deseja encontrar a sabedoria, deve também buscar abrigo, proteção e alimento no palácio do Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Assim como as aranhas precisamos buscar a nossa moradia na Casa do Rei; Nos momentos de lutas e perseguições, devemos nos esconder debaixo da proteção de Deus. O homem sábio habita na casa do Senhor e Nele busca proteção e amparo. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação (Salmo 91). As aranhas nos ensinam a estarmos lá, na Casa do Rei.
Pr.
Joel Santos
FONTE:
1º
DIA das festividades do 2º Aniversário da AD Betel
Foi uma noite inesquecível e um ano memorável.
Direção
Pastores Otton e Eunice de Paula
Direção
Pastores Otton e Eunice de Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário