1º) JACÓ E SEU REENCONTRO COM DEUS - (Gn. 32:22-32)
Pode parecer contraditório a afirmação supracitada, mas em que pese Jacó está debaixo da cobertura de Deus e sob os olhos do Altíssimo, o Senhor provocou uma situação para que Jacó soubesse que ele estava em dívida com Deus. É sempre assim, Deus muitas vezes permite situações a nós crentes para que O percebamos melhor. Com Jacó, no vau de Jaboque, um rio pequeno entre o mar da Galiléia e o mar Morto. Jacó já havia orado, (v.9), mas sua consciência lhe apertava ainda para um possível encontro com Esaú, seu até então desafeto, conquanto irmão. Mas enquanto Jacó pensava no encontro com seu irmão, Deus lhe pega pelo colarinho e lhe diz: “Qual é o seu nome? Ele responde: Jacó. Jacó? ah! aquele que enganou a Esaú, seu irmão? Sim”. Disse Deus: A partir de hoje não chamarás mas Jacó, mas Israel, esperto,não combina com quem Deus abençoou. Trapaceiro, não combina com quem Deus ajuda. Já tenho aludido: aquele que se converteu a Cristo Jesus é uma nova criatura. Mudou mesmo. Mudou tudo. Mudou para melhor. (2. Co. 5.17) Outrossim, Jacó também perguntou ao Anjo: Qual é o seu nome? O Anjo nada lhe respondeu, senão o abençoando. O lugar do reencontro de Jacó com Deus, passou a ser chamada de Peniel (face de Deus ou face a face com Deus). Este anjo era o LOGOS, o filho de Deus. (Ex. 3.2) ; (Jz. 13. 21-23) Jacó subiu ao pódio e ficou marcado para sempre. Nome antiguidade significava caráter. Quem sabe alguém está precisando mudar de nome?
2º) JACÓ ENCONTRA-SE COM SEU IRMÃO - (Gn. 33:1-11)
Lindo texto. Maravilhoso quadro. Forte encontro de dois irmãos, depois de vinte anos. Aliás, o encontro dos dois foi emocionante, da parte de Jacó especialmente, porque ele tivera um encontro primeiro com Deus. É interessante notar que Esaú veio ao encontro de Jacó com 400 homens. Para que? Armados para que? Para uma desforra? Não, não. Esaú, por motivos que desconhecemos certamente se fez acompanhar de tantos para mostrar ao irmão o seu apreço. O fato dos dois se lançarem a um forte abraço e se beijarem com lágrimas, só pode ter sido por algo espiritual de ambos os lados. Quem sabe, você está arrastando consigo uma mágoa de anos, uma dor de muito tempo e um ódio que lhe consome. Deus pode estar dizendo para você. Corra para o seu irmão ou desafeto e dê-lhe um abraço. Você poderá ficar curado de tantos males emocionais.
3º) JACÓ PÁRA EM SIQUÉM – (Gn. 33:18- a 34:1-2; 25, 26, 27).
Que tragédia para Jacó. Que desgraça para o velho pai, ver sua filha desonrada e seus filhos vingando-se de quem a desgraçou e de muitos outros. É sempre assim um abismo chama outro abismo. Simeão e Levi, lavaram a honra de sua irmã mas trouxe temor para toda família. “Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me perturbado, fazendo-me odioso aos habitantes da terra, aos cananeus e perizeus. Tendo eu pouca gente, eles se ajuntarão e me ferirão; e serei destruído, eu com minha casa. Ao que responderam: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?” (Gn. 34.30, 31).
4º) JACÓ É CONVIDADO POR DEUS PARA SUBIR A BETEL - (Gn. 35.1)
-). Aliás, Jacó não deveria ter parado em Siquém. A ordem de Deus para ele era de voltar às origens ou à Betel. Não tivesse ele parado em Siquém, certamente não presenciaria tamanha desgraça. Tem muita gente parando nas Siquéns da vida, quando deveria voltar depressa para a Casa de Deus ou subir a Betel. Jacó subindo para casa de Deus descobriu que havia deuses estranhos em sua família. Suba para a casa de Deus e os deuses estranhos deixarão você.
CONCLUSÃO:
Jacó havia dito para Deus em voto: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.(Gn. 28.20-22). Vinte anos depois, o havia esquecido. Deus lhe permitiu tantas oportunidades para cumprir seu voto até que um dia ele lembrou-se de “EL BETHEL”, Deus da casa de Deus. É tempo de reencontra-se com Deus.
|
A nossa alegria é expor através desta poderosa ferramenta, evidenciar as características de Cristo. O poder de transformação e de regeneração através da Palavra de Deus e do Espírito Santo de Deus. Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja é um câncer e a hipocrisia é uma farsa. Mas Jesus ainda é a cura. Delicie-se com a força do Evangelho que é o Poder de Deus para cura, libertação e salvação dos cativos através da sua Palavra.
domingo, 8 de janeiro de 2017
REENCONTRANDO-SE COM DEUS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário