Todos conhecem a história de José do Egito. Uma história que começa aos seus 17 anos, pastoreando rebanho com seus irmãos (Gênesis 37:2); Israel, conhecido no passado como Jacó, era seu pai; e o amava mais que todos os outros filhos (Gênesis 37:3).
Odiado por seus irmãos (Gênesis 37:4); Cometeu o erro de contar-lhes seus sonhos que gerou ciúmes e raiva nos mesmos (Gênesis 37:5-11); Mas fez com que seu pai ficasse refletindo.
Essa é a meta deste estudo. Que você medite no que Deus quer falar com você nesse momento. Qual o relato da sua história? Pra quem você tem contado seus sonhos e a sua vida? O que suas palavras promovem? o amor, a união, a inveja, o ciúmes, o ódio?
José inocentemente gerou conflitos e aflições enormes em sua vida. Sabemos, entendemos e compreendemos que tudo foi permitido por Deus. Mas o que tudo isso nos ensina hoje?
SE PERDER NO MEIO DO CAMINHO - No primeiro momento (Gênesis 37:14), José recebe uma direção de seu pai e se perde no meio do caminho. Muitas vezes acontece o mesmo conosco em nossa caminhada; recebemos desde o nosso nascimento direções, instruções para caminharmos, para termos uma vida melhor; uma vida saudável, porém devido as necessidades da vida, as desilusões, as frustrações, em circunstâncias alheias a nossa vontade, nos perdemos no meio da caminhada.
Perdemos a vontade de louvar, de adorar, a vontade de estar nos cultos, o desejo de evangelizar, a vontade de caminhar com os irmãos; perdemos o animo, a vontade de orar, perdermos as forças e se não vigiamos perdemos a vontade de estar nos caminhos do Senhor.
Mas existe uma excelente noticia para mim e para você. Deus sempre levanta alguém para nos ajudar, para nos instruir, para nos ajudar, para fortalecer a nossa fé, para nos levar de volta ao caminho a ser seguido (Gênesis 37:15-17). Um desconhecido se apresenta a José e indica o caminho a ser tomado. Seus irmãos estão ali, próximo de Dotã. Seu nome não é exposto, a Bíblia não relata quem ele era, mas foi esse humilde homem que levou José de volta ao seu caminho. Assim faz o nosso Deus quando estamos perdidos, ele levanta um homem ou uma mulher de Deus para nos ajudar a permanecer firmes nos Caminhos do Senhor. Deus vai levantar alguém a teu favor.
NÃO SE PREOCUPE COM O DIAGNÓSTICO DO MUNDO - Outra coisa que sofremos muito, é com a opinião dos outros. Quando viram José começaram a dizer: “Lá vem aquele sonhador, vamos matá-lo e jogá-lo num desces poços (Gênesis 37:19-20); A meta dos COVEIROS é enterrar a sua fé; apagar a chama da sua adoração; fechar o brilho dos seus olhos; O inferno sempre vai maquinar situações contra mim e contra você. Mas nossa alegria é que quem te justifica é Deus. Valorize a voz do Altíssimo. Deixe os coveiros sepultarem a si próprio.
ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR - Rubem, mesmo querendo ajudar, era uma falsa ajuda. Ele estava apenas tentando amenizar o seu próprio coração (Gênesis 37:21-22); Judá já pensou no que ele poderia render a eles (Gênesis 37:26-27); Precisamos estar sempre atento a quem nos oferece ajuda; amizade vem seguida de transparência, atitude e amor incondicional; Rubem tentou voltar e ajudá-lo, mas já era tarde, José já não estava mais na cisterna (Gênesis 37:29-30). Se você tiver que ajudar alguém, seja breve. Talvez amanhã já não de mais tempo.
PROSPERIDADE É DOM DE DEUS - Onde José colocou a planta de seus pés, ele prosperou (Gênesis 39:2-4); As pessoas percebiam Deus na vida dele; as coisas aconteciam ao seu redor. E Deus o fez prosperar onde ninguém havia prosperado. Deus quer fazer o mesmo comigo e com você. Precisamos apenas permanecer firmes na Caminhada. Mas o inferno sempre tenta apagar a chama da nossa adoração. Aqui ele tentou com a esposa de Pontifar que tentou seduzi-lo. Mas assim como está escrito em 1 Coríntios 6:18, assim fez José, fugiu da imoralidade e da sedução. E permaneceu firme com Deus. Imite esse coração faça o mesmo. Estar eternamente com Deus vale mais do que qualquer minuto de prazer.
SUPERANDO O CATIVEIRO – mesmo diante de uma maquinação do inferno, Deus conspira a teu favor e faz pessoas confiarem em você e te servirem (Gênesis 39:19-23); A falsidade e a mentira triunfaram durante um certo tempo. Aparentemente as pessoas ridicularizaram o nome de Deus e de José. Mas a glória futura seria maior. Mesmo no cativeiro, Deus se fez presente na vida de José. E ele na sua humildade e sabedoria, administrava o cárcere. E o que era para ser uma maldição se transformou em bênção.
TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS – mediante a duas condenações de homens influentes do Rei do Egito, José é usado por Deus para revelar seus sonhos. E através dos sinais e maravilhas na sua vida, José tem a oportunidade de ficar frente a frente com aquele que seria usado por Deus para abençoar não somente a ele, mas também abençoaria todo o seu povo (Gênesis 40:2-4).
UM SONHO, UMA HISTORIA ESCRITA PELO DEDO DE DEUS - Em Gênesis 41: vem a redenção de um homem de Deus. Todos os magos do Egito são chamados, deuses consultados, palavras ditas e seguidas do silêncio. Deus levanta o Copeiro-mor e o faz se lembrar de José. Faraó conta o sonho a José também. Ele primeiramente glorifica a Deus (V.16). Em seguida interpreta o sonho; Faraó e os conselheiros ficaram admirados e aceitam o parecer de José (V.37); Faraó muda o seu nome de José para Zafenate-Panéia, lhe dá uma esposa, e o faz governador do Egito (V.45-46). Deus vai fazer alguém se lembrar de você. Seu nome será trocado e você prosperará onde ninguém prosperou.
E como não bastasse, Faraó diz a José: "Diga a seus irmãos que ponham as cargas nos seus animais, voltem para a terra de Canaã e retornem para cá, trazendo seu pai e suas famílias. Eu lhes darei o melhor da terra do Egito e vocês poderão desfrutar a fartura desta terra. "Mande-os também levar carruagens do Egito para trazerem as suas mulheres, os seus filhos e seu pai. Não se preocupem com os seus bens, pois o melhor de todo o Egito será de vocês" (Gênesis 45:17-20).
Esse é o desejo de Deus e de Jesus para minha e para sua vida. Nos dar O melhor desta terra. DEUS - "Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra (Isaías 1:18-19). JESUS - O próprio Jesus afirma isso também no Novo Testamento, quando questionado pelos seus discípulos: "Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna (Marcos 10:29-30).
José em todo o tempo obedeceu a todas as diretrizes que foram lançadas sobre a vida dele. Nos ensinando que a obediência nos traz a beneficência de Deus sobre nossas vida. Não estamos aqui nesta terra para barganhar com Deus. Estamos aqui sim, para obedecer a vontade daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para maravilhosa luz.
Deus sempre irá levantar alguém a teu favor. Apenas se mantenha na fiação. Não permita que nada e nem ninguém tire seu foco da obediência a Deus. E...
Ajude a salvar o planeta, obedeça a voz de Deus e coma do melhor deste terra.
Família é tudo.
Bíblia é vida.
Família é tudo.
Bíblia é vida.
PB. Marcelo Raineri