A opressão demoníaca acontece na mente da pessoa. Pois é o meio preferido dos demônios para exercerem influência sobre a mesma. Satanás gosta de fazer sugestões, de soprar suas mentiras em nossos ouvidos, para corromper nossos pensamentos.
Um caso clássico de opressão demoníaca aconteceu com um discípulo de Jesus: Pedro. Ao lermos a Bíblia encontramos a seguinte passagem (observe bem):
“Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecesse muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo (Pedra de Tropeço); porque não compreendes (não pensa - NVI) as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens (Mateus 16:21-23).”
O que o Espírito Santo nos revela?
1º) Momentos antes, o mesmo Pedro havia afirmado “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mateus16:16)”. Jesus regozijou-se com esta afirmação e respondeu que ele, Pedro, havia recebido esta revelação do Pai, pois seria impossível que ele a fizesse por si só. Isto porque as pessoas viam Jesus por fora, mas não enxergavam Sua natureza divina (Cristo), a não ser de maneira sobrenatural, como foi o caso de Pedro.
2º) Foi então que surgiu Satanás, o grande opositor de tudo o que provém de Deus. Com sua astúcia e engano, ocupou a mente de Pedro (mais conhecido como OPRESSÃO DEMONÍACA) e o fez declarar algo como: “Ah…Jesus, meu amigo. Não morra. Não vá para a cruz. Estabeleça o Seu trono na terra”. Este foi o sentido da declaração de Pedro, obviamente manipulado por Satanás. Ou seja: “Uma mente oprimida por Satanás opõe-se a tudo o que é de Deus!”
3º) O Senhor Jesus agiu rápido, pois sabia da situação carnal de Pedro e, ao invés de dirigir-se a ele, dirigiu-se a Satanás e afirmou: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo (Pedra de Tropeço); porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens (Mateus 16:23). ”É importantíssimo que haja uma meditação nesta passagem bíblica: “Porque andamos por fé, e não pelo que vemos (2 Corintios 5:7)”. Esta foi a atitude do Senhor ao ouvir a voz de Pedro e identificou-o, instantaneamente, como um porta-voz do diabo. Nós também precisamos ter esta sensibilidade espiritual, pois ao nosso redor encontramos, em nosso dia-a-dia, inúmeras pessoas oprimidas que também são porta-vozes do reino das trevas.
Quem tem sido seu porta-voz?
Que tipo de conselho você tem recebido, que edifica os céus ou exalta o inferno?
4º) O diabo, segundo consta na Bíblia, somente possuiu Judas Iscariotes. Não há nenhum outro registo de POSSESSÃO DEMONÍACA (no caso específico de Judas), mas apenas alguns poucos contatos diretos de Satanás com as pessoas, como aconteceu, por exemplo, com Jó. A situação de Pedro foi raríssima, pois geralmente quem faz isto com as pessoas são os demônios.
Por exemplo: Eles sondam alguém e verificam a sua condição espiritual. Se encontram portas abertas (PECADO) entram e atuam imediatamente em sua mente, para escravizá-las com os pecados que estão dentro dela. Posso afirmar categoricamente que este é o modo preferido dos demônios atuarem, pois agem disfarçados e a pessoa não consegue discernir se está oprimida ou não. Infelizmente, na maioria dos casos, estão oprimidas por 1(um) ou mais demônios. Muitos líderes políticos, apenas para citar este grupo de pessoas, são oprimidos por demônios. Fazem leis injustas, são corruptos, desleais, mentirosos e assim por diante. Quem sofre? Primeiro este tal político, pois terá um final infeliz; depois o povo, pois sujeitou-se a isto ao ignorar seus direitos diante de Deus (Oséias 4:6). Contudo é importante salientar que o poder do diabo é limitado. Ele não pode fazer o que quer, com quem quer e no momento que assim o desejar. Somente Deus é Onipotente, além de misericordioso. Se não fosse assim, sequer poderíamos sair à rua, não é verdade? Portanto quero frisar bem: é o estado pecaminoso de uma pessoa que irá determinar se ela será atacada (OPRESSÃO, OBSESSÃO E POSSESSÃO) por um demônio ou não.
Conclusão:
A solução para a opressão demoníaca é seguirmos fielmente o que o Espírito Santo orientou ao apóstolo Paulo em sua 2ª carta aos cristãos em Corinto:
“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo (II Corintos 10:5)”.
Assim sendo, a vitória sobre a opressão demoníaca está no espírito e na mente, pois a nossa luta (ou o bom combate da fé a que o apóstolo se refere) não é contra o sangue e nem contra a carne, mas contra as legiões invisíveis de demônios que nos rodeiam. Portanto não adiantam estes ensinamentos das religiões orientais, como o budismo, ou as meditações de Yôga que visam o esvaziamento da mente. Não, nada disto. Temos que ocupar a nossa mente com o que é de Deus. Com o que provém de Deus.
Para ilustrar e concluir este nível chamado OPRESSÃO DEMONÍACA, nada melhor do que o conselho do Espírito Santo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8).”
Pr. Ronaldo Didini
Nenhum comentário:
Postar um comentário