Palavra pesada! Deus na sua imensa misericórdia, ficou triste com seus pastores e lideres no exposto acima. Por inúmeras vezes vemos lideres no contexto geral, desde o diácono até o apostolado, quando o rebanho começa a dispersar, a culpa é o diabo, o inimigo é sujo, é mais um levante do inferno e por ai vai. Mas jamais olham para o próprio umbigo.
Você já trabalhou numa empresa sem diretriz? sem diretor? sem gerente? sem encarregado? sem supervisor? sem chefe? Vira um caos, todo mundo quer mandar. E em pouco tempo ela abre falência e acaba fechando. Na igreja não é diferente. A diferença é que o Diabo usa a brecha da vaidade, do orgulho, do egoísmo, e da falta de compromisso do pastoreio da igreja, para destruição do rebanho.
Homens e mulheres completamente descompromissados, mais preocupados com o seu bem estar e com bem estar de sua família, do que com o rebanho colocado sob suas mãos; preocupado mais com os seus caprichos, vaidades, e mais preocupado com seus próprios interesses, do que com o próprio rebanho a ele entregue por Deus. Muitos condenam as ovelhas por falta de crescimento espiritual, por não evangelizarem, por não batizarem, dizendo que as mesmas, não são comprometidas com Deus. Infelizmente hoje em dia, a grande maioria dessa liderança espalhada no meio cristão, normalmente não faz 1/3 daquilo que prega. São fariseus Hipócritas no presente séculos.
Usam o "livre arbítrio" para deixar o povo fazer o que quer e como quer. Toleram o pecado do povo, alegando que devemos ter paz com todos, mas e a segunda parte do versículos, que diz que a paz vem seguida da justiça. Não dá pra exigir uma paz sem ser justo. Muitas comunidades hoje em dia, ditam as doutrinas da igreja baseadas em regras ou tradições humanas. Tais pastores perdem a confiança do rebanho por suas más ações que mostram exatamente o contrário da vontade de Deus. Alguns pastores toleram tais abusos, afrontas e pecados, por causa de um dizimo gordo, uma oferta alçada, uma amizade de interesses e não de amor pela causa de Cristo.
O povo tem esfriado sim, como a Bíblia nos alerta. Mas ainda tem muita gente sedenta pela palavra de Deus, querendo alimento Espiritual; e muitas vezes você vai num culto para ouvir o que Deus tem a falar pra você, e você se depara com desabafos, com apologia a prosperidade, com testemunhos incansáveis que não edificam o nome de Deus; com técnicas carnais visando o bolso das ovelhas; técnicas de psicologia comportamental, usando um reforço positivo, alegando uma cura que na realidade será momentânea. Uma ilusão com prazo de validade, o tempo do culto. Porem além das portas o problema continua atuando e desanimando o coração daquela ovelha. Pois não foi tratado com a Palavra de Deus, foi maquiado com uma ideologia de homens.
E quando os problemas começam à acontecer, a culpa é exclusivamente do inimigo de nossas almas. Mesmo diante da falta de exemplo pastoral, falta de evangelismo pessoal do pastoreio da igreja, falta de reuniões e devocionais produtivas para crescimento do rebanho, para o crescimento espiritual dos obreiros, mesmo diante da falta de devocionais com os ministérios dentro da igreja, a falta de estudos e orientações com os novos convertidos, a culpa é exclusivamente do capiroto.
Precisamos praticar mais a Joelhologia. Colocar o joelho no chão, se fortalecer com a Palavra de Deus e clamar ao Senhor por justiça e por misericórdia. Eu e você como membros de qualquer ministério também temos nossa responsabilidade com Deus, com certeza. Mas não mudamos um rebanho, quem muda o rebanho é o Espírito Santo e a Palavra de Deus através da vida do Pastor que tem obrigação Bíblica de viver em plena comunhão com Deus, e com o que Deus lhe deu. Foi uma opção dele perante Deus. Muitos querem ser o anjo da igreja, mas não querem exercer a responsabilidade para com a igreja.
Quando um rebanho deixa de crescer e o povo começa a se dispersar, como aprendemos no texto inicial. O pastor desse rebanho ficou insensato, ele não se importa mais em alimentar o povo. E o povo começa a destruir-se. E frases como essa passam a ser uma constante nesse período: "Se quiser ir embora que vá, um problema a menos pra mim". "Tá cheio de ministério por aí, vai pra onde você se sinta melhor".
Cadê o pastoreio da igreja? Só funciona quando tudo está bom? Só é anjo da igreja quando a igreja está na bonança? Só é pastor quando o aluguel está em dia? Só é pastor quando os casamentos estão prosperando? Quando os casamentos começam entrar em decadência, pela falta de conselhos e de pastoreio e devocional da igreja e o divórcio começa atravessar as portas da igreja, aí é o inimigo?
Hoje em dia isso é normal (fala sério). Não precisamos ser tão radicais assim. Os tempos são outros. Você acha que Deus não pode usar um homossexual pra curar alguém? Você acha que Deus não usa o irmãozinho que foi pra baladinha ontem encheu a cara, usou um entorpecente, teve uma noite de prazer sem ser casado e hoje está ministrando o louvor na frente da igreja? Qual o problema? imoralidade dentro da igreja; solteiro(a) cobiçando casado(a) e vise-versa, namoros impuros, vidas longe do altar, mas desfilando nos palcos da igreja. Irmãos fiquem em paz, Deus está no controle. Vamos orar e Deus vai mudar essa situação. Misericórdia!!!
Abre parênteses: Bíblia é Bíblia:
Josafá - “Josafá morava
em Jerusalém; e saiu de novo entre o povo, desde Berseba até os montes de
Efraim, fazendo-o voltar para o Senhor, o Deus dos seus antepassados. Ele
nomeou juízes, em cada uma das cidades fortificadas de Judá, dizendo-lhes:
"Considerem atentamente aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando
para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um
veredicto. Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com
o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno". Também em Jerusalém nomeou Josafá alguns dos levitas, dos sacerdotes e dos
chefes de famílias israelitas para julgarem questões da lei do Senhor e
resolverem pendências dos habitantes. Deu-lhes as seguintes ordens: "Vocês
devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor. Em cada
caso que chegar a vocês da parte dos seus irmãos israelitas das outras cidades,
seja caso de derramamento de sangue sejam questões referentes à lei, aos
mandamentos, aos decretos ou às ordenanças, vocês deverão adverti-los de que
não pequem contra o Senhor; caso contrário a ira dele virá sobre vocês e sobre
eles. Façam assim, e vocês não pecarão."Amarias, o sumo sacerdote, estará
com vocês para decidir qualquer questão referente à lei do Senhor; Zebadias,
filho de Ismael, líder da tribo de Judá, estará com vocês para decidir qualquer
questão civil; e os levitas atuarão como oficiais diante de vocês. Cumpram seus
deveres com coragem, e esteja o Senhor com aqueles que agirem corretamente"
(2 Crônicas 19:4-11)”
Malaquias - "Porque
os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca
todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor
dos Exércitos (Malaquias 2:7)".
Apóstolo Paulo - “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o
qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de
Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha
partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E
dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de
atrair os discípulos. Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos
jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas. "Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode
edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados. Não cobicei
a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém. Vocês mesmos sabem que estas
minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros. Em tudo o
que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando
as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do
que em receber’ ". Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou
(Atos 20:28-36)”.
Apóstolo Pedro - "Portanto, apelo para os presbíteros que há entre
vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos
sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem
o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação,
mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o
desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas
como exemplos para o rebanho (1 Pedro 5:1-3).
Deus - "Filho
do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e
diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que
só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do
rebanho? (Ezequiel 34:2)";
Onde está o Espírito da Igreja primitiva? O que aconteceu com a Palavra acima? E o termo uns aos outros? Jesus é o mesmo, ontem, hoje e amanhã. Jesus não mudou, a Bíblia não mudou. Não é nossa função julgar ou separar o joio do trigo, Jesus o fará (Mateus 13:30). Mas precisamos acordar para o que está acontecendo. Vidas estão sendo destruídas por um mundo corrompido pelo pecado. Não podemos passar a mão no pecado alheio como igreja e muito menos como pastor. Podemos ajudar os nossos pastores e lideres, que ainda estão dormindo, desde que eles queiram ajuda. Muitos estão cegos nos seu entendimento. O Avivamento deve ser diário. O diabo trabalha 24 horas por dia. Se não fizermos a nossa parte hoje, talvez não haverá mais tempo.
Como anda o rebanho da sua igreja? Se não há pastoreio, por que há cobrança? Por que responsabilidades estão sendo transferidas?
Ovelhas precisam ser pastoreadas e alimentadas diariamente, para que não se desgarrem do aprisco. Existem ovelhas que terão a necessidade de serem carregadas eternamente. Não existe acreditar na mentira do diabo, e achar que a nossa parte já foi feita. Já ensinei, já mostrei... Jesus estará conosco até o fim dos tempos. Por que você não quer estar com o seu irmão no mesmo conceito. Pastoreie com o amor de Cristo, e elas adorarão estar perto de você e a igreja irá prosperar em numero, e no conhecimento de Deus, como a Igreja Primitiva do livro de Atos.
Ajude a salvar o planeta, acorda Brasil!
Haleluias!
Pb. Marcelo Raineri
Nenhum comentário:
Postar um comentário