QUAL ERA O FOCO DA IGREJA PRIMITIVA?
E cada vez mais se multiplicavam discípulos ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres; 15. a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles. 16. Também das cidades circunvizinhas vinham muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.
(Atos 5:14-16).
O foco da Igreja primitiva era transformação de vidas, curas, libertações, sinais e maravilhas, a salvação. Ela tinha visão de Reino e não de tribo. A preocupação da Igreja primitiva era edificar o nome do Senhor através das vidas que iam sendo salvas e viver em união, comunhão, zelando pelas vidas um do outro, amando o próximo como a ti mesmo. Não havia espaços para vaidades, individualismo, egoísmo, e disputa de poder. O foco era em prol do Reino.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. 46. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 47. louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos (Atos 2:42-47).
QUAL O PONTO CHAVE PARA SE TRIUNFAR COM DEUS E VIVER EM PAZ NUMA IGREJA?
Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava (Atos 9:31).
Andar no temor ao Senhor e ser direcionado pelo Espírito Santo faz toda a diferença. Muitas vidas, ministérios, lideranças, se perdem hoje, porque simplesmente abandonaram o temor a Deus e não ouvem mais a voz do Espírito Santo. Assim como Herodes no texto Base, não dão mais glórias a Deus; não reverenciam o Altíssimo; não O respeitam como Deus. E quando o temor do Senhor se perde, a carne grita e o pecado toma conta. Neste momento o fracasso, o suicídio espiritual acontece.
A pessoa não quer estar mais nos cultos; não consegue mais ler a Palavra de Deus; deixa de orar; a santidade se esvai; e a pureza da lugar a luxúria. Assim como Herodes essa pessoa acredita que a glória tem que ser dela e para ela, não mais para Deus.
E aí é nítido entender as contendas, as vaidades, os desvios, e ver porque uma igreja não cresce, porque membros se dispersam, e outros até trocam de ministérios. Porque sem temor a Deus não existe respeito e nem submissão a homens.
QUAL ERA O ALICERCE DA IGREJA PRIMITIVA?
E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé (Atos 6:7). Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia (Atos 19:20).
O que crescia naquele momento único da igreja era: a Palavra de Deus, o numero de discípulos que se multiplicavam e o temor ao Senhor.
O que prevalecia naquela época não era homens e mulheres barganhando valores para servirem a Deus; o que prevalecia naquela época não era o pecado; o que prevalecia naquela época não eram as campanhas, os congressos, as festividades, os eventos; o que prevalecia naquela época não era prosperidade financeira como tem sido pregada hoje em dia; o que prevalecia naquela época não era o homem querendo usar a Deus para seu objetivos comuns; O que prevalecia naquela época era a Palavra de Deus. Era Deus usando homens inspirados por ele para pregação do evangelho, afim de que discípulos se multiplicassem com o único propósito de povoarem os céus.
Hoje vemos ministérios determinados, focados, empenhados, dedicados, a tudo, menos ao amor ao próximo e a salvação de almas. Não vemos mais a dedicação de pastores como antes. Hoje vemos na sua maioria uma liderança frágil, que não pastoreiam como Jesus e os apóstolos faziam. Hoje vemos grandes lideres sem tempo, essa é a maior desculpa, e por isso acreditam que discipular via mecanismos tecnológicos como WhatsApp, Messenger, FaceTime, e outros, vão fazer a mesma diferença, ou ter o mesmo efeito do que um olho no olho; um abraço físico, sincero, não virtual; uma visita pessoal; homens que estão negligenciando o dom de Deus em suas vidas e estão culpando as ovelhas por suas falhas, fraquezas e incompetência espiritual. Querem o conforto de seus lares e desfrutar de seus próprios desejos, deleites e prazeres. Mas não querem meter a mão no lamaçal do pecado e arrancar almas do inferno.
"Se o numero de festividades, campanhas, congressos e eventos de uma igreja for maior que o numero de salvação no ano da mesma, tenha a certeza de uma coisa, o que está sendo pregado ali não é o evangelho pregado por Cristo. E sim doutrinas humanas, com propósitos humanos. Pois por onde Jesus e os apóstolos passaram não houve manto, sapateio, prosperidade financeira, ou qualquer outra coisa a não ser: "Curas, sinais e maravilhas, libertação, famílias transformadas, vidas renovadas e salvação em abundância. Isso é Evangelho genuíno e verdadeiro. A igreja primitiva através da vida dos apóstolos crescia em numero e na Palavra".
Já passou do tempo de amadurecermos. Não dá mais tempo para tomarmos leitinho, ou deixarmo-nos levar por qualquer vento de doutrina. Chega mimimi! Chega de inveja! chega de negligência! chega de vaidade! chega de fofoca! chega de disse me disse! Chega de hipocrisia! Chega de parar a obra do Senhor para cuidar daquilo que não edifica! É hora de nos juntarmos para povoar os céus. Quer brincar de ser crente, amém, o livre arbítrio é pra todos. Mas lembre-se: "O diabo não brinca de ser diabo". E ele vai usar todos os meios para conseguir o seu objetivo. Roubar a sua paz, matar a sua fé e destruir a sua família.
Então cresça naquele que é a cabeça, Jesus. Medite de dia e de noite na Palavra de Deus, faça discípulos de Cristo e cresça no temor ao Senhor. Não faça como Herodes, DÊ GLÓRIAS A DEUS. Ele é o único que é digno de toda honra, todo poder e todo louvor. Haleluias!
Jesus é bom, o diabo não presta e o resto é Baal. A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa. Mas Jesus ainda é a cura. Quando a visão é de Deus, a base é Bíblica. Nada e nem ninguém pode esconder você de Deus.
Grande abraço.
EBENÉZER no Lar
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos+fortes.
Evangelista Marcelo Raineri
EBENÉZER no Lar
Projeto Família é tudo.
Bíblia é vida.
Unidos somos+fortes.
Evangelista Marcelo Raineri
Nenhum comentário:
Postar um comentário