Não é uma constatação de que, como está não serve. Não quero dizer que você precisa mudar de vida para ser feliz. A felicidade não está no que virá a ser, mas no presente e na realidade atual de sua vida. Como crianças, vamos revirar nosso baú, e encontrar ali mesmo novas possibilidades, com os mesmos brinquedos de sempre.
Tenho consciência de que posso colocar algumas “minhocas” na cabeça de alguns, mas vamos até o final, e depois prometo tirar dúvidas e esclarecer o que ficar obscuro.
O contexto histórico e nascimento de Jacó:
Abraão, Isaque e Jacó; Isaque e Rebeca
Depois de 20 anos de casamento nascem os gêmeos: Jacó e Esaú (Gn 25:20,26)
ESAÚ = cabeludo = Edom (vermelho, de guisado avermelhado – Gn 25:30)
JACÓ = O que segura pelo calcanhar = suplantador – Gn 27:36)
Fatos importantes da vida de Jacó até aqui (Gn 28):
Nascimento, O direito de primogenitura (Esaú), A bênção de Isaque (seu pai), A fuga.
O TEXTO: Dormindo com a pedra e a visão da escada; Simboliza que a vida é feita de Pedra e escada (do material e do espiritual)
Jacó vê a pedra e aproveita; Jacó não repreende a pedra; Jacó aproveita a pedra para dormir!!!! Depois Jacó levanta um altar com a pedra e a faz “Casa de Deus”. A vida é assim: pedra e escada. A pedra é símbolo da dureza da vida, que deve ser vivida, sugada, aproveitada, desfrutada. Jacó se deita ali mesmo, para dormir e... sonha!!!! (28:11,12) A escada é símbolo do transcendente. A escada é símbolo da comunhão com Deus. Do seu interesse em se manifestar a nós e se comunicar conosco mesmo em tempos hostis.
A compreensão de que precisamos de “pedra e escada”, do “material e do espiritual” nos ajuda a experimentar o que a vida pode ser:
1º Sua vida pode ser bem melhor -
se decidir desfrutar plenamente do “material” e do “espiritual”, como expressões das bênçãos de Deus. C.S.LEWIS, em “Cartas de um diabo a seu aprendiz” (1942) P.65, 76 “Você deve tentar fazer com que seu paciente abandone as pessoas, a comida ou os livros de que realmente gosta em nome de pessoas “melhores”, da comida “certa”, dos livros “importantes”.
Por isso não conseguimos desfrutar a vida como Deus gostaria. Abandonamos muitas coisas boas da vida, porque julgamos que devemos priorizar o que é “supostamente” melhor; Um pai que não conversa mais com seus filhos porque precisa conversar sobre teologia com os teólogos; Uma esposa que não valoriza seu marido porque ele não é cristão; Amigos que não se encontram para fazer nada porque crente que é crente tem que “orar sem cessar”; Crianças que não tem liberdade na igreja porque seus pais acham que algo “mais importante” está acontecendo, e elas não podem atrapalhar; Pessoas que não lêem bons livros, porque precisam ler livros mais importantes; Pessoas que ainda não conseguiram compreender que a vida é uma só, e tem pedra e escada (material e espiritual);
“Nós (Vermebile e Fitafuso), no entanto, queremos um homem atormentado pelo futuro”.
Por isso não conseguimos desfrutar adequadamente do que temos hoje; O futuro nos atormenta com sua mensagem aprisionadora, de que há algo melhor nos esperando.
(Ele conclui:)
“Queremos uma raça inteira de seres perpetuamente em busca do fim do arco-íris, jamais honestos, jamais gentis, jamais felizes agora, e sempre usando toda dádiva verdadeira que lhes é concedida no presente como mero combustível para poderem encher de dádivas o altar do futuro”.
Muitos não estão felizes agora, porque acham que as melhores dádivas estão no futuro.
Vivemos então um estado crônico de ansiedade, do qual não conseguimos nos livrar, por causa da nossa incapacidade de dizer “chega”, “está bom”, “estou satisfeito”, “vou dormir com essa pedra!”.
Na verdade, queremos tirar as pedras do nosso caminho, e partirmos com todas as forças para o que achamos superior.
A vida é pedra e escada - Tempo de faculdade e tempo de formatura (ambos com felicidade); Tempo do seminário e tempo de formado; O Trabalho como lugar de ser crente (adoração) e expressão da bênção de Deus; Sua família como ambiente sagrado; Seus bens materiais como favor suficiente de Deus, e não como trampolim para alcançar mais; Seu corpo como instrumento de adoração, e não como um perigo a ser evitado ou vencido.
2º Sua vida pode ser bem melhor -
se perceber que a terra, que o mortal, o material (como preferir), também é o lugar da habitação de Deus. (Gn 28:12-17). Na terra, Jacó sonha um sonho de Deus (V.12) A escada “toca” a terra; Deus e seus anjos estão subindo e descendo por ela; Jacó percebe que Deus estava naquele lugar, e que era a Casa de Deus (V.16-17); É a “porta dos céus”!!!!! (V.17) Nós achamos que a porta dos céus é a igreja; Jacó acha que é a terra (ou qualquer lugar); Nós achamos que a porta dos céus é o culto bem “arrumadinho”; Jacó acha que é uma noite bem dormida (com sonho de Deus).
Nossa dificuldade vem do fato de termos incluído coisas da vida na lista dos atos profanos. Nós cristãos (católicos ou protestantes) temos dificuldades e, geralmente, fazemos mal a separação entre o sagrado e o profano.
DEUS ESTÁ ONDE VOCÊ ESTÁ! ONDE DEUS ESTÁ É A CASA DELE! (Gn 28:16-17) - O Senhor “está” (verbo) = Ser, existir, substância; “Eu é que não sabia”, “É” a Casa de Deus. Cidade chamada Luz (amendoeira) passa a se chamar Betel; Beyth-’El - Betel = “Casa de Deus”; ONDE VOCÊ ESTÁ E DEUS TAMBÉM ESTÁ PODE TER CULTO!
3º Sua vida pode ser bem melhor -
se deixar que Deus faça os planos, e... Concordar com eles!!! (28:20-22). Jacó diz “se”. Mas o “se” de Jacó já tinha sido prometido por Deus. Jacó não faz um voto baseado em seus anseios, mas baseado nas promessas de Deus (28:13-15)
A escada em Betel é diferente da escada de Babel:
A escada de Babel tinha homens subindo e descendo – Betel, tinha anjos, e Deus estava lá.
A escada de Babel seria construída por homens – Betel, por Deus.
É por querer construir uma torre própria até o céu, e sair da terra, que as pessoas estão perdendo suas vidas. Interessante isso: Queremos construir algo. É o que estamos construindo que está tirando nossa paz. Jacó se contenta com o que Deus “construiu”: pedra e escada.
Conclusão:
Onde estão as pedras de sua vida hoje? Onde estão as escadas celestiais de sua vida hoje? Precisamos das duas! Como Jacó teve uma experiência extraordinária com Deus em um lugar tão “normal”. Como em um lugar tão normal, Jacó teve uma experiência tão sobrenatural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário