Veja a definição de ilusão:
Engano dos sentidos, do espírito ou pensamento que faz tomar a aparência pela realidade. Coisa que não tem existência real, apenas ideal. Devaneios, fantasia, imaginação. A ilusão é também chamada de utopia: uma esperança irrealizável, local ou situação onde tudo é perfeito.
A ILUSÃO PELA APARÊNCIA
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. “ 1 Samuel 16:7
Julgar uma pessoa pela aparência é algo extremamente comum. O bem vestido, elegante nem sempre é rico e o vestido de forma mais simples nem sempre é o pobre. O de boas palavras, conversa fácil e brincalhão nem sempre é boa pessoa e o quieto nem sempre é o antipático. A linda pode ser só linda, mas não limpa, quando digo limpa me refiro às intenções do coração. A marca de uma roupa, um perfume caro, um sapato de grife podem impressionar e enganar a muitos, mas não impressiona a Deus. O que impressiona a Deus é um coração quebrantado.
Samuel ao ungir o novo rei começou a julgar os filhos de Jessé pela aparência, mas Deus o advertiu de que o mais importante é o coração. A aparência causa ilusão aos olhos humanos, levando a crer que uma pessoa é de certa forma quando na verdade é de outra bem diferente.
Deus mandou Samuel ungir aquele que era desprezado por seus irmãos, o menor de sua casa. Um pastor de ovelhas que aos olhos de muitos não teria grande futuro, continuaria ali atrás das ovelhas malhadas, grande ilusão. O rapaz tinha a aparência de um pastor e o coração de um rei.
Às vezes você olha para uma pessoa e ela está sorrindo, brincando e cantando, mas por dentro está chorando. A aparência mostra felicidade enquanto o coração revela a tristeza que só Deus vê.
Enquanto você estiver preso à ilusão que a aparência de uma pessoa lhe causa, deixará de conhecer quem realmente essa pessoa é. Pessoas enganam pessoas, mas não podem enganar a Deus.
A ILUSÃO DOS SENTIMENTOS
Talvez a liberdade e a felicidade dentro do ilusório satisfaçam o indivíduo que não percebe que enquanto vive a fantasia perde a chance de viver o real, que embora possa não ser perfeito é onde há vida e movimento.
Enquanto a pessoa iludida não aceitar a realidade ela estará em desequilíbrio, pois entrar e sair de um mundo imaginário poderá causar até mesmo reações físicas e psicológicas, gerando traumas que só a mão de Deus pode curar. O mais difícil da prisão sentimental é que você pode entrar e sair da ilusão mentalmente mas não sentimentalmente, mesmo no real o sentimento permanece. Ilusão não é amor, castelos de areia são desfeitos pelo vento.
A bíblia diz que o amor dentre outras coisas não é leviano, ou seja, não é imprudente e insensato. Se alguém está sendo insensato em lhe alimentar sentimentos que não tem pretensão de ter com você, então não é amor.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7
A ILUSÃO DO VÍCIO
Há um trecho de uma música que diz assim: “Confortável ilusão, parece a liberdade e na verdade é uma prisão.”
Pois bem, qualquer forma de fugir da realidade demonstra uma deficiência em lidar com os problemas. A ilusão funciona como um anestésico, uma válvula de escape para que a pessoa passe por algo que a incomoda. Por isso em meio a crises, muitos procuram o álcool, cigarro e as drogas. Tudo isso gera uma ilusão, as drogas enquanto no auge de seu efeito, fazem a pessoa se sentir livre, corajosa para fazer o que não faria normalmente. O mesmo acontece com o álcool. Só que o efeito de tudo isso é passageiro, passa mais rápido que a situação enfrentada e o que acontece? A pessoa sente que precisa de mais um pouco e mais uma dose e quando percebe está presa a ideia de que necessita disso para viver feliz. Uma felicidade que não existe nem para a pessoa e nem para os seus familiares. Uma decadência fatal, uma dependência mortal de uma ilusão cujo efeito mental dura pouco e físico permanece destruindo o corpo lentamente.
Jovens de quatorze, quinze anos vão parar nas emergências de hospitais em coma alcoólico porque acreditaram na ilusão de que a bebida lhe traria status, lhe faria parecer descolado, parte de um grupo.
O Senhor nos fala para não nos deixarmos dominar por nada, então cuidado com a ilusão do pecado. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8:32
CONCLUSÃO:
Tudo que lhe traz ilusão é uma mentira. Não acredite em seus olhos, muitas situações que você tem passado não são o que parecem. O problema gera a ilusão de uma possível destruição, mas creia que você tem um Deus que está acima dos problemas e se o monte não sair de sua frente, Ele lhe dará asas para voar. A ilusão pode gerar um bem estar momentâneo, mas não verdadeiro.
Sonhar, planejar e esperar em Deus, não é ilusão. Lembre-se só porque seus olhos não podem ver, não quer dizer que não seja real. Você não vê uma semente plantada enquanto está embaixo da terra, mas ela está lá aguardando o tempo certo de germinar. Você não vê as estrelas e os planetas a olho nu, mas eles existem, são reais.
Você não vê a Deus, mas pode senti-lo e pode ver o que Ele faz em sua vida. Você dormiu e acordou porque o Senhor te sustentou, Ele é real, o resto é ilusão.
Ana Lucia Salles
FONTE: http://estudos.gospelmais.com.br/prisao-ilusao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário