A
figura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para
representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento,
Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento,
Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse
símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia.
A
linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com
Deus:
Passando
eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores;
estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te
juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus;
e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do
teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas,
e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino,
e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus
braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um
pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça.
Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino,
de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e
azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua
fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era
perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz
o Senhor Deus. (Ezequiel
16:8-14)
O
mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento,
incluindo na carta de Paulo aos efésios:
Maridos,
amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se
entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por
meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém
santa e sem defeito....Grande é este mistério, mas eu me refiro a
Cristo e à igreja. (Efésios 5:25-27,32)
Costumes
de Casamento na Época da Bíblia
Antes
de examinar alguns outros trechos bíblicos, observemos algumas
informações históricas sobre costumes de casamento nos tempos
bíblicos. O processo do casamento envolvia várias etapas,
incluindo:
- O Desposório. O primeiro passo oficial ao casamento foi um compromisso assumido pelo casal (muitas vezes arranjado pelos pais) em que se prometeram um ao outro. Assim Maria foi desposada com José (Mateus 1:18).
- Presentes foram dados à noiva e à sua família pelo noivo ou sua família (veja Gênesis 24:52-53). Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até os dias de hoje. Jacó serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se com Raquel (Gênesis 29:18-20).
- Um Intervalo de Espera antecedeu o casamento. Durante este tempo, era importantíssimo manter a pureza e que a noiva se preparasse para o seu noivo. Caso contrário, poderiam romper o relacionamento sem completar o processo do casamento (veja Mateus 1:18-19).
- As Bodas ou Banquete Nupcial começava quando o noivo chegou à casa da noiva para levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e jóias especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. A festa das bodas tipicamente durava uma semana (veja Gênesis 29:21-23,27; Juízes 14:17; Mateus 25:1-13). A partir das bodas, os dois, agora uma só carne, morariam juntos.
Consideremos
essas etapas em relação ao simbolismo bíblico.
O
Casamento de Cristo e a Igreja
Podemos
relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas
acima. Jesus veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós,
também, prometemos ser fiéis a ele quando nos convertemos ao
Senhor. Dessa forma, tanto Cristo como o povo dele assumem o
compromisso do desposório.
Da
mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família
dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele
comprou a igreja com o seu próprio sangue (Atos 20:28). “Cristo
amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios
5:25).
A
nossa situação atual bem se descreve como um intervalo de espera.
Mesmo se já tenhamos entrado em comunhão com o Senhor, ainda não
fomos levados à habitação eterna na presença dele. Por esse
motivo, diversos trechos no Novo Testamento enfatizam a necessidade
de nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer voltar e encontrar
a sua noiva “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27).
Ele se sacrificou para santificar e purificar a igreja (Efésios
5:26), e quer que os seus discípulos se mantenham santificados (João
17:17,19). Se ele nos achar infiéis, não nos levará às bodas, nem
ao lar eterno com ele.
Ainda
esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial.
João, um dos apóstolos de Jesus, confortou os cristãos primitivos
em um período de perseguição com a esperança de participarem do
casamento do Cordeiro:
Alegremo-nos,
exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do
Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado
vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho
finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o
anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das
bodas do Cordeiro. (Apocalipse 19:7-9)
Ele
falou da noiva preparada e da esperança de morar eternamente com
Deus, o perfeito marido: Vi também a cidade santa, a nova
Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva
adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono,
dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com
eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
(Apocalipse 21:2-3)
Como
a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda
de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua
esposa para sempre.
A
Noiva Adornada para o Seu Esposo
Todo
o simbolismo do casamento do Cordeiro com a igreja apresenta um belo
conto romântico, mas há muito mais nessa história. As Escrituras
servem para nos habilitar “para toda boa obra” (2
Timóteo 3:16-17). Toda essa história de uma noiva esperando a
chegada do noivo serve, também, para nos instruir. A ênfase de
textos como Ezequiel 16 e Efésios 5 está no adorno da noiva.
Consideremos algumas mensagens importantes:
- A beleza da noiva vem do noivo! Não é assim nos casamentos humanos que nós conhecemos. A noiva escolhe o vestido, arruma os cabelos e faz tudo para chegar à cerimônia adornada para agradar o noivo. Mas toda a beleza da noiva de Ezequiel 16:1-14 veio do marido. Deus encontrou Israel como uma menina recém-nascida abandonada pelos próprios pais. Ele cuidou dessa menina durante anos e, quando ela cresceu, casou-se com ela. Ele a lavou, e a vestiu com as melhores roupas. Colocou nela enfeites e jóias finas. Deu-lhe os melhores alimentos, e ela se tornou absolutamente linda. Deus disse “...pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti” (Ezequiel 16:14). Esse fato é fundamental na doutrina bíblica da salvação pela graça. A beleza da noiva depende do noivo. Leia, de novo, Efésios 5:25-27. A beleza da igreja vem de Cristo. Ele se entregou para santificar e lavar a igreja, “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:27).
- Jesus quer uma igreja composta de pessoas santas. Numa cerimônia de casamento, o momento mais especial é a entrada da noiva. O noivo espera ver a sua noiva resplandecente entrar para fazer um pacto solene com ele. Imagine a noiva entrando usando um vestido sujo e rasgado, com seus cabelos totalmente desarrumados, e com lama no rosto. O noivo, provavelmente, sairia correndo! E se Jesus voltar e encontrar a sua noiva suja e usando roupas rasgadas e manchadas? Ele quer um povo santo (1 Pedro 1:13-16) que demonstra a sua santidade no seu proceder no dia-a-dia (1 Pedro 2:11-23).
- Nem todas as igrejas agem como uma noiva pura. Considere as igrejas da Ásia. A congregação em Éfeso não aceitava homens maus e mentirosos, mas abandonou o seu primeiro amor e caiu (Apocalipse 2:2-5). Em Pérgamo, a igreja conservava o nome do Senhor e não negou a fé, mas tolerava os que ensinavam falsas doutrinas (Apocalipse 2:13-15). A igreja de Tiatira era dedicada e ativa em obras, mas tolerava a falsa profetisa, Jezabel (Apocalipse 2:19-20). Em Sardes, a igreja tinha uma reputação de ser viva, mas estava morta (Apocalipse 3:1-4). A congregação de Laodicéia tornou-se morna (Apocalipse 3:15-19). O livro de Apocalipse contém cartas aos anjos de sete igrejas. E se tivesse mais uma: “Ao anjo da igreja em _______” [coloque aqui o lugar onde você congrega], o que diria esta carta? Jesus elogiaria a fidelidade e dedicação da igreja, ou teria uma lista de queixas? Coletivamente, a congregação prega e pratica a verdade? Louva a Deus conforme a palavra dele? Rejeita doutrinas falsas? É uma igreja “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”? Antes de dar uma resposta definitiva, lembre-se de que a igreja é composta de pessoas. Individualmente, falamos e vivemos conforme a verdade? Somos seguidores de Cristo ou seguidores do mundo? Buscamos a prosperidade espiritual ou material? Usamos a palavra de Deus como espelho para corrigir as nossas vidas, ou imitamos o mundo? Somos santos, como Deus é santo?
“Bem-aventurados
aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro....São estas
as verdadeiras palavras de Deus”(Apocalipse
19:9).
Dennis
Allan
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