Logo
depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus
discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da
cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma
grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se
compadeceu dela e disse: "Não chore". Depois, aproximou-se
e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse:
"Jovem, eu lhe digo, levante-se! " Ele se levantou,
sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe.
Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. "Um grande
profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus
interveio em favor do seu povo". Essas notícias sobre Jesus
espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas (Lucas
7:11-17).
Uma
multidão vinha completamente animada com o poder de Jesus. Entrando
na cidade de Naim essa mesma multidão, se depara com outra multidão
que vem ao seu encontro. Pense nisso, pela fé se faça presente
nesse encontro. Onde a Vida se encontra com a Morte. Onde uma
multidão vem animada, feliz, encorajada, jubilando no Espírito por
presenciar o poder de Deus, os milagres de Jesus, as curas, as
libertações, demônios batendo em retirada pra todo lado; e do
outro lado, outra multidão, vindo cabisbaixo, angustiada,
amargurada, triste, infeliz, pois a viúva de Naim havia perdido seu
único filho. Pense nesta cena, imagine a face da Vida no V.11, os
irmãos em plena comunhão do Espírito, celebrando a vida. E no V.12
A face da morte, irmãos completamente derrotados pelo diabo.
A Bíblia não relata a causa morte do filho da viúva e nem que tipo de vida ele levava. Mas podemos ver aqui os benefícios de servir a Cristo, uma multidão alegre, encorajada, fundamentada na Palavra, cheia do Espírito Santo de Deus, animada em seguir o Mestre. E do outro lado, na entrada da cidade, outra multidão, desiludida, destruída pela morte, talvez questionando: Que Deus é esse, que permite mais esse sofrimento na vida dessa mulher, já perdeu o marido, agora o único filho e provedor do seu lar, Que Deus é esse?
Uma multidão completamente desamparada espiritualmente, sem fé, uma multidão aflita, amargurada, triste, derrotada, depressiva, pois naquele momento o diabo havia conseguido, roubar a paz da viúva de Naim, ele matou a sua fé e destruiu a sua família", como a Palavra diz: "Ele veio para matar, roubar e destruir". Essa multidão estava envolvida na negatividade da vida sem Deus.
Hoje em dia não é diferente. Existem mortos vivos ao nosso redor o tempo todo, dentro e fora da igreja, uma multidão de pessoas que estão desacreditadas, mortas na religiosidade, mortas na fofoca, mortas nas intrigas, mortas no adultério, mortas na depressão, mortas na injustiça, mortas na angustia, mortas no desejo de suicidar-se, mortas nas falsas amizades, mortas na hipocrisia, e por aí vai. Mas aquele que está nos céus sabe de todas as coisas. E Ele diz pra mim e pra você agora: V.13 "NÃO CHORE".
A misericórdia de Jesus vai além da nossa compreensão humana. O seu amor dura para sempre. Mesmo na nossa infidelidade, Ele permanece fiel. Jesus se preocupa com o meu e com o seus sentimentos, com a sua vida, com a sua dor. Jesus quer tocar em você hoje e ressuscitar o que está morto.
Quando Jesus se aproxima da multidão que levava o caixão, Ele a faz parar. Nesse momento se coloque ali pela fé, podemos imaginar, as falas dessa multidão, pois eles ainda não conheciam Jesus como a outra multidão animada conhecia. Eles podem ter falado: "Ei, que falta de respeito; você não esta vendo que estamos velando o filho da viúva"; "você pode respeitar a dor dessa mulher"; "Ei, pare de atrapalhar a nossa passagem, tenha um pouco de respeito". Coveiro é assim, ele não enxerga o poder de Deus, ele não permite a ação de Deus em sua vida, ele questiona e não adora, ele só critica a vida alheia, coveiro é um câncer na vida das pessoas, agindo sempre de forma negativa e vive tentando impedir o agir de Deus na minha e na sua vida.
Não podemos parar a ação de Jesus na nossa vida. Se liberte das correntes que o prendem num jugo pesado, numa religiosidade que não produz cura, libertação e salvação. Não valorize a voz dos coveiros. Tome posse do chamado de Deus. V.14 Jesus está falando pra mim e pra você nesse momento: "LEVANTE-SE". Não valorize o diagnóstico do povo, Jesus quer ressuscitar sua vida espiritual, sentimental, emocional, física e até financeira. "Levante-se", confie no Senhor. Pare de olhar pro lado, pra trás, se focalize nas coisas que vem do Alto.
Não
importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do
evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer
apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que
vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé
evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que
se opõem a vocês (Filipenses 1:27-28a).
A Palavra é clara, acusadores, oposição sempre vão existir. Mas por causa da oposição, ou por causa do ponto de vista cego de quem não está fazendo nada pra Deus, você vai perder a sua cidadania no Céu? Valorize a voz de Deus. O Milagre só acontece com Jesus. Onde Jesus passa tem cura, onde Jesus passa tem salvação, onde Jesus passa tem libertação. Haleluias!
Jesus quer fazer um milagre na minha e na sua vida hoje, Ele quer transformar o seu casamento, restaurar seu relacionamento com Deus, educar os seus filhos, quer te ensinar como se libertar da escravidão do jugo do pecado. Ele quer te ver de pé, na presença Dele.
Chega de "Terapia do Ringue", "Pare de Lutar" Salmos 46:10. "Chega da Terapia da Estatua de Sal", Pare de olhar pra trás. "Esqueça o que se foi, não vivam mais do passado" (Isaías 43:18). Deus quer, pode e vai renovar a sua vida. Ele quer que você faça parte da multidão: Alegre, animada, encorajada, fortalecida no Espírito, em plena comunhão com Deus. Não negue a Palavra de Deus. Tome posse dela: "NÃO CHORE, LEVANTE-SE", acredite! Deus pode mudar a sua vida, Ele quer enxugar as suas lágrimas e levantar você.
Finalizando, de duas multidões só restaram uma. Porque todos contemplaram o Poder de Deus e as multidões se uniram. Jesus gera união e não divisão. Lembre-se o que a Palavra diz: em Salmos 115:17 "Os mortos não louvam ao Senhor, tampouco os que descem ao silêncio. "Pois a sepultura não pode louvar-te, a morte não pode cantar o teu louvor. Aqueles que descem a cova não pode esperar pela tua fidelidade. O vivos somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo" (Isaías 38:18-19). Sai fora dos coveiros, eles não acrescentam em nada em nossas vidas. Fique longe dos murmuradores.
"O
Choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã", Jesus
proporcionou essa alegria para a viúva de Naim. Ela recebeu o seu
milagre. Jesus quer fazer o mesmo na sua vida hoje. Esvazie-se a si
mesmo e permita que Ele quebre todo embaraço, todo julgo pesado,
toda dor, toda angustia, toda aflição, toda inveja, todo orgulho,
toda magoa no seu coração, toda depressão, toda seta flamejante
lançada contra ti. Permita que Ele corte todo laço do passado, todo
laço que te prende a um evangelho que não edifica o nome de Deus e
permita que Jesus lhe traga um renovo espiritual, um avivamento no
seu coração que ninguém vai entender.
O que nos define não é o que o povo pensa, acha, ou fala, mas sim a forma como nos levantamos depois de uma queda, e mais ainda, essa definição vem pelo que Deus pensa ao meu e ao teu respeito. Só Ele pode me julgar, só Ele pode te julgar. Receba a paz de Cristo.
Jesus é bom, o diabo não presta o resto é Baal. A inveja é um câncer e a hipocrisia uma farsa. Mas Jesus ainda é a cura.
Ajude
a salvar o planeta, não chore, levante-se.
Projeto Família
é tudo.
Bíblia
é vida.
PB.
Marcelo Raineri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário