O Senhor respondeu: "Eu os perdoei, conforme você pediu.
Números 14:20
O Senhor respondeu: "Eu os perdoei, conforme você pediu.
Números 14:20
Objetivo: Conscientizar os discípulos de que a posse da promessa esta intimamente ligada a nossa capacidade de crer.
Contexto: Com relação a nação de Israel, podemos afirmar que muito embora possuíssem uma promessa e usufruíssem uma libertação do jugo do Egito, - Nos seus corações eles não criam assim desta maneira; - Não conseguiam enxergarem-se desta forma; - Tiraram os pés do Egito mas não o tiraram do coração;
PONTOS REFLEXIVOS - Mesmo tendo a confirmação dos espias enviados à terra prometida, não tiveram ousadia para tomar posse da mesma; Mesmo vendo os frutos da terra que manava leite e mel, enxergaram mais os obstáculos e dificuldades; Entre a promessa e a posse da bênção existe um espaço que precisas ser vencido. A este espaço chamamos deserto. É no deserto que se revelam os: murmuradores, críticos, rebeldes, tímidos, incrédulos. O deserto é o lugar onde Deus aprova ou reprova o homem. E ali que os nossos corações serão expostos.
CONCLUSÃO: O povo preferiu dar ouvidos à 10 derrotados e ficaram 40 anos andando em circulo sem sair do lugar e sem entrar na terra prometida, do que à 2 sonhar com Josué e Calebe, que foram os únicos dois que enxergaram o poder de Deus e tomaram posse da terra prometida.
Há 2 classes de inimigos que podem nos derrotar em nossa CAMINHADA COM JESUS:
A) PESSOAIS: medo, incredulidade, baixa estima, incapacidade, avareza.
B) EXTERNOS: espíritos territoriais e forças das trevas
A Raça humana é carente de um Líder, de um referencial, de uma pessoa cheia de Deus. Jesus Cristo foi e é esta pessoa para todos os tempos e épocas. As pessoas viam em Jesus Cristo autoridade e poder para realizar o sobrenatural.
Hoje vivemos dias de muito enganos e mentiras. O diabo tem enganado a muitos se passando como anjo de luz sendo trevas. Ele não é somente um enganador. Jesus disse que ele é o pai da mentira ( Jo.8:44). O Senhor nos alertou que as ilusões e as mentiras do diabo serão tão forte nos últimos dias que enganarão até os eleitos de Deus. (Mt.24:24).Vamos ver no capitulo 6 do Evangelho de João nove classe de pessoas que viveram naquela época com o próprio Jesus Cristo, e hoje nós podemos também identificar tais pessoas com as mesmas atitudes e comportamentos dentro das Igrejas evangélicas ou chamadas Cristãs.
OS CURIOSOS (João 6:2) e grande multidão continuava a segui-lo,porque vira os sinais milagrosos que ele tinha realizado nos doentes. São muitos que vão a igreja por curiosidade. Querem ter certeza que Ele cura os doentes, e resolve os problemas. Mas não querem compromisso com o Reino de Deus.
OS ADMIRADORES DE JESUS, OU DE ALGUÉM (João 6:14) Depois de ver o sinal milagroso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo". São muitos que somente admiram a Jesus Cristo, mais não querem obedecer seus princípios. Também aqueles que admiram o homem que prega a palavra de Deus , mas não querem ter compromissos com o Reino de Deus.
OS COBIÇOSOS, OS QUE QUEREM SOMENTE RECEBER. (João 6:26) Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeito. São muitos neste estado, que só querem receber de Deus, enquanto estiver recebendo está tudo bem, quando vem as provas estás pessoas não suportam e acabam deixando o Deus que nós prova. Os cobiçosos, os materialistas, não querem compromissos também com o Reino de Deus.
OS INCRÉDULOS (SÉTICOS). (João 6:36) Mas como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem. Os incrédulos, estão vendo as coisas acontecerem mas não crêem. Jesus disse: Eu sou o Pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.V.35 Jesus nós deixou a sua palavra para vivermos e crermos que Ele é O Senhor e Salvador. Mas muitos não crêem, e não querem obedecer.
OS MURMURADORES (CRÍTICOS). (João 6:41) Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: "Eu sou o Pão que desceu do Céu". Os murmuradores e os que criticam tudo que ouvem são muitos, porque eles não gostam de ser confrontados com a verdade. Sendo assim eles reclamam de tudo. Conselho : (I Corintios 10:10) - E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
OS ZOMBADORES, OS QUE DISCUTEM. (João 6:52) Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: "como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? ". Os zombadores gostam de discutir alguns assuntos que eles não concordam e o que é pior não tem nem se quer entendimento do que muitas vezes estão discutindo. E não aceitam o que estão aprendendo, eles sempre se acham os certinhos, mesmo sem respaudo bíblico nenhum.
OS DESERTORES (DESVIADOS). (João 6:66) Daquela hora em diante muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Os desertores são aqueles que não querem ter vida com Deus, não querem mudanças de Carater. O que a palavra diz com relação aos que se desviam do caminho da vida Eterna. (II Pedro 2:20) - Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro (II Pedro 2:21) - Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado(II Pedro 2:22) - Deste modo sobre veio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vómito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. Alguém vai voltar para o mundo !
OS DISCIPULOS (QUE OBEDECEM) (João 6:67) Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" O que Pedro respondeu : (João 6:68) - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.(João 6:69) - E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. estes são verdadeiramente os discípulos de Cristo Jesus. Os que reconhecem Jesus como Senhor e Salvador.
UM DIABO (João 6:70) Então Jesus respondeu: "Não fui eu que escolhi, os doze? Toda via, um de vocês é um diabo! "O diabo está em nosso meio também, os traidores, os que vivem crucificando Cristo todos os dias, os que não querem obedecer a palavra de Deus. (O Joio ) Nós devemos resistir esta classe do nosso meio. (Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Devemos saber qual é seu fim juntamente com seus filhos.(Apocalipse 20:10) - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
VIGIE !!! PERGUNTA : Onde você se encaixa ? em que classe você está vivendo ? Quero dizer que : somente uma classe está ligada a Jesus Cristo, a classe de pessoas em treinamento (OS DISCÍPULOS) (João 13:35) - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Temos que andar com olhos da fé.
CONCLUSÃO : Os crentes transgridem os mandamentos de Deus abertamente,conscientes daquilo que estão fazendo. Essas pessoas não estão sendo enganadas, elas estão suicidando-se espiritualmente, e são muito difíceis de serem alcançadas. Estas classes de pessoas que podemos identificar dentro das igrejas, podemos classifica-las de puro joio no meio do trigo, que vão crescer juntas até o grandioso dia do Senhor, quando os anjos de Deus separará o joio do trigo. Leiam sobre o joio em Mt.13:36-43. Tome posse da terra prometida, não deixe nada e nem ninguém destruir o sonho que Deus sonhou pra você.
Pb. Paulo Leonel
FONTE: Mensagem pregada no culto do dia 24/08/11
Igreja Evangélica Filhos da Nova Aliança