O conceito de santidade no dicionário está intimamente relacionado com a religiosidade e a fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. Trata-se da separação e renúncia daquilo que é impuro, mau e profano, dedicando-se a uma vida de devoção e consagração total à Deus. Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de praticas consideradas abomináveis diante de Deus, se comprometendo com tudo aquilo que tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e etc.
Santidade está ligada diretamente ao que Deus quer para nossas vidas. A Bíblia nos ensina dizendo: Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:14-16).
Josué afirma que a santificação traz sobre si maravilhas do Senhor em nossas vidas. E ali eles estavam com o mesmo desafio que Moisés havia enfrentado. Talvez não com a mesma proporção, pois ali era um Rio, e Moisés foi em frente ao mar.
E Deus anuncia para Josué, que a partir daquele dia, Ele o exaltaria a frente de todo o povo de Israel. E o povo teria certeza de que Deus era com ele. E assim como Jesus deixou claro que quem quisesse vir após ele, se alguém quisesse acompanhá-lo, deveria negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo, por amor dele e do Evangelho (Marcos 8:34-35).
Josué antecedendo a Jesus pronuncia praticamente a mesma coisa. Ele diz que antes de receber as maravilhas do Senhor, santifiquem-se. Santidade está ligada diretamente a renuncia, a pureza, obediência.
Você deve estar me perguntando o que a travessia do Rio Jordão e as Muralhas de Jericó tem haver com namoro, pureza e santidade.
Porque até as muralhas virem ao chão, houve um processo. E com o namoro não é diferente. Todo relacionamento precisa ser provado antes de ser aprovado por Deus. Hoje as pessoas querem as coisas de uma forma fácil, rápida e objetiva. Diferente do processo ao qual Deus nos ensina. Ele nos chama para um compromisso com ele, e muitos querem ficar com ele. Qual a diferença?
FICAR, tem sobre si as suas consequências. Mas podemos ficar com alguém nos dias de hoje? Existe alguma restrição Bíblica?
JUDÁ E TAMAR (Gênesis 38)
Aqui vemos a história de Judá e Tamar. Sogro e Nora. Uma situação triste. Pois a mulher estava prometida a Er, seu primogênito, mas suas ações o levaram a morte. Judá entrega Tamar a seu outro filho Onã, mas o mesmo por jogar o semem no chão, para não dar descendência ao seu irmão falecido, é reprovado por Deus, que também lhe tira a vida. Passado algum tempo, Judá sobe para Timna e se depara com uma mulher aparentemente aos seus olhos, uma prostituta, e resolve ficar com ela. Sem saber ele fica com a sua própria nora, e a mesma, engravida.
DAVI E BATE-SEBA (2 Samuel 11)
Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida.
JESUS E O BEIJO (Marcos 14:44,45)
Eu não estou ficando, é só uns beijinhos. Cuidado porque Jesus foi traído com um beijinho. O traidor havia combinado um sinal com eles: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança". Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Mestre! ", e o beijou.
Tudo começa com um beijinho!
Tudo começa com um beijinho!
Pedro afirma que a Palavra de Deus, viva e permanente é que nos regenera (1Pedro 1:23). Assim como Tito nos deixa claro em sua carta que nós fomos salvos pela misericórdia e pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3:5-6). Antigo e Novo testamento se cruzam ensinando a mesma coisa referente a santidade.
Vimos acima como ficar pode ser prejudicial a saúde.Todo relacionamento que começa errado, termina pior do que começou. As pessoas constrói muralhas em seus relacionamento e depois querem questionar a Deus porque não deu certo. E ainda por cima querem justificar o seu pecado.
Todos temos o livre arbítrio com certeza. Mas quando decidimos, escolhemos acompanhar Jesus as coisas ficam um pouco diferente. A Bíblia não relata nenhum namoro especificamente falando. Mas vemos um grande exemplo por trás da vida de Isaque e Rebeca. Hoje as pessoas estão no oba, oba, vale tudo. Ninguém é de ninguém. Mas quando o bicho pega, ai se lembram de Deus. Um relacionamento qua agrada a Deus, precisa estar firmado na sua Palavra.
Eu posso ter relações intimas, fazer sexo com a minha namorada, noiva, antes do casamento? O que Deus fala sobre isso?
Resposta de Deus: Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido (1 Coríntios 7:1-2). A palavra de Deus é clara para quem quer segui-la, para quem quer acompanhar Jesus, para quem quer ser crente, cristão, discípulo, sexo só após o casamento. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne" (Efésios 5:31). O casamento é uma instituição feita por Deus. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia:"Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam (Jeremias 29:4-6).
O casamento é uma instituição firmada entre o homem e a mulher, como explicito nas escrituras acima. Qualquer outro relacionamento fora desse contexto não tem a aprovação de Deus, apenas dos homens. Ah mais eu não quero esse modelo para minha vida, o livre arbítrio é seu, juntamente com suas consequências. Não posso ir para igreja por causa da minha escolha? Pode estar na igreja, ser amado pelos irmãos e pelo próximo, mas biblicamente falando não pode exercer cargo eclesiástico. Por exemplo, Diácono, Bispo e Presbítero devem ser marido de uma só mulher. Marido não é namorado, marido não é noivo, marido não é ficante. Por mais que as pessoas queiram justificar o injustificável, a palavra marido, relaciona-se a homem casado, puro e simples assim. Nada além disse tem alguma justificativa ou argumento. As pessoas querem mudar a palavra de Deus.
Homem de Deus e mulher de Deus, tem domínio próprio e entendem a palavra santidade na sua integra. E a vontade de Deus até o casamento. O bicho tá pegando, casem-se. O que não dá é para querer justificar a sua fornicação.
ISAQUE E REBECA
Em Gênesis 24 diferentemente das histórias acima. A união desse homem e dessa mulher foi totalmente espiritual. Foi um relacionamento que começou debaixo de oração, de orientação divina. E por isso prosperou até o fim. Não havia preocupação carnal, os desejos e vontades ficaram para serem saciados no casamento e não antes dele.
Qual é a vontade de Deus para aqueles que almejam o casamento e ainda estão namorando ou noivos?
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo (1 Tessalonicenses 4:3-8).
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne (Romanos 13:13,14).
"Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:34-36).
As muralhas podem se levantam no meio de qualquer relacionamento, porém, se a pureza, a santidade e a obediência a Deus se fizerem presente na sua vida, o Senhor fará maravilhas no seu namoro, no seu noivado e no seu casamento. E as muralharas virão ao chão. Satifiquem-se!
Vimos acima como ficar pode ser prejudicial a saúde.Todo relacionamento que começa errado, termina pior do que começou. As pessoas constrói muralhas em seus relacionamento e depois querem questionar a Deus porque não deu certo. E ainda por cima querem justificar o seu pecado.
Todos temos o livre arbítrio com certeza. Mas quando decidimos, escolhemos acompanhar Jesus as coisas ficam um pouco diferente. A Bíblia não relata nenhum namoro especificamente falando. Mas vemos um grande exemplo por trás da vida de Isaque e Rebeca. Hoje as pessoas estão no oba, oba, vale tudo. Ninguém é de ninguém. Mas quando o bicho pega, ai se lembram de Deus. Um relacionamento qua agrada a Deus, precisa estar firmado na sua Palavra.
Eu posso ter relações intimas, fazer sexo com a minha namorada, noiva, antes do casamento? O que Deus fala sobre isso?
Resposta de Deus: Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido (1 Coríntios 7:1-2). A palavra de Deus é clara para quem quer segui-la, para quem quer acompanhar Jesus, para quem quer ser crente, cristão, discípulo, sexo só após o casamento. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne" (Efésios 5:31). O casamento é uma instituição feita por Deus. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia:"Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam (Jeremias 29:4-6).
O casamento é uma instituição firmada entre o homem e a mulher, como explicito nas escrituras acima. Qualquer outro relacionamento fora desse contexto não tem a aprovação de Deus, apenas dos homens. Ah mais eu não quero esse modelo para minha vida, o livre arbítrio é seu, juntamente com suas consequências. Não posso ir para igreja por causa da minha escolha? Pode estar na igreja, ser amado pelos irmãos e pelo próximo, mas biblicamente falando não pode exercer cargo eclesiástico. Por exemplo, Diácono, Bispo e Presbítero devem ser marido de uma só mulher. Marido não é namorado, marido não é noivo, marido não é ficante. Por mais que as pessoas queiram justificar o injustificável, a palavra marido, relaciona-se a homem casado, puro e simples assim. Nada além disse tem alguma justificativa ou argumento. As pessoas querem mudar a palavra de Deus.
Homem de Deus e mulher de Deus, tem domínio próprio e entendem a palavra santidade na sua integra. E a vontade de Deus até o casamento. O bicho tá pegando, casem-se. O que não dá é para querer justificar a sua fornicação.
ISAQUE E REBECA
Em Gênesis 24 diferentemente das histórias acima. A união desse homem e dessa mulher foi totalmente espiritual. Foi um relacionamento que começou debaixo de oração, de orientação divina. E por isso prosperou até o fim. Não havia preocupação carnal, os desejos e vontades ficaram para serem saciados no casamento e não antes dele.
Qual é a vontade de Deus para aqueles que almejam o casamento e ainda estão namorando ou noivos?
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo (1 Tessalonicenses 4:3-8).
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne (Romanos 13:13,14).
"Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:34-36).
As muralhas podem se levantam no meio de qualquer relacionamento, porém, se a pureza, a santidade e a obediência a Deus se fizerem presente na sua vida, o Senhor fará maravilhas no seu namoro, no seu noivado e no seu casamento. E as muralharas virão ao chão. Satifiquem-se!
Obrigado meu Deus, valeu Jesus, quebrou tudo Espírito Santo.
Família é tudo.
Bíblia é vida.
PB. Marcelo Raineri.
P.S.
Palavra ministrada no encerramento do EMMANUEL NO LAR dia 25/07/16.
Casa Andréia e Carol Soares.