“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco” (Eclesiastes 11:9-10).
A juventude hoje em dia vive a vida “loucamente” da forma que quer, ou muitas vezes só fazem porque o grupinho deles fazem algo aparentemente bom e para não ser chamado de “careta” muitos jovens acabam seguindo, mas será que isso é certo? Será que realmente devemos seguir a vida conforme a nossa vontade como diz o versículo acima? Vamos analisar alguns pontos:
1º Desejos do coração - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? ” (Jeremias 17:9). Podemos perceber que Deus fala que o nosso coração é ruim e se ele é ruim tudo que ele deseja consequentemente também será ruim,outra passagem sugere que o coração é ruim se encontra em Genesis 4:7: “Se tivesse feito o que é certo,você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está a porta, à sua espera. Ele quer domina-lo, mas você precisa vence-lo”.
Deus aqui sabia quais eram a intenções de Caim para com o seu irmão, e avisou que precisamos vencer o pecado, mas como podemos vence-lo? Uma das passagens mais lindas fala assim: “Escutem! Eu estou a porta e bato.Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nos jantaremos juntos” (Apocalipse 3:20).
Glória a Deus o versículo diz que Cristo está batendo na porta do nosso coração, só cabe a nós decidirmos para quem vamos abrir.
2º Consequências - Já vimos o quão ruim pode ser o coração e quem esta batendo a porta dele é o pecado e Cristo. Agora vamos analisar as consequências de cada um que escolhemos para entrar em nosso coração.
I - Pecado - vamos analisar o que o pecado produz: -
19 Ora, como Obras da carne São manifestas, como quais São: uma prostituição, uma impureza, um lascívia, 20 uma idolatria, uma feitiçaria, como inimizades, como Contendas, OS ciúmes, como iras, como facções, como dissensões, OS Partidos, 21 como invejas, bebedices, como, como orgias, e Coisas semelhantes um Estás, contra quais vos previno, como, Como ja vos preveni pingos, Que OS Que Tais Coisas praticam nao herdarão o Reino de Deus (Gálatas 5:19-21). E a consequência de tudo isso é morte (Romanos 6:23) e afastamento eterno de Deus (Mateus 25:41).
II - Cristo -
Quando abrimos nosso coração a Cristo Ele produz: -
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito (Gálatas 5:22-25). Só recebe o Espirito Santo quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador e ele ainda promete salvação (João 8:31-32) e limpa nossos pecados (Isaias 1:18).
Conclusão - Sim devemos viver uma vida conforme a nossas escolhas. Mas devemos estar sabendo das consequências de cada uma delas e qual queremos ouvir e obedecer:
“Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mateus 25:34) ou “Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” (Mateus 25:41)
Nenhum comentário:
Postar um comentário