"Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais (João 8:1-11)".
Introdução:
1. Cada segmento da sociedade tem sua própria terminologia:
a. Termos informáticos (são estranhos para mim)
b. Termos médicos (confusos, difícil de entender)
c. Termos mecânico (pode me enganar em um minuto!)
2. A igreja não é excepção... nós usamos termos como justificação, santificação, glorificação, etc que são termos estranhos para a pessoa que não tem muito tempo igreja.
3. Mesmo nós, os que frequentamos regularmente a igreja muitas vezes precisamos lembrar o significado dos termos... permita-me compartilhar três destes a partir do encontro que Jesus teve nesse texto.
I. legalismo (julgar pela letra da lei, com exclusão das necessidades humanas... sem margen para erro, pecado, ou redenção)
1. Esses "guardiões religiosos" representam o espírito do legalismo em muitas igrejas hoje.
2. Eles queriam apanhar Jesus... e pensaram que o “apanhariam" desta vez.
3. Eles tinham apanhado uma mulher no ato de adultério (não era rumor... pega no ato) ...e aproveitaram a oportunidade de levá-la diantes de Jesus... (como um teste)
4. "A lei diz (legalismo) que tal pessoa deve ser apedrejada... e você o que diz, Jesus?"
a. se Jesus mandasse apedrejá-la, ele negaria todos os seus ensinamentos sobre o perdão.
b. se Jesus dissesse para "não apedrejá-la, ele seria culpado de quebrar a lei do Antigo Testamento... e aos seus olhos não teria credibilidade como o Filho de Deus. Eu agradeço a Deus que Jesus usou a sua Sabedoria Divina para lidar com aquela situação... vamos ver o que Ele fez a seguir:
II. Misericórdia (não receber o que nós merecemos)
1. Será que a adúltera merecia morrer? Sim!
2. Mas Jesus não deu o que ela merecia.
Observe o quadro... Ele se inclina, e começa a escrever no solo, enquanto os legalistas continuam a pressioná-lo para uma resposta (apedreja ou não?)
Ele se levanta e diz: "Aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra".
a. Ele não negou a lei, mas mostrou para eles que nenhum ser humano está qualificado para condenar outro Ser humano... todos nós pecamos e destituídos estamos da glória de Deus!
b. Uma a uma, as pedras que estavam para ser lançadas na mulher desesperada, caiam ao chão ... e os legalistas estavam indo embora com a cabeça baixa envergonhados... ninguém estava qualificado para lançar a primeira (ou qualquer outra) pedra!
Ela não recebeu o que merecia (é misericórdia) Mas vamos ver outro importante termo:
III. Graça (favor não merecido)
1. Graça e Misericórdia são as duas faces da mesma moeda.
2. Jesus olhou para a mulher após os acusadores irem embora... e disse "ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor" ... E aqui está a parte boa: Jesus disse: "Nem Eu também te condeno... vai e não peques mais... "
3. Jesus perdoou o adultério? Não!
4. Jesus agiu com Compaixão? sim! a. O único qualificado para atirar a primeira pedra preferiu oferecer misericórdia e graça... e a oportunidade para a mulher, culpada como era, iniciar a sua vida totalmente limpa e perdoada....
5. Embora não esteja registrado, duvido seriamente que essa mulher cometeu adultério de novo! Porque? Porque ela estava condenada... culpada e poderia morrer... Todavia, Cristo Jesus deu a ela uma vida nova por causa de Sua Misericórdia e graça.
6. Jesus vê as necessidades das pessoas antes do cumprimento de princípios. Ele nunca nega os princípios, mas Ele oferece misericórdia e graça quando tantos outros oferecem nada mais que legalismo.
Conclusão:
Deus nos ajude a ser mais parecido com Jesus e menos com os legalistas! Os Legalistas afugenta as pessoas da igreja Pessoa cheias de graça e misericórdia são como ímãs... As pessoas são atraídas para eles...
Somente Deus é ÚNICO E qualificado para julgar, condenar... o nosso trabalho é sermos reflexos da Sua Misericórdia e graça a todos aqueles com quem entramos em contato.
1. Talvez você sinta que o seu pecado é muito "sujo" para que Deus te perdoe... releia estes versos ... então venha a ele se arrependa (abandone) seu pecado
2. E em Jesus você acha misericórdia e graça para ajudar no tempo da sua necessidade.
Pr. Aldenir Araújo